Conseguir dormir melhor é o sonho de muitas pessoas. Isso porque, numa era com tantos estímulos e um senso constante de ter que (ter que produzir muito, ter que assistir tal série, ter que postar, ter que ter a melhor performance a todo instante), parece que uma boa noite de sono é uma das poucas coisas que não temos que.

Por isso, o que vemos são dias com mais cansaço e mau humor; enquanto que as muitas semanas mal dormidas vão se acumulando em doenças e estresse. Ou seja, sua saúde emocional e seu bem-estar físico acabam comprometidos. 

Mas, afinal, como dormir melhor?

Mas sabia que é possível contornar essa loucura do dia a dia em busca de um sono melhor e mais qualidade de vida?

Primeiro, entenda que você tem prioridades e responsabilidades, mas que se colocando em primeiro lugar, você consegue atingir tudo. Depois, siga as recomendações dos especialistas que nós destacamos ao longo desse texto.

Para dormir melhor, observe-se

sono dormir melhor

Outro efeito negativo da vida acelerada e cheia de obrigações é que, com tanta coisa para dar conta ao longo do dia, nós acabamos esquecendo de nos observar. Então, por exemplo, você sabe que não dorme bem, mas não entende o motivo. 

Por isso, tente perceber se você consegue ter com frequência o que os especialistas chamam de sono reparador; que é quando você dorme sua quantidade de horas necessárias (sem ficar acordando ao longo da noite) e acorda no dia seguinte se sentindo descansado.

Nunca ou quase nunca atingir essa qualidade mostra que você precisa dormir melhor, o que vai evitar aquela sensação de sono constante durante o dia.

Veja, também, o que pode estar causando essa dificuldade para se ter uma noite bem dormida. Muitas vezes, a falta de rotina, que provoca o sono desregulado, leva a essa situação. Outras vezes, dias extremamente estressantes, muitos estímulos à noite e até desconforto na cama podem ser os causadores.

Dormir melhor não é dormir em excesso

 melhor qualidade de vida

Nesse processo de se observar e se conhecer, entenda quantas horas de sono são necessárias para você se sentir bem descansado. Ou seja, assim como dormir pouco não te faz bem, o excesso de sono não costuma te ajudar também.

Um primeiro ponto para entender que dormir melhor não quer dizer muitas horas na cama é pensar na sua rotina: quando você dorme muito, seu sono e seu corpo acabam se desregulando. E dormir bem significa justamente ter a oportunidade de manter corpo, mente e rotina regulados.

Além disso, passar muito tempo na cama pode gerar desconfortos ósseos e musculares; bem como muitas horas de sono estão associados a doenças, como problemas no coração.

Se preciso, procure ajuda para dormir melhor

insônia bem-estar

Para algumas pessoas, observar-se e se esforçar-se, de modo a mudar seus hábitos aos poucos, já ajudam muito para cuidar do sono e da saúde emocional. Contudo, o acompanhamento profissional se faz necessário em alguns casos.

Quem sofre de insônia, por exemplo, pode ter muitas dificuldades de encontrar uma melhora na qualidade de vida sozinho. Isso porque é preciso entender a fundo o que causa a insônia; o que pode ser feito tanto por médicos da área quanto por especialistas de saúde emocional.

Inclusive, se você quiser testar a qualidade do seu sono, nós temos um conteúdo perfeito para você, é só clicar aqui. Não somente, nós conversamos com uma profissional que trouxe dicas importantes e que pode te inspirar a procurar ajuda, caso você sinta necessidade.

Entenda mais sobre sono com uma especialista

No Zencast, nosso podcast sobre saúde emocional, Izabella Camargo conversou com Dalva Poyares, que é Médica Neurologista do Instituto do Sono e professora da UNIFESP. Durante o papo, Dalva compartilhou ensinamentos que devem ser úteis para todos nós. Quer saber quais? Então, continua aqui com a gente.

“Dormir não é perda de tempo”

Segundo Dalva, existe uma crença de que devemos dormir pouco para otimizar nosso dia; e que se não estivermos nos sentindo muito cansados, não estamos usando todo o nosso potencial.

Acontece que muitas vezes não estamos percebendo o que a falta de sono está nos causando, especialmente o longo prazo. Além do mais, o que garante um dia, uma semana e até um mês bem produtivo é conseguir ter uma rotina que permite boas noites de sono, ao menos em sua vasta maioria. Em poucas palavras, ela resume:

Quando você dorme, o seu dia rende mais.

“Esteja ativo durante o dia”

Dedicar-se a uma atividade física que você gosta, tomar banhos de sol (mesmo que curtos) e evitar longos cochilos à tarde colaboram para que você consiga dormir melhor. Manter-se ativo, porém, não é sinônimo de chegar à exaustão todos os dias, mas, sim, evitar o sedentarismo e ter dias produtivos no que diz respeito ao seu bem-estar.

Então, ao juntar essa dica com a anterior vemos que é importante entrar num processo em que dia e noite trabalham juntos: você dorme bem para ser produtivo, de maneira saudável, ao longo do dia; e se mantém ativo durante o dia para conseguir dormir bem.

“Melhore o seu ambiente de trabalho”

Muitos irão pontuar, com razão, que um grande desafio de entrar nesse ciclo virtuoso é o trabalho. As muitas demandas de um dia de trabalho podem ser o suficiente para desestabilizar uma rotina. Assim sendo, Dalva recomenda a:

Aprender técnicas de relaxamento, dedicar-se ao lazer e praticar atividade física. Com isso, no meio desse mundo que nos exige tanta performance, você terá mais qualidade de vida, sem contar que passará respeitar a sua fisiologia.

Ou seja, é uma questão de tirar o trabalho como centro da vida. Não dedique toda sua energia à sua vida profissional; tenha sempre em mente que você precisa separar tempo tanto para se cuidar, quanto para se curtir. E, sim, tudo isso ajuda no seu sono!

Um bom sono para uma vida melhor

dormir melhor vida melhor

Agora que você já entendeu a importância de dormir melhor e viu algumas dicas de como conseguir ter uma boa noite de sono, que tal ouvir o papo completo de Izabella e Dalva em nosso podcast? A gente garante que você encontrará informações que vão te ajudar a ter uma rotina com mais qualidade de vida.