Soft skills e hard skills são termos comuns se você tem conhecimento na área de recursos humanos, mas você sabia que elas fazem parte da sua vida, mesmo sem você saber?

Como soft skills são habilidades comportamentais, para otimizar seu treinamento e desenvolvimento, o uso de  palestras, vídeo aulas, cursos online, e aplicativos de treinamento aumentam as chances de bons resultados.

Por outro lado, as hard skills podem ter um bom desenvolvimento através de programas de especialização técnica, aulas e cursos online.

Assim, se você tem interesse em ingressar em uma carreira de sucesso, saber diferenciá-las e aprimorá-las é um enorme diferencial.

Por isso, continue com a gente para saber mais sobre esse importante assunto. 

Tenha uma excelente leitura!

Soft skills vs hard skills: o que são e exemplos

Soft skills são habilidades comportamentais como por exemplo:

  • Inteligência emocional;
  • Adaptação a tecnologias;
  • Ética;
  • Comunicação assertiva.

Já as Hard skills, competem qualidades profissionais mensuráveis como por exemplo um:

  • Diploma universitário;
  • Curso de língua estrangeira;
  • Especialização na área.

O que são soft skills

Soft skills são habilidades que possuem uma avaliação subjetiva, porém, seu aprimoramento imprime grande impacto na vida profissional, vamos aos exemplos:

7 exemplos de soft skills

  • 1) Comunicação

Uma comunicação assertiva, promove otimização de processos, minimiza erros, evita conflitos e contribui valiosamente para a harmonia do ambiente corporativo.

  • 2) Resiliência

A resiliência é a sua capacidade de resistir a adversidades, e no ambiente corporativo, surgem imprevistos, não é mesmo?

  • 3) Criatividade

A criatividade é uma soft skill cada vez mais apreciada pelas empresas modernas, essa habilidade permite solucionar problemas e otimizar processos. 

  • 4) Organização

A organização é uma soft skill que reflete diretamente na sua vida pessoal e profissional. Uma pessoa melhor organizada, otimiza seu tempo, consegue facilitar o trabalho da equipe e passa por menos situações de estresse.

  • 5) Pensamento Crítico

O pensamento crítico é cada dia mais visto como uma soft skill de grande importância, hoje empresas multinacionais pagam funcionários apenas para avaliar serviços e processos, 

  • 6) Gestão de Pessoas

A gestão de pessoas é uma Soft Skill que permite a transmissão de idéias em todos os níveis de hierarquia e pode te ajudar a manter a harmonia com a equipe, sempre respeitando o espaço e momento de todos.

  • 7) Coordenação em equipe

A gente sabe que trabalho em equipe é fundamental nas principais  empresas, afinal, é uma soft skill que quando aprimorada permite além de um aumento da performance, uma importante minimização de riscos e conflitos.

O que são hard skills?

Hard e soft skills são diferentes, você já entendeu, mas quais são essas diferenças? 

As hard skills são habilidades que são passíveis de confirmação, vamos dar alguns exemplos:

7 exemplos de hard skills

  • 1) Domínio do inglês

O domínio do inglês no mundo globalizado é uma Hard Skill extremamente necessária e recompensadora e pode abrir  muitas oportunidades, já que hoje boa parte das grandes empresas requerem algum nível.

  • 2) Boa escrita

Cá entre nós, quem nunca ficou com alguma dúvida de escrita? Contudo, possuir essa hard skill aprimorada permite passar informações com assertividade e também gera prestígio e seriedade nas informações transmitidas.

  • 3) Domínio do Excel

Você sabia que as versões mais atualizadas do Excel possuem 458 funções? Pois é! Esse tipo de planilha existe em praticamente todo ambiente corporativo e dominá-la pode te colocar muito à frente de outros concorrentes.

  • 4) Gestão de projetos

Uma especialização em gestão de projetos garante  o refinamento dos processos  e pode te dar uma arrancada na frente dos seus concorrentes.

  • 5) Operação de sistemas

Com o advento pandêmico da COVID-19 , o home office mais do que nunca se tornou uma necessidade e o contato com diversas novas tecnologias fez com que as empresas procurassem  por profissionais com esta importante hard Skill.

