O setor dos Recursos Humanos é um ramo conhecido e essencial em todas as empresas, mas você sabia que existe uma área dentro do RH que é responsável por humanizar as relações dentro das companhias, as tornando mais diretas e menos estratégicas? 

Esse é o departamento de gente e gestão, o qual prioriza o fator humano e é essencial para o funcionamento de uma empresa.

O que é gente e gestão?

Gente e gestão é o setor de uma empresa responsável pelo recrutamento e admissão de pessoas para a corporação, contudo, suas atividades vão além disso e diferem dos Recursos Humanos por possuir um traço mais humano que visa garantir os melhores resultados, além de outras diferenças que você encontrará ao longo do artigo.

Atualmente, algumas empresas preferem utilizar o termo gente e gestão (G&G) a Recursos humanos, e mesmo pela diferença, não é incorreto se dizer que um profissional de G&G é o mesmo que um de RH.

Gente e gestão vs RH: qual a diferença

Como mencionado anteriormente, mesmo que o departamento de gente e gestão, normalmente, esteja inserido no setor de Recursos Humanos, ainda existem diferenças marcantes entre as áreas.

O RH atua de forma mais operacional e estratégica, avaliando o que é preciso para atingir as metas e necessidades dos colaboradores, atender as demandas, conquistar resultados da empresa e de demais setores. 

Além disso, elabora planos de cargos e salários, promove ações voltadas para o fortalecimento da cultura organizacional, recruta novos trabalhadores e treina funcionários.

Já o analista de gente e gestão foca mais no desenvolvimento das pessoas, visando melhorias na qualidade de vida e maneiras para que sejam valorizados pela instituição, pontuando suas evoluções e acompanhando indicadores de desempenho. 

Ademais, proporcionam feedbacks frequentes para manutenção de um relacionamento próximo, motivam profissionais e orientam para que cada atividade seja feita de forma mais humana. 

Entenda a importância de Gente e gestão para a empresa

As empresas que investem na área de G&G se beneficiam muito, pois a relação personalizada que é criada com os trabalhadores motiva e engaja muito a equipe, fazendo com que se sintam mais valorizados. Veremos a seguir detalhadamente os benefícios.

Motivar as equipes 

Uma equipe motivada é essencial para o sucesso de uma empresa, pois a partir da motivação no trabalho se obtém melhores resultados e aumento da produtividade. Além disso, políticas de valorização e bem-estar também estimulam profissionais, dessa forma, evita-se problemas que poderiam interferir na produtividade do time.

Ademais, a postura mais humana que promove maior aproximação do contratante com o contratado também faz com o empregado se sinta mais valorizado, e consequentemente, mais empenhado para produzir e alcançar os objetivos.

Mediar conflitos

Conflitos dentro de uma empresa são recorrentes e por isso é necessário ter um profissional preparado e qualificado para solucioná-los, tendo uma boa equipe de G&G os problemas são resolvidos e o ambiente de trabalho se transforma em um lugar pacífico e ético.

Organizações são feitas por diferentes pessoas de diferentes lugares, opiniões e estilos, e muitas vezes são essas diferenças que causam problemas. Será papel do profissional de gestão e pessoas respeitar cada opinião e propor o equilíbrio entre as relações.

Contratação de forma eficiente 

O processo de recrutamento e contratação é muito importante dentro de uma empresa, dessa forma, é preciso que a seleção seja feita de forma eficiente e alinhada com as necessidades da empresa.

Os responsáveis pelo processo seletivo devem planejar um recrutamento direto e descrito, apontando o que é necessário para o cargo e o que se busca no profissional, para que futuramente o contratado não frustre as expectativas da equipe.

Afinal, quais são as funções do setor de Gente e gestão

Além de motivação, apoio e valorização dos contratados, o setor de Gente e gestão também possui outras funções que impactam muito nos resultados da empresa. Veja a seguir quais são.

Planejar recrutamento

A função do G&G no recrutamento é o de planejar, já que organizam maneiras para que os melhores profissionais sejam selecionados e mantidos na empresa, avaliando cada nova contratação e definindo o que é ou não necessário.

