Anywhere Work: o que é, como funciona e como adotar esse modelo
A evolução da tecnologia proporcionou às empresas mais flexibilidade, mobilidade e agilidade na execução de tarefas. Aí que começamos a ter uma breve noção do que é o método anywhere work que está cada vez mais em alta no mercado.
Ao passarmos por uma fase caótica causada pela pandemia do Covid-19, e por consequência veio a adaptação da saúde emocional no home office, muitas empresas puderam notar que os resultados dos colaboradores se mantiveram ou foram até melhores.
Mas afinal, o que é o método anywhere work, como funciona, quais suas modalidades, como implementar? A seguir, vamos responder todas essas perguntas e muito mais.
O que é Anywhere Work?
Anywhere work é a possibilidade que o profissional possui de executar suas tarefas de qualquer lugar. Isso significa que o profissional pode trabalhar tanto de casa, como em um restaurante, hotel, chácara ou até mesmo no escritório da empresa.
Desde que a empresa possibilite esse método, e o colaborador tenha acesso fácil a internet, afinal, ela é necessária para se ter acesso ao servidor da empresa.
Como surgiu esse modelo de trabalho?
Esse modelo de trabalho ganhou força em 2020 durante a pandemia do Covid-19. E tem como objetivo, expandir as fronteiras de trabalho, possibilitando que o colaborador desenvolva suas tarefas de qualquer lugar fora da empresa.
Esse modelo já existia antes da pandemia, e era adotado principalmente por empresas jovens, de tecnologia e startups. Entrou então em questionamento se existe um modelo ideal de trabalho para uma maior felicidade no trabalho.
Diferença entre anywhere office e home office
De forma simples, o home office é uma modalidade de trabalho que visa transformar a própria casa em um escritório da empresa. Ou seja, que tenha a “estrutura” da empresa para que os colaboradores possam desenvolver suas atividades.
Já o anywhere office permite que o colaborador desenvolva suas atividades do lugar onde deseja, desde que tenha em mãos um notebook, geralmente fornecido pela empresa, e fácil acesso à internet.
Como funciona no Brasil?
Um método excelente para empresas modernas, o anywhere office começou a se popularizar no Brasil pelas empresas que já possuem uma estrutura mais flexível, que é o caso das startups.
Esse conceito surgiu a partir do constante avanço da tecnologia, que cada vez mais proporciona às empresas inúmeros benefícios.
Um exemplo que podemos citar no Brasil é a Nubank, uma empresa que conta com inúmeros colaboradores e está crescendo cada vez mais no mercado, tem o anywhere work como metodologia de trabalho.
Quando e por que o Anywhere Work se popularizou?
O Anywhere se popularizou de forma rápida com a chegada da pandemia do Covid-19. E a realidade de se trabalhar de qualquer lugar passou a fazer parte do cotidiano restrito dos profissionais.
Com a pandemia, muitas empresas precisaram se adaptar à nova realidade de que seus colaboradores não poderiam trabalhar na modalidade presencial por um tempo indeterminado.
O método de home office e o anywhere work foram a saída encontrada, que trouxeram reflexos positivos para as empresas. Pois além de receberem ótimos resultados de seus colaboradores, também tiveram uma redução de custos.
Com o home office, muitas empresas que viram vantagem no modelo de trabalho remoto optaram por adotar o anywhere work de forma definitiva.
Qual a importância do anywhere office?
Esse método permite que o funcionário explore a forma de trabalhar que ele mais se sinta à vontade. Já que hoje vivemos em um mundo onde as pessoas estão buscando cada vez mais novas experiências.
A possibilidade de trabalhar mais próximo à família ou de lugares que proporcionem uma qualidade de vida melhor, está sendo cada vez mais importante. Isso porque passamos por situações complicadas de modo geral com a pandemia, onde fez com que muitos repensassem algumas prioridades em suas vidas.
Modalidades do anywhere work: conheça 4
Mais conhecido como escritório em qualquer lugar, dentro do anywhere work existem outras modalidades de trabalho além do home office, que é o mais popular. A seguir, vamos conhecer quais são essas modalidades e como funcionam.
Home Office
Nada mais é do que o escritório montado dentro da própria residência do profissional, onde ele cumpre suas tarefas e jornada de trabalho. Porém, é necessário investir em uma estrutura adequada e necessária, além de acesso a uma boa internet.
