A liderança é um papel primordial para garantir o bom funcionamento de uma equipe durante o dia a dia de trabalho. Porém, existem profissionais com diferentes perfis no mercado e consequentemente diferentes tipos de liderança.

Esses tipos de liderança são compostos por características diferentes que marcam o perfil de cada profissional. Liderar é algo desafiador e requer muita responsabilidade por parte daquele profissional.

Esse profissional irá responder por seus liderados e é necessário que ele tenha as hard skills e soft skills que o ajudem a orientar sua equipe. Vamos entender um pouco mais sobre o que é liderança, as principais características dessas formas de liderar e como desenvolver melhor essas habilidades. 

O que é liderança?

De acordo com o dicionário, liderança é uma função, posição, espírito de chefia ou autoridade. Mas, sabemos que vai muito além disso. A liderança é uma habilidade de motivar, orientar e inspirar os liderados de forma positiva e colaborar para bons resultados.

O profissional que ocupa essa posição tem como função influenciar e conduzir sua equipe em prol do mesmo objetivo, conseguindo enxergar o lado da empresa e também de seus colaboradores. O fato é que essa posição é constantemente confundida com a posição de chefe, mas essas funções podem ser bem diferentes.

A liderança tem como foco inspirar o time e manter o foco de todos no mesmo objetivo, trabalhando para alcançá-lo. Além disso, podemos dizer que esse profissional é como um intermediário entre os assuntos de interesse da empresa e das dinâmicas com colaboradores. 

O que é ser um líder?

Ser líder é manter uma boa comunicação com seus liderados e ter a capacidade de influenciar e guiar de forma positiva aqueles que estão ao seu redor. Além disso, ele organiza um trabalho em equipe, mantendo o foco na busca de resultados positivos.

Embora ele seja responsável por dar a última palavra em relação a algumas estratégias, ele também possui a responsabilidade de deixar os liderados à vontade para participarem e exporem suas ideias e opiniões. 

Além disso, é fundamental que esse profissional saiba atribuir os resultados positivos para toda a equipe, mostrando que possui uma influência sobre seus liderados de forma significativa.

Quais são as características de um líder?

Um bom profissional possui várias características que costumam ser bem marcantes e são percebidas durante o dia a dia de trabalho dentro da empresa. Algumas dessas características são:

  • Saber trabalhar em equipe;

Trabalhar em equipe é uma das principais características que um bom líder precisa ter, afinal ele é o responsável por conduzir a todos em busca do mesmo objetivo, além de saber distribuir tarefas e mérito para todos.

  • Transparência;

Outra característica muito importante em um líder é ser transparente com todos da equipe. Além de contribuir com o desempenho de todos, é fundamental para que todos tenham ciência dos erros que vem acontecendo e onde é preciso melhorar para aumentar o desempenho da equipe.

  • Comunicação;

É preciso saber se comunicar de forma clara e objetiva para que todos entendam o que precisa ser feito, onde é preciso melhorar e quais ações serão tomadas. Ou seja, o líder precisa saber “falar a mesma língua” que todos, para que a comunicação flua e não ocorram achismos e possíveis dúvidas.

  • Conhecer sua equipe;

Saber bem quem são os integrantes da sua equipe e as características de cada um é fundamental para um líder, afinal, dessa forma ele conseguirá saber onde cada membro tem um melhor desempenho e explorar as características positivas de cada um.

  • Ser inspirador;

Podemos dizer que o líder é a primeira figura de autoridade antes de chegar na chefia e ele é o responsável por manter a equipe entrosada e trabalhando em conjunto. Por estar participando ativamente do dia a dia da equipe, o líder acaba sendo referência de inspiração para os demais.

  • Bom ouvinte;

Por ser o porta voz da equipe, o líder também precisa ser um bom ouvinte e dar espaço para os demais membros possam expor suas opiniões e, principalmente, ouví-los. 

Conheça alguns dos diferentes tipos de liderança

Como pudemos ver até aqui, o líder tem um papel muito importante no dia a dia da sua equipe. Além disso, ele impacta diretamente no desenvolvimento e desempenho dos seus liderados. Mas, existem diversos tipos de liderança, que costumam ser de acordo com as características pessoais daquele profissional.

Sendo assim, abaixo separamos os principais tipos de liderança que podem ser encontrados no mercado de trabalho.

