Fobia social é um transtorno que vem atingindo muito mais as pessoas nos tempos atuais do que possamos imaginar. Ter receio ou sentir-se ansioso para falar em público, conhecer pessoas novas ou até mesmo ao entrar em um novo emprego, até certo ponto são consideradas reações normais.

Essas reações fazem parte do processo social de adaptação de qualquer pessoa e, muitas delas tiram isso de letra e conseguem passar por esse momento sem nenhum problema. Porém, em algumas pessoas, essas reações se transformam em um medo extremo.

Esse medo extremo bloqueia a pessoa e ela não consegue se desenvolver. É nesse momento que é preciso de muita atenção, pois esse sentimento pode ser um sinal de fobia social. Abaixo vamos entender melhor do que se trata essa fobia e como ela acontece. 

O que é fobia social?

Fobia social, também chamado de ansiedade social, é um transtorno que se trata da incapacidade que o indivíduo tem para lidar com situações de interações sociais, essas interações podem ser tanto com desconhecidos ou em lugares que coloque a pessoa em evidência.

Isso gera na pessoa, um desconforto extremo e um nervosismo excessivo, fazendo com que ela se sinta vulnerável e evite de qualquer maneira esses tipos de situações.

Essa pessoa acredita estar sendo analisada e julgada todo o tempo, seja pelo seu jeito, sua aparência, atitudes e até mesmo o que está falando. 

Qual a diferença de fobia social e timidez?

Timidez é uma questão ligada ao temperamento introspectivo, a fobia social é um transtorno da mente que causa prejuízos consideráveis à vida da pessoa que sofre e dos que estão ao redor.

Assim sendo, a timidez não é necessariamente algo ruim, pois pode ser enfrentado pela pessoa tímida a ponto de isso não lhe causar grandes dificuldades.

Por outro lado, a fobia social envolve um medo excessivo de se expor, gerando limitações consideráveis.

Quais os sintomas da fobia social?

Os sintomas da fobia social são caracterizados por sensações emocionais e, que também, podem se manifestar no físico da pessoa. Nem sempre é fácil identificar esse sintomas, já que podem ser confundidos com características da personalidade de uma pessoa tímida, por exemplo.

No entanto, as consequências para uma pessoa que sofre com fobia social é muito mais grave do que para uma pessoa que é apenas tímida. A pessoa tímida sente nervosismo em situações de exposição ou que sejam desconfortáveis para ela, mas não é algo extremo e que afete ações simples do seu dia a dia. 

Já quem sofre com fobia social, sente pavor e ansiedade apenas de pensar na possibilidade de ser exposto ou até mesmo de pensar que irá para algum lugar com pessoas desconhecidas. Abaixo, vamos apontar quais são os principais sintomas, tanto comportamentais como físicos. 

Sintomas comportamentais de fobia social

Antes de tudo, é importante lembrar que esses sintomas da fobia social não aparecem apenas quando a pessoa tem uma idade mais elevada, eles também podem aparecer em crianças. 

Em casos como esse, por exemplo, os sintomas podem se manifestar através de um choro excessivo, episódios de raiva ou até mesmo paralisia.

Por isso, é muito importante que independente da idade, estejamos atentos aos sinais, para que se identificado com antecedência, o tratamento com o psicólogo possa ter início o mais rápido possível.

Confira os principais sintomas comportamentais da fobia social:

  • Medo extremo de falar em público ou ser colocado em situações para ser avaliado;
  • Medo da interação com pessoas desconhecidas, autoridades ou de destaque;
  • Receio em demonstrar nervosismo ou ansiedade;
  • Ansiedade extrema antes de eventos ou compromissos;
  • Nervosismo até ao se reunir com amigos ou colegas de trabalho em momento de descontração;
  • Receio em atender ou fazer ligações;
  • Receio de chegar em um local onde já estejam outras pessoas sentadas;
  • Medo de deixar transparecer no físico o nervosismo, por exemplo com, respiração ofegante, voz trêmula entre outros;
  • Insegurança em expressar sua opinião;
  • Total desconforto para manter contato visual com outra pessoa, durante uma conversa, mesmo que informal;
  • Medo de passar por algum constrangimento;
  • Medo absurdo em ser colocado em evidência em qualquer situação, até mesmo entre amigos;
  • Apreensão ao posicionar-se de forma que esteja discordando de outra pessoa.

Sintomas físicos da fobia social

  • Dor de barriga;
  • Falta de ar;
  • Palpitação;
  • Tensão muscular
  • Náuseas e enjoo
  • Tontura ou desorientação
  • Confusão mental;
  • Mudança da expressão facial.

Quais são as causas da fobia social?

Como todo transtorno da mente, não há só uma causa para fobia social.

A seguir estão alguns possíveis pontos relacionados:

  • Questões genéticas;
  • Alterações na estrutura cerebral;
  • Influência ambiental – amigos, família, cultura;
  • Exposição recorrente à fatores de risco na infância;
  • Traumas e experiências com forte aspecto emocional;
  • Temperamento mais introspectivo; 
  • Exigência frequente de interação social. 

<H2> Quais situações a pessoa com fobia social evita?

Qualquer situação, por mais simples que pareça, pode se tornar um gatilho para quem sofre de fobia social. Apenas em pensar no fato de ter que ir a um local cheio ou de desviar a atenção de pessoas, sejam estranhas ou conhecidas para si, faz com que a pessoa entre em crise. 

