Imagine só a seguinte situação: a vida toda você ouviu que cuidar da saúde mental era “coisa de doido” ou que somente pessoas com transtornos graves deveriam procurar um especialista do bem-estar psíquico. Diante disso, você se pergunta: como um psicólogo pode me ajudar?

Hoje em dia muito se fala dos benefícios por trás das consultas com psicólogos. No entanto, alguns ainda divulgam “fake news” a respeito dessa profissão que literalmente salva vidas.

Pois bem, na verdade entender o que faz um psicólogo e como ocorre uma sessão de terapia te ajudará a ter inúmeros benefícios à sua saúde. 

Venha conosco conhecer mais sobre o assunto!

Qualquer pessoa pode fazer terapia? 

Diferente do que se propaga por algumas pessoas, a terapia não é algo restrito à pessoas com um transtorno da mente catalogado em uma das duas opções a seguir:

  • CID – Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde;
  • DSM-V – Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais 5.ª edição.

Hoje é consenso dentre os profissionais da saúde mental que todas as pessoas teriam algum benefício ao realizar sessões de terapia regulares.

Sem contar que inúmeros são os casos de pessoas com problemas de ansiedade e depressão, mas que não recebem o devido diagnóstico por não procurarem um especialista.

O que faz um psicólogo?

Um psicólogo é um profissional que passa ao menos 4 anos na faculdade de psicologia. Só então ele estará apto e devidamente certificado para exercer sua função, que é cuidar da mente das pessoas.

Esse cuidado não se dá somente na esfera individual, mas também afeta o círculo social e familiar de cada paciente. Afinal, quando se melhora o bem-estar psíquico de uma pessoa, todos os que estão ao redor dela são beneficiados.

Assim, pode-se dizer que um psicólogo auxilia cada paciente a encontrar o equilíbrio em suas vidas. Dessa maneira o paciente pode viver de forma mais saudável.

6 vantagens de procurar um psicólogo

1) Imparcialidade 

Um psicólogo é treinado para que sua personalidade e opiniões pessoais não afetem as sessões de terapia. 

Dessa forma, os pacientes podem se expressar de maneira tranquila ao longo das consultas com a segurança de que não estão sendo influenciados pelo psicólogo.

Afinal, um dos maiores objetivos das sessões é que o paciente encontre a si mesmo, ou seja, conecte-se com sua própria essência. Para tanto, é crucial que o atendimento seja imparcial em todos os aspectos.

2) Diálogo respeitoso 

Respeito é a base para qualquer sociedade. No entanto, várias são as dinâmicas na vida de uma pessoa, podendo existir situações de desrespeito que marcam a mente de quem sofre.

Tudo isso deixa traumas na vida do paciente. A fim de dar um novo significado para essas feridas do passado, é imprescindível receber o paciente com total respeito e empatia.

Nesse viés, o psicólogo é preparado para fazer perguntas abertas, que estimulam um diálogo de descoberta interior e encaminhamento para realização pessoal.

3) Autoconhecimento 

Se fosse possível resumir como funciona a terapia em uma só palavra seria “autoconhecimento”.

É claro que entender a si mesmo é um desafio tremendo. Sozinho, então, nem se fala.

Para entrar nessa jornada de autodescoberta é preciso, em primeiro lugar, coragem. Afinal, sem essa virtude não é possível procurar ajuda especializada.

Diante da análise da vida atual do paciente e das queixas psíquicas, emocionais e por vezes até mesmo físicas, o psicólogo pode entender mais a fundo sobre a personalidade do seu cliente. 

Assim, a pessoa que passa pelas sessões de terapia aprende a viver com mais autenticidade.

4) Acolhimento

No mundo atual, em que as relações são rápidas e por vezes até mesmo descartáveis, encontrar-se com alguém cuja escuta seja atenta e paciente é como encontrar um oásis no meio do deserto.

Só quem já se permitiu passar por sessões de psicoterapia sabe o quão valioso é ter um especialista em saúde mental para de acolher e escutar ativamente suas queixas ou dilemas pessoais.

Em um primeiro momento, o profissional da psicologia buscará entender qual o motivo principal que leva o paciente a procurar auxílio. Isto é, procurará acolher a fim que a pessoa atendida sinta-se bem e, então, possa se abrir com o especialista.

5) Bem-estar emocional 

Adquirir o equilíbrio emocional é o desejo de todos que iniciam o acompanhamento psicológico.

Afinal, uma pessoa com alto bem-estar emocional consegue viver com:

  • Sono de alta qualidade;
  • Relações familiares, afetivas e sociais saudáveis;
  • Pouca ansiedade, pois sabe organizar sua rotina e ter boa performance em seus trabalhos;
  • Foco e atenção, uma vez que tem a mente leve e tranquila para buscar o que lhe faz sentido.

6) Empoderamento pessoal 

Muito sobre é psicologia é sobre aumento da autoestima e desenvolvimento do empoderamento pessoal.

Uma pessoa que sabe se valorizar, não aceita qualquer tipo de trabalho, relacionamento ou vivência.

Assim, com empoderamento, é possível ter uma vida mais realizada e satisfatória.

A psicologia é só para quem tem problemas mentais?

De fato, não!

Embora já tenhamos falado sobre isso antes neste artigo, é importante ressaltar que aquela ideia de que psicólogo só “cuida de loucos” é uma grandíssima fake news!

Todas as pessoas possuem dilemas, dúvidas, traumas e sofrimentos emocionais. Ou seja, psicologia é para todo mundo!

Em qual momento um psicólogo pode me ajudar?

Desde a infância, o atendimento psicológico já pode ajudar.

Cada etapa da vida é marcada por diferentes desafios e dilemas interiores.

Sem contar que não há momentos definidos para que traumas passados venham à tona.

Portanto, independente do momento da sua vida que você está hoje, ter acompanhamento psicológico certamente te trará benefícios. 

Conclusão 

Neste artigo você pôde descobrir a resposta à seguinte pergunta: “como um psicólogo pode me ajudar”.

Aqui no Zenklub você encontra vários psicólogos prontos para te atender online. 

Lembre-se: não importa a quem, a psicologia faz bem! 

Referências

https://psicologakarlacardozo.com.br/blog/o-que-faz-um-psicologo-e-como-ele-pode-me-ajudar/