Liderança autocrática

Embora não seja um estilo de liderança bem aceito, ainda é possível encontrar profissionais com essa postura no mercado. Essa liderança trata-se da concentração de idéias, ações, tomada de decisões, somente nesse profissional.

Esse líder costuma agir com autoridade e impor suas regras e não abre espaço para que haja diálogo entre a equipe, não permitindo autonomia e liberdade de criação para todos. 

Sendo assim, é possível entender que esse tipo de liderança possui mais pontos negativos do que positivos. Negativos porque esse profissional possui uma postura autoritária e tende a se aproximar pouco de seus liderados, perdendo boas oportunidades de crescimento do time.

Mas, esse tipo de liderança também possui seus pontos positivos, e um desses pontos é que esse profissional mais rígido consegue manter o controle dos processos e cumprir com mais facilidade as metas e prazos. 

Centralizar as decisões apenas em uma única pessoa acaba tornando o trabalho mais ágil em determinados momentos e situações.

Liderança democrática

Como o próprio nome já diz, esse tipo de liderança leva em consideração o que a equipe tem a dizer. Esse líder assume o papel de estimular a equipe a assumir mais responsabilidade e ele se torna a figura que direciona e facilita as ações para que os processos aconteçam.

Além disso, esse tipo de liderança permite que seus liderados tenham mais autonomia e participação nas estratégias da área. Ou seja, esse profissional costuma valorizar sua equipe e seu principal foco é aumentar a produtividade.

Esse tipo de liderança tem como pontos positivos a diversidade de opiniões, aumento da produtividade, facilidade para solucionar problemas, fortalecer o relacionamento entre a equipe, etc.

Porém, os pontos negativos também se fazem presentes, podendo acabar criando desarmonia entre a equipe, atrasos se tornam frequentes na tomada de decisões, e também, a falta de sigilo pode ser um problema.

Liderança laissez-faire

A expressão laissez-faire significa “deixar fazer”, sendo assim, é possível compreender que esse tipo de liderança tende a dar mais autonomia aos seus liderados. Desse modo, a equipe consegue atuar e agir sem a necessidade de pedir autorização ao líder.

O lado positivo desse tipo de liderança é a autonomia concedida aos liderados, busca a capacitação dos membros da equipe, democracia na tomada de decisões, entre outras. Já os lados negativos são a dificuldade de manter o ritmo de produtividade, falta de organização, enfraquecimento da figura daquele profissional enquanto líder, entre outras. 

Liderança transacional

A liderança transacional é conhecida por ser uma gestão baseada em recompensas e punições, onde sua principal regra é a obediência e o cumprimento das regras estipuladas pela chefia. Esse tipo de líder adota a postura de que ele manda e os demais têm que obedecer e entregar  o serviço no tempo que ele determina.

As vantagens dessa liderança são os objetivos claros, boa relação com os liderados, busca a melhor produtividade, sabe distribuir os recursos de forma correta. Já as desvantagens são dificuldade para se adaptar diante das crises, muito hierárquico, depende de recompensas, costuma não se envolver muito em ações a longo prazo.

Liderança estratégica

O líder com postura e pensamento estratégico possui facilidade em lidar com profissionais de personalidades diferentes. Além disso, ele busca trabalhar para desenvolver as competências naturais de cada membro da equipe e, devido a isso, pode encontrar dificuldades para lidar com uma equipe muito grande.

É claro que esse tipo de liderança possui vantagens importantes como a dedicação, visão analítica, boa comunicação e principalmente visão de futuro. Em contrapartida, suas desvantagens são pouca flexibilidade, muito exigente e em determinadas situações pode vir a atrapalhar o crescimento da empresa.

Liderança técnica

Esse líder é aquele que possui o conhecimento técnico e costuma saber “mais” que qualquer outro profissional que compõe a organização, afinal, ele é qualificado e suas decisões são respeitadas.

As vantagens dessa liderança são: liberdade para inovar, habilidade para delegar, conhecimento técnico, costuma saber onde encontrar soluções para determinados problemas que possam surgir.

Já as desvantagens são que é mais focado nas competências técnicas do que nas habilidades sociais, os profissionais a sua volta costumam se acomodar e deixar em suas mãos toda a responsabilidade por saberem de sua competência.

Liderança situacional

Esse tipo de liderança é aquela que se adapta a realidade da empresa e as situações do dia a dia de trabalho. Além disso, o líder que adota essa postura possui grande facilidade em se adaptar e se adequar às demandas mais específicas.