Embora seja uma modalidade viável e muito confortável, exige muita disciplina do profissional para cumprir com suas tarefas e controlar seus horários.
Bibliotecas e ambientes similares
Uma modalidade já muito usada no exterior, onde a internet é mais estável e veloz quando comparamos à do Brasil. A infraestrutura das bibliotecas ou ambientes similares são excelentes.
Porém, é fundamental que o profissional tenha um excelente notebook para desenvolver seu trabalho e se contenha quanto a seu comportamento, afinal é obrigatório o silêncio.
Coworking space
Trata-se de um escritório planejado para atender desde micro a grandes empresas e diversos perfis profissionais. Um espaço de baixo custo que conta com uma estrutura acolhedora e adequada, munido por uma excelente internet, para se trabalhar.
Além do que, existe a possibilidade de se escolher o coworking space mais próximo da residência do colaborador ou o qual ele preferir e que adeque a sua rotina fora do trabalho.
Escritório convencional
Também pode ser considerado como uma modalidade de anywhere work, mas que está propício a ser menos comum, pois com a chegada da pandemia muitas empresas alocaram seus funcionários para o trabalho remoto.
Como implementar anywhere work na sua empresa?
Para deixar claro, implementar o método anywhere work em uma empresa não é uma tarefa muito fácil. Afinal, é necessário mexer em toda estrutura organizacional. Mas, não é impossível e pode trazer muitos benefícios não apenas para a empresa, mas principalmente para os colaboradores.
Abaixo iremos entender melhor o que é necessário ser feito para que essa implementação seja realizada com sucesso.
Melhore a comunicação interna
É necessário que a empresa adote e disponha ferramentas tecnológicas que facilitem a comunicação entre os colaboradores durante a rotina de trabalho. Afinal, por se tratar de um método de trabalho à distância, é importante que não haja falhas na comunicação.
Desenvolva a confiança do time
Para que o método funcione bem, é preciso que as equipes tenham um bom relacionamento e confiança entre si e nos gestores. Ter uma boa parceria com os colegas de trabalho é fundamental para que a rotina aconteça de forma mais tranquila.
É preciso também, que haja confiança da parte dos gestores com seus colaboradores de que todos estão desenvolvendo suas tarefas da melhor forma e estão cumprindo com sua carga horária de trabalho corretamente.
Monitorar a equipe onde todos estão no mesmo local de trabalho é bem diferente de monitorar a equipe a distância. Com isso, é extremamente importante que todos os colaboradores tenham comprometimento.
Sempre reforce a cultura da empresa
A cultura da empresa é fundamental para motivar o time e colaborar para seu crescimento. É importante que essa cultura seja forte e que todos os colaboradores a conheçam, para que caminhem junto com os objetivos da empresa.
Ou seja, reforçar a cultura da empresa é uma ótima estratégia, assim contribui para um melhor desempenho dos colaboradores e como consequência reflete positivamente nos lucros.
Invista em programas de incentivo no anywhere work
Manter o fluxo de trabalho de casa ou de qualquer outro lugar, precisa de muita disciplina e comprometimento dos colaboradores.
Mas também cabe à empresa oferecer alguns incentivos como uma maneira de motivá-los pelo bom desempenho. E deixar claro de que mesmo longe, ainda estão sendo avaliados pelos gestores.
Monitore o desempenho do time no anywhere work
É fundamental que os colaboradores sejam monitorados, para que seja possível entender se o método anywhere work está funcionando conforme o desejado. Para isso, é importante contar com a ajuda da tecnologia.
Análise estratégica dos dados para verificar como está indo o nível de produtividade e desempenho dos colaboradores e também outros indicadores que julgam ser necessários para o negócio.
Aplicar pesquisas de satisfação é uma forma de entender o ponto de vista do colaborador sobre o novo formato de trabalho, assim a empresa pode seguir o melhor plano de ação para melhorar possíveis falhas.
Vantagens da implementação
A modalidade anywhere work está cada vez mais presente nas empresas e para os profissionais, permitindo que cada um exerça suas funções da maneira que entender ser mais produtiva e do local que desejar.
Abaixo vamos listar algumas vantagens tanto para as empresas, quanto para os profissionais que a aplicação do método anywhere work proporciona.
Para a empresa
- Redução de custos.
