Meditação para ansiedade: saiba os benefícios e veja como começar
Meditação é um hábito que traz inúmeros benefícios para o corpo e para a mente. A meditação para ansiedade, por exemplo, é muito eficaz para reduzir a preocupação e acalmar os nervos..
Vale a pena incorporar essa prática no dia a dia para reduzir o estresse, regular o organismo, melhorar o foco e o humor, reforçar a autodisciplina e desfrutar da vida com mais plenitude.
Como usar a meditação para ansiedade?
A ansiedade provoca pensamentos estressantes, medo, preocupação e desconforto físico. Pode ajudar muito recorrer a estratégias como tomar um chá para ansiedade ou floral para ansiedade.
Mas quando passa a atrapalhar a vida normal de alguém, pode configurar um transtorno. Por isso, seja para quem já tem algum diagnóstico, seja para prevenção, aprender a controlar os níveis de ansiedade é uma questão de saúde.
Meditar não é ficar parado refletindo. É um momento em que nos permitimos viver o presente, sentindo o ambiente que nos rodeia.
À medida que progride, o praticante amplia a sua consciência e passa a lidar melhor com a própria mente.
O ideal, portanto, é adotar uma rotina de meditação, tornando-a um hábito.
Com o tempo, você vai descobrir estratégias e atalhos que servirão para administrar a iminência de uma crise de ansiedade, que passará a ser cada vez menos frequente.
Benefícios da meditação para ansiedade
A lista de benefícios da meditação para acalmar a ansiedade é abrangente e validada pela ciência. Além dos benefícios pessoais, também contempla as pessoas com quem convivemos, já que nos tornamos melhores.
O autoconhecimento e a compreensão da realidade nos permitem pensar e reagir melhor aos acontecimentos. E, embora mais orientada para a melhora da ansiedade, traz os mesmos benefícios da meditação em geral.
Benefícios físicos da meditação
- Reforça a imunidade
- Alivia dores crônicas
- Apoia o tratamento da hipertensão
- Protege o sistema cardiovascular
- Desacelera os processos degenerativos cerebrais relacionados à idade
Benefícios psíquicos da meditação
- Controla a ansiedade
- Atenua sintomas de transtornos de ansiedade como fobias, TOC, ataques de pânico e paranoia
- Reduz a depressão
- Diminui o estresse e seus efeitos colaterais
- Combate a insônia
- Promove a qualidade do sono
- Turbina a concentração, a memória, o raciocínio e o aprendizado
- Ajuda a domar as emoções
- Bem-estar
- Melhora a autoestima
O que é meditação guiada para ansiedade?
A meditação guiada prevê orientação por áudio, vídeo ou texto. Uma pessoa experiente e treinada conduz uma ou mais pessoas para facilitar o processo meditativo, desde o direcionamento do pensamento até a forma de respirar.
A meditação guiada para ansiedade, como tem um objetivo definido, aumenta as chances de sucesso. É uma grande ajuda para quem não sabe como fazer meditação para ansiedade, ou que tem os pensamentos povoados por frases de ansiedade que atrapalham a concentração.
Há várias possibilidades de experimentar a meditação guiada para a ansiedade: vídeos no Youtube, aplicativos, sites, podcasts, streamings e outras. Da mesma forma, diversas técnicas podem ser utilizadas nessa modalidade, o que permite escolher a que mais combina com o seu perfil e disponibilidade.
O que a ansiedade pode causar no corpo?
A ansiedade pode causar inúmeros sintomas, entre eles:
- Palpitação;
- Respiração curta;
- Formigamento;
- Tremores;
- Cansaço;
- Náuseas;
- Diarreia;
- Sono excessivo;
- Preocupação em excesso;
- Irritabilidade;
- Tensão muscular.
Existem vários outros sintomas associados à ansiedade. É importante ressaltar que nem sempre você vai sentir todos esses sintomas, pois eles podem variar de pessoa para pessoa.
4 técnicas de meditação para começar hoje
Reunimos atividades que não necessariamente são formas de meditação, mas que são capazes de colocar nosso organismo em um estado muito semelhante ao meditativo.
A proposta é oferecer formas de domar a mente para controlar a ansiedade e desfrutar de mais qualidade de vida. Parado ou se movimentando, o importante é se permitir viver o momento e estar disposto a experimentar.
1. Mindfulness
Também conhecida como atenção plena, a técnica do mindfulness busca centrar a atenção no momento presente. Você deixa de reter seu pensamento nas tarefas, problemas e preocupações para direcioná-lo ao que está acontecendo agora, tanto no seu corpo como ao seu redor.
