A disfunção erétil ou impotência sexual é um problema que diz respeito à incapacidade de ereção. É normal que aconteça de vez em quando, mesmo com pessoas jovens. Mas quando essa impotência masculina passa a ser frequente, é importante buscar ajuda. Afinal, a disfunção erétil pode ser um indício de outras doenças. Por isso, devemos deixar esse tabu de lado e levar a sério essa questão de saúde.

O que é disfunção erétil?

É a incapacidade de ter uma ereção ou falta de firmeza suficiente para a prática sexual. Também é caracterizada por não conseguir manter o pênis ereto, tornando a relação menos satisfatória. Ou seja, além de prejudicar a vida sexual, o problema atrapalha relacionamentos amorosos e a saúde em geral. Por ser um tabu, pouco se fala sobre o tema. Mas, esse é um problema de saúde sério então vamos entender um pouco mais sobre ele.

Alerta à saúde física

A disfunção erétil pode ser originada tanto por causas orgânicas como psicológicas. E não necessariamente elas têm relação com sexo. O problema pode até mesmo indicar a presença de doenças. Por exemplo, doenças do sistema circulatório, doenças cardiovasculares e até câncer. Além disso, ela sinaliza a propensão do homem sofrer um AVC (acidente vascular cerebral) e um ataque cardíaco.

Alerta à saúde mental

Além disso, também é um sinal de alerta para a saúde mental do homem. Muitas vezes, a preocupação e os pensamentos em como não falhar no sexo geram estresse e ansiedade. Isso pode tornar ainda mais difícil o momento íntimo. Ou seja, a disfunção erétil abala a autoconfiança e a autoestima, deprimindo a pessoa.

Mais comum do que imaginamos

Apesar de tudo, ela é mais comum do que se imagina. Por isso, é importante entender o seu problema antes de sair tomando qualquer remédio. Também é preciso entender que isso não é uma questão de ser velho ou jovem. Isso porque acontece em pessoas de qualquer idade. Passar por essa situação de vez em quando é normal. 

O que causa a ereção?

O que causa a ereção é um conjunto de ações dentro do organismo. É como se fosse um trabalho em equipe entre emoções, cérebro e sistemas nervoso, vascular e hormonal. Para isso, há um impulso sexual (libido) que ativa a operação toda. Com a testosterona, o homem começa a ficar sexualmente excitado. Com isso, o pênis requisita uma quantidade maior no fluxo sanguíneo

Assim, nervos e neurotransmissores entram em cena, relaxando e dilatando as artérias. Isso faz com que o tecido peniano possa se encher de sangue. Quando todo o corpo cavernoso é preenchido, ocorre uma contração para manter esse fluxo lá dentro. Dessa forma, o pênis fica rígido e forma a ereção. Mas se algo não está certo nesse processo, acontece a disfunção erétil.

Tipos de disfunção erétil

A impotência sexual pode ser classificada em três tipos:

Psicogênica ou psicológica

Esse tipo está ligado ao psicológico da pessoa. Ou seja, é quando não há nenhuma doença física presente, então a causa pode ser uma doença emocional. Nessa caso, o principal vilão aqui é a ansiedade e o medo de falhar.

Orgânica

O tipo orgânico é quando há a presença de um problema físico, como um distúrbio hormonal, por exemplo. Além disso, a partir dos 40 anos, é natural que os homens enfrentem alguma forma de impotência sexual.

Psicológica e orgânica

Nesse tipo, o homem possui tanto uma doença física como uma questão emocional como fonte do problema. A forma mista é muito frequente, uma vez que a impotência masculina afeta a autoestima e a autoconfiança da pessoa.

Falta de ereção: o que pode ser?

A disfunção erétil pode ser causada por diversas razões. O problema pode ser físico e ser ocasionado tanto por doenças relacionadas à impotência masculina, como por enfermidades subjacentes. Confira a seguir algumas causas:

  • Distúrbios hormonais;
  • Doenças cardiovasculares (colesterol alto, pressão alta, aterosclerose, alterações do sistema circulatório, entre outros);
  • Distúrbios do sistema nervoso;
  • Diabetes;
  • Síndrome metabólica;
  • Obesidade;
  • Alguns medicamentos (por exemplo: antidepressivos, anti-histamínicos, tratamento de câncer, remédios para próstata, entre outros);
  • Doença de Peyronie;
  •  Alcoolismo, tabagismo e abuso de outras substâncias;
  • Transtornos psiquiátricos (depressão, ansiedade, distúrbios do sono, etc.).

Disfunção erétil psicológica

Como já dissemos, essa disfunção também pode ser originada por causas psicológicas. A mente e os sentimentos têm um papel muito importante na ereção. Por isso, alguns distúrbios ou fatores emocionais mexem com o desempenho sexual.

Isso acontece porque sensações como medo de falhar, estresse e insegurança provocam ansiedade e criam um bloqueio. Nesses casos, a psicoterapia pode te ajudar e muito! Ela te ajuda a lidar com os paradigmas e o tabu que envolvem o distúrbio.

Vale lembrar ainda que, muitas vezes, as sessões de terapia podem ser mais eficazes do que os remédios para impotência masculina. É importante também que você nunca se automedique e sempre procure ajuda de um profissional que pode te ajudar com seu problema.

Sintomas da disfunção erétil

Além da dificuldade de ter ou manter uma ereção, a impotência sexual apresenta diversos sintomas. Nessa lista, estão:

  • redução do desejo sexual
  • ejaculação prematura ou retardada
  • dificuldade de ejacular
  • possível infertilidade
  • ansiedade
  • diminuição do prazer sexual

Como tratar a disfunção erétil? 

O tratamento pode ser feito com o uso de remédios, terapia, acompanhamento psiquiátrico e cirurgia. Mas, tudo isso vai depender do diagnóstico da pessoa e das causas do problema. Por isso, não adianta procurar e tomar remédio por conta própria. Além disso, nem todo mundo precisa de remédios para se tratar. Mudanças no estilo de vida, como praticar atividade física, parar de fumar, ter uma alimentação saudável também podem ser a solução.

Mas vale lembrar que você sempre deve procurar um especialista para te ajudar. O Zenklub é a maior rede vídeo-consultas com especialistas em bem-estar emocional, onde você tem acesso a mais de 100 especialistas a qualquer hora, de qualquer lugar. Por isso, saiba que você não precisar lidar sozinho com tudo isso, converse com alguém.