- Aumentos da agilidade nas operações.
- Superação de obstáculos geográficos.
- Atração e retenção de talentos.
- Desenvolvimento de uma cultura de inovação.
Para os profissionais
- Flexibilidade na rotina.
- Redução de stress.
- Aumento da disposição e da produtividade.
- Oportunidades de networking e desenvolvimento profissional.
Quais desafios podem ser encontrados?
É necessário deixar claro que para essa modalidade de trabalho ser adotada, são necessárias realizar diversas mudanças na cultura e estrutura da empresa.
Não basta apenas permitir que os colaboradores peguem seus notebooks, saiam do escritório e comecem trabalhar do local que desejarem. Existem alguns desafios que precisam ser superados para que essa modalidade seja possível.
Captação e adaptação de cada colaborador
É importante que os colaboradores estejam envolvidos nesse novo método de trabalho, ainda que mesmo assim um decida continuar a trabalhar na empresa. Com isso, é necessário que se tenha em mente os benefícios proporcionados por essa modalidade.
Desenvolvimento de uma nova cultura organizacional
Para a aplicação da modalidade anywhere work, é necessário haja uma reorganização na maneira de se trabalhar, e para isso é preciso mudar a cultura da empresa.
Cooperação do RH e departamento jurídico
É importante que o RH e o departamento jurídico estejam envolvidos nessa mudança, pois é preciso que seja realizada de acordo com as leis. Afinal, questões burocráticas devem ser tratadas com cuidado e atenção.
Infraestrutura de TI disponível e confiável
A infraestrutura de TI precisa estar bem preparada para que essa mudança aconteça. Adotar ferramentas de segurança que garantam a proteção dos dados da empresa e um acesso seguro para os funcionários é fundamental.
Qual papel do RH no Anywhere Work?
É impossível implementar uma nova cultura na empresa sem envolver o RH. Afinal, além da estrutura, os colaboradores são os mais afetados com essas mudanças e cabe ao RH orientá-los.
Mas, além disso, as equipes precisam ser preparadas adequadamente, os líderes precisam ser capacitados, e se faz necessário alinhar as expectativas junto aos gestores. A seguir, vamos abordar com mais detalhe cada ponto que cabe ao RH tomar frente.
Preparar os times
É importante que o RH disponibilize ações que ajudem na orientação das equipes, para se adaptarem melhor à nova situação. Deixar todas as regras bem claras, objetivas e de fácil acesso a todos, até que o novo sistema se torne habitual.
Capacitação da liderança
É de extrema importância que os líderes sejam capacitados para coordenar suas equipes de forma remota. A maneira como os trabalhos serão desenvolvidos irão de certa forma mudar, e como a produtividade será medida também.
Alinhamento de expectativas junto aos gestores
Não adianta muito ter gestores preparados para lidar com a mudança de modalidade de trabalho se a direção faz cobranças como se estivessem trabalhando de forma presencial.
É fundamental que a diretoria também esteja preparada para essa mudança, que compreenda seus benefícios. É responsabilidade do RH fazer essa intermediação entre as partes.
Revisão das diretrizes de atração e seleção
Com as mudanças na nova cultura da empresa, é normal que aconteça a busca por novos profissionais, e esse processo também precisa ser reavaliado.
Um dos principais pontos das novas contratações, é que o novo cenário da empresa deve refletir de forma que os novos colaboradores sejam inseridos com facilidade às equipes.
Adequação das ações de retenção
Como os demais, a retenção de talentos também precisa ser revisto. Os quesitos utilizados para manter os colaboradores motivados, precisam estar de acordo com a nova realidade da empresa. Além disso, outros fatores como os benefícios têm que mudar com esse novo cenário.
Conclusão
Tanto os colaboradores quanto o time de Recursos Humanos sabem que é importante que o processo de definir a modalidade de trabalho, seja ela presencial ou remoto, precisa ser planejado e feito com cuidados.
O anywhere work pode ser mais uma ferramenta aliada para cuidar da saúde mental e emocional dos colaboradores, auxiliando também no sucesso da empresa.
Mas, sabemos que garantir a qualidade desses processos e cuidados com os profissionais podem ser um grande desafio. Por isso, contar com a ajuda de uma equipe variada de profissionais como psicólogos, terapeutas e coaches pode facilitar essa jornada.
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