As vantagens desse tipo de liderança são a flexibilidade na gestão, trazem mais resultados positivos, mantém os colaboradores da equipe mais engajados, contribui com o clima organizacional. Já as principais desvantagens é que é fácil se perder diante dos diferentes estilos de liderança ou se adaptar de forma correta a algumas situações.

Qual o tipo certo de liderança?

A resposta para essa pergunta é simples: não existe o tipo certo para uma liderança, mas sim a maneira como são empregadas em diferentes tipos de situações. Todo o tipo de liderança possui suas vantagens e desvantagens.

Além disso, um fator que também deve ser levado em consideração é o ambiente e as circunstâncias em que aquele líder precisa atuar. Ou seja, cabe ao profissional entender as necessidades dos membros de sua equipe, suas competências, as necessidades da empresa, suas metas e objetivos para entender qual postura deve ser adotada.

Sendo assim, o melhor tipo de liderança podemos dizer que é a junção das características positivas de todos os tipos de liderança, levando em conta os benefícios que elas podem trazer para a empresa. O importante é que os líderes saibam agir diante de qualquer situação.

Como desenvolver o meu tipo de liderança?

É preciso deixar claro que nem todo profissional possui o dom para ser um líder, e enquanto isso não há problema algum, isso não o torna menos profissional. Mas, já aqueles que possuem esse perfil, é trabalho que não se desenvolve do dia para a noite, requer foco de dedicação para alcançar seu objetivo. 

Ser um líder, não é apenas delegar tarefas entre a equipe e cobrar os resultados. Ser um bom líder, é ter visão estratégica, olhar analítico, conhecer e saber lidar com o ser humano, saber como lidar e agir diante de diversas situações.

É preciso ter conhecimento de todos os tipos de liderança para que diante das situações você saiba qual o melhor tipo irá se encaixar na tomada de decisão. Independente de tudo, é extremamente importante que o líder aja com consciência e segurança e saiba trabalhar e auxiliar no desenvolvimento de toda sua equipe.

Embora não seja uma tarefa tão simples, separamos algumas dicas para que você consiga dar o pontapé inicial para desenvolver sua liderança.

  • Identifique qual o seu perfil. Por exemplo, se você é analítico, estrategista, individualista, entre outros.
  • Se conheça melhor;
  • Aprenda a trabalhar com feedback;
  • Seja ágil;
  • Desenvolva suas habilidades;
  • Conheça o perfil da empresa;
  • Conheça o perfil dos membros da sua equipe;
  • Se necessário, busque ajuda de um coaching ou psicoterapia voltado para o segmento organizacional.

Também é possível realizar um teste de liderança e identificar qual o seu perfil, podendo criar um plano de ação para aproveitar seus pontos positivos e melhorar onde ainda há espaço.

Conclusão

Existem diversos tipos de liderança, com diferentes características e habilidades tanto técnicas quanto sociais. O tipo ideal de liderança para usar com seu time pode variar muito pelo perfil dos seus liderados, a missão e valores da empresa, e também dos objetivos a curto, médio e longo prazo. 

O fato é que um líder precisa ter a capacidade de falar a mesma língua que seu time, ter um bom relacionamento e estruturar dinâmicas que funcionem de fato para aquele tipo de grupo. Por isso, fortalecer as habilidades, principalmente as softs skills, pode te ajudar na jornada de desenvolver o seu tipo de liderança. 

O time de Recursos Humanos também pode ajudar nessa missão de desenvolver e estruturar boas lideranças dentro de uma empresa. Para isso, podemos utilizar dados comportamentais, encontrando boas oportunidades e pessoas com perfil de liderança. Com esses dados, é possível estruturar treinamentos personalizados e investir na performance e bem-estar dos seus colaboradores. 

O ZenManager é a plataforma do Zenklub para RHs que oferece esses dados comportamentais e de bem-estar de forma inteligente para orientar essa e outras estratégias do RH.

Investir em lideranças e no bem-estar dentro da sua empresa garante retorno em bem-estar, qualidade de vida e financeiro para todos. Ganhe em performance e impulsione os resultados da sua empresa investindo em gestão de saúde emocional com o Zenklub.

COMECE AGORA.

Referências

GLENN ROWE, W. Liderança estratégica e criação de valor. Revista de Administração de Empresas, v. 42, p. 1-19, 2002. 

GARCIA, Denise B. Os diferentes tipos de Liderança e sua influência no clima organizacional. v. 13, 2017.