Não só organizar a seleção e torná-la mais inclusiva e diversa, o setor também deve encontrar os vazios da companhia e motivos de demissões. Assim, analisam de maneira mais detalhada o cargo e a empresa e buscam manter os talentos mas também encontrar novos.

Desenvolver liderança

Para que haja crescimento da empresa, é importante que os colaboradores cresçam também, e transformá-los em líderes é muito benéfico. Além de valorizar o profissional, garante que o líder já conheça e esteja familiarizado com o ambiente.

Contudo, é necessário um bom treinamento para que esses trabalhadores estejam aptos a liderar; e esse cargo cabe ao time de Gente e gestão, o qual deve ajudar os colaboradores a desenvolverem certas habilidades como inteligência emocional, autonomia, empatia, postura e entre outros.

Formação de equipes

Outra função das tantas desse setor é a formação de equipes, a qual é feita a partir de avaliações dos profissionais e suas capacidades, visando formar equipes produtivas, habilidosas e cooperativas.

É importante que a equipe tenha pessoas com habilidades que se completam, e caso haja algum problema ou algum vazio, a equipe contratante deve buscar a solução para melhoria das relações e dos desempenhos profissionais.

Os 4 principais indicadores de Gente e gestão

Administrar uma empresa e focar no desenvolvimento das pessoas precisa de investimentos, e para que não sejam em vão, é necessário analisar quais medidas tomadas foram benéficas e quais precisam ser melhor elaboradas.

Dessa forma, para conduzir a companhia, é importante observar alguns indicadores que causam impacto. Veja a seguir os quatro principais.

Turnover

Um dos principais indicadores é o índice de turnover nas empresas, o qual indica a quantidade de colaboradores que saíram da companhia; representa uma rotatividade dentro da empresa, que pode ser saudável ou trazer malefícios.

Um número alto de turnover pode significar problemas, como falta de valorização dos funcionários, metas inalcançáveis, gestores ineficientes… Por isso é preciso que o analista de Gente e gestão esteja sempre atento e pronto para tomada de novas decisões.

Clima organizacional 

Outro indicador muito eficiente é realizar uma pesquisa de clima juntamente aos colaboradores, a qual pergunte e analise os profissionais e como anda o ambiente de trabalho.

Com a pesquisa feita, é possível identificar muitos problemas como: conflito entre trabalhadores, questões salariais, lideranças autoritárias ou ineficientes; e estes podem impactar até mesmo nos resultados finais de uma equipe. 

Índice de retenção de talentos

Não basta apenas selecionar e contratar profissionais eficientes, é preciso que medidas sejam criadas para que esses contratados fiquem na equipe, e para isso são necessárias ações do setor de G&G (valorização do profissional, políticas de bem-estar…).

Dessa forma, é essencial a constante análise na manutenção dos profissionais e observar se os projetos que foram elaborados são benéficos o suficiente para manter os talentos na companhia.

Absenteísmo

Outro dado importante para observar é a taxa de absenteísmo, a qual representa as faltas, justificadas ou não, no trabalho. Além de impactar em larga escala a produtividade, essa taxa representa o quão os empregados estão motivados a irem trabalhar.

Além disso, políticas de segurança de trabalho também geram impacto nesse número,pois é importante que todos estejam sempre seguros e não se sintam ameaçados no ambiente de trabalho e/ou com seus parceiros.

Conclusão 

Empresas e pessoas juntos por uma cultura organizacional mais saudável. Conte com o IBC (Índice de bem-estar corporativo) do Zenklub que oferece ferramentas para crescimento sustentável da sua empresa e outras ferramentas exclusivas para o bem-estar emocional dos seus colaboradores. Entre em contato, estamos te esperando.

Referências

https://blog.solides.com.br/gente-e-gestao/

https://www.piposaude.com.br/blog/rh-gente-gestao#3

https://www.gupy.io/blog/gente-e-gestao

https://www.kenoby.com/blog/profissional-de-gente-e-gestao

Este artigo foi útil?

Você já votou neste post

Publicado por:

Zenklub

Publicado por:

Zenklub