  • 6) Cursos técnicos

Uma das hard skills mais valorizadas são os cursos técnicos. Eles capacitam o profissional para efetuar uma nova tarefa, ou otimizá-la. Algumas empresas oferecem gratificações a profissionais que façam um curso técnico na sua área.

  • 7) Cultura geral

Ter bons conhecimentos acerca de vários assuntos não só te faz uma pessoa mais interessante, como também te ajuda a se destacar no mercado de trabalho. Assim, desenvolver conhecimentos sobre artes e atualidades, por exemplo, são hard skills incluídas em cultura geral.

Qual a importância de soft e hard skills para o mundo

As hard e soft skills em essência são pilares do desenvolvimento pessoal que promovem direta e indiretamente a performance profissional.

É de grande importância desenvolver essas competências e habilidades dos colaboradores, já que a falta de soft skills tornará impossível, por exemplo, um relacionamento saudável entre subordinados e líderes.

Um bom equilíbrio entre as duas valências do desenvolvimento profissional, permite ao profissional ser bem avaliado em recrutamentos e na atividade profissional cotidiana.

Soft skills e hard skills: como identificar no processo seletivo

O headhunter Gustavo aponta que ao contrário das hard skills que podem facilmente serem encontradas no currículo, as Softs Skills dependem de algumas técnicas para serem avaliadas.

A observação no ambiente de trabalho das características do colaborador, e dinâmicas de grupo podem te dar uma ideia das principais soft skills a serem desenvolvidas.

Outra técnica comum, mas de grande efeito é a utilização de perguntas neutras, como, por  exemplo, sobre suas atividades e contribuições quando teve de trabalhar em grupo.

Como ajudar a desenvolver soft skills e hard skills nas empresas

Para desenvolver as hard skills dos colaboradores, algumas estratégias podem ser utilizadas como a adoção de palestras educativas, subsídio de cursos e especializações, disponibilização de cursos online e material de treinamento.

  • As Soft Skills devem ser desenvolvidas de maneira personalizada de acordo com as particularidades do colaborador;
  • É interessante o  treinamento de uma soft skill por vez, isso otimiza os resultados e reduz a frustração;
  • Tenha paciência. O processo de desenvolvimento de soft skills e aprimoramento pessoal andam de mãos dadas;
  • Estimule a auto-reflexão! Esse é o primeiro passo para o desenvolvimento de Soft skills assertivas.

É mais fácil desenvolver Hard skills?

Se você tem grandes problemas com organização provavelmente adquirir uma nova hard skill como um curso se torne uma atividade mais fácil.

Algumas habilidades Soft Skills podem ser desenvolvidas imediatamente com uma simples mudança de mindset, afinal, na grande maioria das vezes a mudança comportamental depende apenas da identificação do erro e da motivação para correção.

Então não existe resposta correta, cada colaborador tem seu próprio ritmo.

Conclusão

As hard skills e soft skills fazem parte da nossa vida, e são habilidades cada vez mais apreciadas no mundo corporativo e de aprimoramento pessoal.

O desenvolvimento simultâneo dessas habilidades permite ao profissional melhorar sua colocação no mercado de trabalho, aumentar sua eficiência e suas perspectivas de uma carreira de sucesso.

Se ficou interessado, aqui no Zenklub contamos com mais de 4000 profissionais que podem te ajudar no desenvolvimento dessas importantes habilidades, entre as especialidades estão a terapia organizacional, psicologia, psicanálise e coaching!

Para saber mais conheça os profisisonais Zenklub!

Referências

https://www.gupy.io/blog/hard-skills-e-soft-skills

https://blog.solides.com.br/qual-a-diferenca-entre-soft-e-hard-skills/

https://www.napratica.org.br/soft-skills-e-hard-skills-recrutamento/

https://blog.revelo.com.br/qual-e-a-diferenca-entre-hard-skills-e-soft-skills/

https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/carreira/hard-skill-e-soft-skill-o-que-sao-e-qual-a-importancia

https://www.bwg.com.br/hard-skills-e-soft-skills/

https://www.ludospro.com.br/blog/hard-skills-e-soft-skills

https://xerpay.com.br/blog/hard-skills-e-soft-skills/

https://www.valamis.com/hub/hard-skills-vs-soft-skills

https://www.g2.com/articles/hard-skills-vs-soft-skills