É uma boa opção de meditação para crise de ansiedade porque é discreta e pode ser realizada em qualquer lugar e momento – até mesmo ao se alimentar. Não é à toa que também é reconhecido como uma vertente entre as terapias, atuando como ferramenta para tratar depressão e síndrome de Burnout, por exemplo.
2. Meditação Transcedental
Para praticar a meditação transcendental, é preciso passar por um treinamento para absorver as técnicas específicas dessa modalidade, para chegar a um estado de repouso em alerta. Isso inclui conhecer um mantra específico para você, que é transmitido pelo instrutor certificado.
Como não se propõe a esvaziar a mente durante a prática, a MT, como também é conhecida, busca oferecer conveniência, naturalidade e sucesso em seus direcionamentos. Ou seja, pode ser mais fácil para quem sofre de ansiedade.
3. Yoga
O Yoga não é exatamente meditação. Porém, como integra corpo e mente por meio de movimentos sincronizados com a respiração, promove um efeito no organismo muito semelhante ao da meditação.
O praticante é contemplado com muitos benefícios, como clareza mental, visão positiva da vida, mais calma e serenidade para lidar com situações de estresse rotineiras.
4. Tai chi chuan
É uma arte marcial, originalmente criada para defesa pessoal. Hoje já se sabe que o tai chi vai muito além disso, permitindo ao praticante atingir um estado meditativo e muito benéfico. Para os mais inquietos, pode ser uma ótima sacada, porque envolve movimento, ainda que suave e fluido.
As vantagens em abraçar a técnica vão desde a diminuição do estresse, ansiedade e depressão até o desenvolvimento da flexibilidade, equilíbrio e agilidade. Portanto, podemos considerar o tai chi chuan como uma alternativa de meditação para ansiedade e depressão.
Quantas vezes por dia preciso praticar a meditação?
Na meditação transcendental, há uma recomendação de praticar duas vezes ao dia, por 20 minutos. Em todo caso, mais importante que a duração é a regularidade. A meditação funciona melhor quando se torna um hábito diário.
Quando ela se integra à rotina, passa naturalmente a ser parte das suas tarefas rotineiras e se torna um importante momento de autocuidado. Em se tratando de meditação para ansiedade e dormir, pode ser útil aproximar o horário de prática da hora de dormir.
Como começar a fazer meditação para ansiedade e dormir?
A meditação para ansiedade e dormir não precisa ser complicada e muito menos impositiva. É um processo instintivo que apenas requer sua vontade de tentar.
Respire
Procure uma posição confortável, com a coluna ereta. Pode ser sentado em uma cadeira ou no chão, ou mesmo caminhando. Preste atenção nas partes do seu corpo que se movem quando você respira. Ao inspirar e expirar, mantenha sua atenção em como está sentindo cada parte do seu corpo. E, quando sua mente começar a divagar, tentar fugir e se ocupar de preocupações, calmamente retome o foco na sua respiração ritmada e tranquila.
Viva
Meditação é libertação. Então, você pode praticá-la ao caminhar, ao comer e até ao tomar banho. Explore as possibilidades de estimular a sua percepção e viver o momento presente. Movimente-se de forma consciente, perceba e valorize os detalhes das ações que está executando.
Sinta
Sabores, aromas, imagens, sons, texturas. Todos esses dados carregam muita informação, várias descobertas e sensações. A meditação situa você, sem pressa, no agora. Por isso, é bem interessante aproveitar as tarefas rotineiras para treinar. O tempero da sua comida, a textura que cada garfada trouxe, a temperatura da água que cai do chuveiro: cada minúcia do seu dia contém um universo a ser explorado, aproveite!
Meditação para ansiedade não é difícil. Especialmente para quem é ansioso, requer empenho e dedicação. Boa vontade é tudo que você precisa para começar. E, se você encontrar alguma dificuldade, não desista. Com apoio profissional, você tem suporte para começar a criar esse hábito que faz tão bem. Meditar rende tantos benefícios que vale a pena dar uma chance.
Referências
https://www.vittude.com/blog/meditacao-tecnicas-para-acalmar-a-mente-e-ser-mais-feliz/
https://www.tuasaude.com/tratamento-natural-para-ansiedade/
https://www.ecycle.com.br/7475-meditacao.html
https://www.vittude.com/blog/meditacao-guiada/
https://meditacaotranscendental.com.br/
https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/stress-management/in-depth/tai-chi/art-20045184
Rui Brandão é médico, com experiência em Portugal, Brasil e Estados Unidos da América, e mestre em Administração pela FGV em São Paulo. Hoje é CEO & Co-fundador do Zenklub, plataforma de saúde emocional e desenvolvimento pessoal que oferece conteúdos, profissionais e ferramentas especializadas para mais de 1.5 milhões de pessoas no Brasil.