Abaixo, vamos entender algumas situações difíceis que fazem com que a pessoa que sofre com fobia social, entre em crise. 

  • Conhecer estranhos;
  • Apresentações em público;
  • Entrevistas de emprego e processos seletivos;
  • Entrar em uma sala cheia.

Como é feito o diagnóstico de fobia social?

A fobia social pode ser diagnosticada apenas através da psicoterapia e/ou sessão com um psiquiatra. Fora isso, não existem exames capazes de detectar esse transtorno.

O psicólogo irá avaliar e levar em conta, quais os sintomas que o paciente vem sentindo, há quanto tempo ele vem apresentando esses sintomas, qual o nível de sofrimento e também as limitações que esse paciente vivencia.

Além disso, o paciente também é avaliado como um todo, sua história, sua postura perante a certas situações, principalmente do dia a dia. Com isso, o profissional poderá diagnosticar o paciente com fobia social ou outro tipo de transtorno.

Com o diagnóstico, o psicólogo ajudará o paciente a traçar e seguir uma nova rotina de ações, até que se tornem hábitos, como por exemplo pedir informações na rua para um desconhecido.

O ato de abordar uma pessoa estranha tem como objetivo encorajar o paciente a se expor diante de um desconhecido. O psicólogo que irá avaliar qual abordagem será mais eficiente, pois isso irá variar de acordo com o caso de cada paciente.

Já o tratamento junto com psiquiatra, tem possibilidade de ser conduzido com uso de medicamentos. No entanto, da mesma forma que o psicólogo, esse tratamento vai variar de acordo com o caso de cada paciente.

Uma opção muito eficiente também é a terapia em grupo. Com ela a pessoa é exposta e passa a ter mais contato com pessoas desconhecidas, possibilitando que ela também se desafie a vivenciar esse tipo de situação.

Mas, devemos deixar claro que essa terapia em grupo é acompanhada e conduzida por um psicoterapeuta. Dessa forma, as pessoas são conduzidas e orientadas da forma correta.

Qual o tratamento para fobia social?

O tratamento para a fobia social inclui diferentes abordagens. 

De antemão, devemos reforçar que o tratamento para essa fobia deve ser iniciado a partir de qualquer idade e quanto mais cedo, melhor.

Terapia de exposição

Este tipo de tratamento envolve uma vivência gradual do contato social.

Ou seja, o paciente vai pouco a pouco se habituando à situação evitada.

Nesse sentido, o terapeuta propõe atitudes simples que geram menos ansiedade à medida que são vivenciadas.

Tal terapia também é usada para tratar transtornos como fobias específicas.

Terapia cognitivo-comportamental

A abordagem da psicoterapia mais indicada para esses casos é a cognitiva comportamental. 

Essa abordagem permite encontrar e entender o porquê a pessoa desenvolveu esse transtorno e possibilita que ela entenda que seu comportamento pode ser modificado.

Portanto, procure ajuda de um profissional o quanto antes. Nunca é tarde demais para iniciar um tratamento. A evolução é lenta, mas faz toda a diferença na vida de quem sofre com essa fobia.

Uso de medicamentos

Cada pessoa é um caso diferente.

Mas o tratamento pode ser crucial em alguns casos. 

Nesse sentido, o médico psiquiatra pode prescrever medicamentos antidepressivos, ansiolíticos ou, em casos mais graves, podem ser incluídos betabloqueadores.

Fobia social tem cura?

Entendemos que saber como lidar com a fobia social pode ser um grande desafio. Mas sim, é possível que uma pessoa que sofre com fobia social se cure desse transtorno que atrapalha e prejudica sua vida em todos os âmbitos.

Procurar a ajuda de um profissional capacitado, é o primeiro passo. A partir daí, ele irá conduzir o tratamento da melhor maneira e que acha adequado para cada caso.

Porém, é importante deixar claro que o tratamento precisa ser seguido corretamente e a pessoa precisa estar disposta a se desafiar e enfrentar seus sentimentos e inseguranças. 

Aceitar e ouvir o que o psicoterapeuta tem a dizer e o que ele propõe como parte do tratamento, assim, a pessoa aos poucos poderá ver evolução e caminhar para a cura. 

Mas, é importante que esse tratamento não seja interrompido, caso isso aconteça, toda a evolução conquistada pode ser perdida.

Conclusão

A fobia social é um transtorno psicológico que pode afetar gravemente o bem-estar e saúde de quem sofre com ela e das pessoas ao redor. A psicoterapia e o acompanhamento com um médico psiquiatra em casos mais severos são partes fundamentais do tratamento.

Buscar ajuda profissional é importante não apenas se você sofre com a fobia social, mas também se você precisa aprender a melhor forma de lidar com alguém do seu convívio e que passa por isso.

Investir em autoconhecimento e na sua saúde mental garante retorno em bem-estar, qualidade de vida e financeiro para todos. Ganhe em performance e impulsione os seus resultados investindo em saúde emocional com o Zenklub.

COMECE AGORA.

Referências

https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-de-sa%C3%BAde-mental/ansiedade-e-transtornos-relacionados-ao-estresse/fobia-social/
https://www.tuasaude.com/fobia-social/

https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/social-anxiety-disorder/symptoms-causes/syc-20353561 https://www.nhs.uk/mental-health/conditions/social-anxiety/