Com o intuito de promover a imagem da empresa para os próprios colaboradores, o conceito de endomarketing visa vender uma ideia para os funcionários — também chamados de clientes internos —, a fim de melhorar o engajamento, compromisso e satisfação.

Ao colocar essa definição em prática, os trabalhadores passam a ter uma percepção diferente do ambiente de trabalho, com a oportunidade de enxergar a companhia de uma forma mais humana e, assim, desenvolver uma maior aproximação com o negócio. 

O que é endomarketing?

Quando um funcionário está em um ambiente saudável e que o estimula positivamente, é natural que ele fique mais engajado com os compromissos da empresa e instigado a atingir as metas atribuídas. 

Além disso, o endomarketing é uma das maneiras mais eficazes de diminuir o índice de rotatividade de funcionários na empresa, além de atrair profissionais qualificados. Isso ocorre por conta do conceito criar uma imagem de “empresa dos sonhos” para muita gente.

Benefícios do endomarketing

Quando bem realizado, o endomarketing gera diversos benefícios no dia a dia de uma empresa. Entre eles, estão:

  • Apoio para outros esforços internos;
  • Saúde mental;
  • Qualidade na execução de tarefas;
  • Melhorias na qualidade de vida e saúde mental do colaborador;
  • Satisfação dos colaboradores;
  • Melhora no clima organizacional;
  • Produtividade;
  • Equipe qualificada.

Diferença entre Comunicação Interna e Endomarketing

Por ter como foco o público interno, é comum que confundam Endomarketing com  Comunicação Interna mas, apesar de serem complementares, os dois apresentam ideias diferentes.

A Comunicação Interna é utilizada para transmitir informações de uma organização por canais internos para colaboradores. Com isso, o time tem acesso às informações por canais oficiais.

O Endomarketing, por sua vez, preza pela interação entre os colaboradores e a empresa. Ou seja, não é sobre a forma como os colaboradores recebem a informação, mas sim as práticas desenvolvidas para criar um relacionamento com os profissionais. 

Ações e estratégias de Endomarketing

É possível trabalhar com várias estratégias de endomarketing. Entre elas, estão:

Integração e trabalho em equipe

A integração é ideal para empresas que tem como objetivo desenvolver equipes que colaboram mais entre si, já que o foco é melhorar a comunicação e incentivar o trabalho em equipe. Com isso, é possível melhorar as aptidões de seus colaboradores e recompensar metas alcançadas em conjunto.

Treinamento e desenvolvimento

Esta estratégia tem como intuito motivar os funcionários para que eles estejam mais bem preparados para a empresa. Para colocar em prática, é preciso que a companhia identifique as habilidades a serem aprimoradas, questionando aos colaboradores o que eles gostariam de aprender.

Leia também: Employer Branding: o que significa e para que serve?

Palestras e eventos

Uma estratégia de endomarketing focada na promoção de eventos posiciona a empresa de uma outra maneira na vida do seu colaborador: em vez de uma rotina dura, apenas focada em entregas, existe uma maleabilidade pensada em diversificar o dia a dia das equipes.

Campanhas

Assim como em outras categorias do marketing interno, ações para o público interno podem aparecer em forma de campanhas. Ou seja, em cima de planejamentos gerais, ações pontuais são colocadas em prática para resultados específicos.

Comunicação digital

O meio digital pode ser uma ótima forma para desdobrar ações, já que canais dedicados para o on-line ajudam a fortalecer a comunicação. 

Escuta e comunicação

O básico pode ser também uma ótima forma de ação. Nesse sentido, uma simples escuta e comunicação não violenta, realizadas em espaços e momentos específicos, são fundamentais para auxiliar no feedback do colaborador. 

Produtividade e entregas

Pensar em formas de melhorar a produtividade e entregas dos colaboradores, a fim de melhorar o desempenho, resulta em boas práticas de relacionamento entre a empresa e o funcionário. 

Plano de carreira

Quando o colaborador consegue visualizar um futuro dentro da empresa, ele acaba ficando mais engajado a melhorar o seu desempenho — e, consequentemente, ficar mais tempo na empresa. 

Para isso, a companhia pode ajudá-lo com feedbacks positivos, realizar a contratação de especialistas vocacionais para auxiliá-lo, além de identificar suas aptidões e incentivar para que eles sejam ambiciosos com o futuro. Com esses conceitos colocados em prática, é desenvolvido um plano de carreira. 

Como implementar o Endomarketing na sua empresa

Para fazer com que o conceito de Endomarketing seja colocado em prática na empresa, alguns pontos são aconselhados. Entre eles, é importante realizar uma pesquisa de clima organizacional e divulgar os materiais internos, para que toda novidade da empresa passe a ser veiculada internamente.

Outro ponto é ter uma comunicação horizontal, em que todos os funcionários, independentemente do cargo, tenham fácil acesso à diretoria e se sintam livres para compartilhar ideias, por exemplo. Assim, todos estarão alinhados à cultura da empresa e se sentirão acolhidos, se tornando “fãs da marca”, também conhecidos como brand lovers.

E não há funcionário que trabalhe melhor do que aquele que acredita fielmente no trabalho que está sendo desenvolvido. 

Exemplos de Endomarketing

Pense em uma grande empresa. Muito provavelmente ela já percebeu a importância de trabalhar o endomarketing e, inclusive, já a coloca em prática há anos. Abaixo, veja alguns cases de sucesso de grandes nomes do mercado. 

  1. Magazine Luiza

Fundada em 1957 na cidade de Franca pelo casal Luiza Trajano Donato e Pelegrino José Donato, o Magazine Luiza se tornou um grande nome do varejo brasileiro. Dentro do ambiente interno, a empresa oferece programas participativos para seus funcionários, além de realizar incentivos e treinamentos. 

Com isso, a empresa se tornou a queridinha entre funcionários, sendo um modelo de referência para muitas outras empresas de diversos setores. 

  1. Toyota

A Toyota aposta ao máximo na criatividade de seus funcionários, que têm a liberdade de apresentar novas propostas e ideias que são colocadas em prática todo ano. 

Na empresa, um novo colaborador passa por cinco meses de treinamento, onde aprendem toda a cultura e entendem na prática o processo de produção de carros, por exemplo, e as demais necessidades dos clientes. 

Após o período, o novo funcionário é considerado capacitado a agir “por conta própria” dentro da empresa, com a oportunidade de apresentar novas ideias e melhorias para a companhia. Com essa autonomia, ele se sente motivado a realizar as suas atividades.

  1. Netflix

A Netflix é mais uma empresa que investe em uma cultura organizacional forte e inovadora. Grande nome no streaming, a empresa tem uma grande confiança em seus colaboradores, prezando pela autonomia e responsabilidade. 

A empresa também investe em um ambiente interativo, com personalização de seus escritórios com referências temáticas. Com isso, os funcionários se sentem acolhidos e parte da companhia. 

Qual o papel do RH no Endomarketing

O Departamento de Recursos Humanos é o responsável por coordenar as estratégias de endomarketing, ajudando a definir como será a prática das estratégias e quando (e como) elas serão apresentadas. O RH é um setor que está sempre em contato com os colaboradores e, com isso, fica mais fácil perceber quais são os principais desafios a serem enfrentados. 

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Referências 

https://www.gupy.io/blog/endomarketing