A ansiedade é uma sensação natural e, até certo ponto, saudável. Porém, quando a intensidade e frequência dos episódios de ansiedade passam a interferir na vida de alguém, temos um quadro de distúrbio.

Uma crise de ansiedade envolve sintomas físicos e emocionais que podem paralisar uma pessoa, afetar seus relacionamentos e o trabalho. Seja como for, mesmo quando queremos ajudar, podemos dizer coisas que têm o efeito contrário. 

Este post vai te ajudar a interagir com uma pessoa ansiosa, evitando frases de ansiedade para se comunicar de forma empática e positiva. 

O que é ansiedade?

A ansiedade é uma reação natural do ser humano diante de situações relevantes ou desconhecidas. É um mecanismo de proteção essencial à sobrevivência e só deve ser fonte de preocupação quando atrapalha a rotina e impede a pessoa de viver normalmente.

O transtorno de ansiedade tem tratamento, que pode gerar resultados ainda melhores quando há apoio de amigos, colegas e familiares. Por isso, é importante evitar algumas frases de ansiedade ao conversar com alguém que tem o problema.   

Frases que você não deve dizer quando se deparar com uma pessoa em crise de ansiedade

É normal ficar meio perdido ao presenciar uma crise de ansiedade. Então, o melhor a fazer é se informar. Afinal, como o Brasil é o país com mais pessoas ansiosas no mundo, de acordo com a OMS, não é difícil encontrar alguém que sofre com isso. 

Por isso, as frases para quem sofre de ansiedade devem ser bem selecionadas. Isso porque, mesmo que não esteja em crise no momento, elas podem ser gatilhos. 

O que não dizer?

  1. “Não seja dramático”, “Você está exagerando”, “Bobagem, isso passa”

Essas afirmações minimizam o sofrimento de uma pessoa ansiosa durante uma crise e não ajudam. Não é exagero, nem drama: os sentimentos vivenciados são reais e intensos. E, mesmo que não seja a primeira, toda crise é impactante e fonte de aflição.

  1. “Se acalme”

Uma pessoa não entra em crise de ansiedade por opção. Por isso, sair dessa situação não é uma questão de escolha, mas de tempo e compreensão. Pedir pra se acalmar é uma das piores frases de momentos de crise de ansiedade que podem ser ditas. Afinal, é uma forma de pressionar a pessoa a administrar um conjunto de sensações sobre as quais ela não tem controle. 

  1. “Enfrente seu medo”, “Você consegue” 

Pode acontecer, mas nem sempre uma frase motivacional ajuda. Encorajar e dizer frases positivas pode surtir o efeito contrário em pessoas incapazes de reagir com esses incentivos. Elas se sentem culpadas e acabam ainda mais nervosas.  

  1. “Eu também sou assim”

A falta de conhecimento sobre transtornos de ansiedade faz com que muita gente confunda a ansiedade normal com a doença. E se uma pessoa normal se iguala a uma pessoa com o distúrbio, deixa de empregar a empatia e passa a ser mais um agente opressor.  

  1. “Tome um drink relaxante”

Recorrer às bebidas alcóolicas para controlar uma crise de ansiedade é um grande erro com o potencial de agravar o quadro e ainda levar ao vício. Como às vezes um drink relaxa pessoas normais, pode dar a sensação de que ajudaria alguém em crise. Mas isso é uma ilusão: o álcool só aumenta a vulnerabilidade de quem tem transtorno de ansiedade. 

  1. “Eu fiz alguma coisa?”

Ver alguém querido sofrendo não é nada fácil. É natural buscar “culpados” para a situação – e podemos nos incluir nesse grupo. Como muitas crises são causadas por motivos desconhecidos até para quem as vivencia, a verdadeira ajuda é focar no apoio. 

  1. “Não vai acontecer nada de ruim”

A mente de uma pessoa em crise de ansiedade se ocupa em desenhar os piores cenários. Ouvir que nada de ruim vai acontecer para quem está envolvido pelos desfechos mais catastróficos é acrescentar uma carga maior de tensão e nervosismo. Melhor que fazer esse tipo de afirmação é mostrar que, mesmo que algo ruim aconteça, pode ser superado.

  1. “Evite pensar nisso”

Não pense em uma flor. Depois de ler essa frase, provavelmente veio à sua mente a imagem ou o perfume de alguma flor, não é mesmo? Está cientificamente comprovado que quanto mais nos esforçamos para não pensar em algo, mais isso ocupa nosso pensamento. Ou seja, essa é uma verdadeira frase de motivação para ansiedade. 

E quais são as melhores frases para quem sofre de ansiedade?

Se você está tentando ajudar ou abordar alguém, exercite sua empatia e procure verdadeiramente escutar as frases de pessoas com ansiedade. Dessa forma, você saberá como se expressar melhor. 

“Estou aqui ao seu lado”

“Conte comigo”

“Vamos para um local mais tranquilo?”

“Imagine-se no seu lugar preferido”

“O que você almoçou ontem?” (ou algo tire o foco do momento atual)

Mostramos alguns exemplos de frases para ansiosos

Além de frases de amparo nos momentos de crise, outras estratégias válidas são recorrer à meditação para ansiedade e ao floral para ansiedade

Importante: Nada disso elimina a necessidade de procurar ajuda profissional, tanto para diagnóstico como para tratamento. Há casos em que só assim se obtém resultados duradouros e satisfatórios. No Zenklub, você tem acesso a profissionais das mais variadas especialidades, que te atendem com segurança e privacidade sem que você tenha que sair de casa. 

Referências

Este artigo foi útil?

5

Você já votou neste post

Publicado por:

Rui Brandao

Publicado por:

Rui Brandao

Rui Brandão é médico, com experiência em Portugal, Brasil e Estados Unidos da América, e mestre em Administração pela FGV em São Paulo. Hoje é CEO & Co-fundador do Zenklub, plataforma de saúde emocional e desenvolvimento pessoal que oferece conteúdos, profissionais e ferramentas especializadas para mais de 1.5 milhões de pessoas no Brasil.