Outubro Rosa: apoio psicológico ajuda no tratamento do câncer de mama
A experiência com o câncer pode ser bem desafiadora. Desde o momento do diagnóstico, pacientes precisam lidar com muitas inseguranças, além das reações adversas dos tratamentos. Como resultado, muitas desenvolvem ansiedade, angústia e depressão ao longo do processo.
Quando falamos sobre o câncer de mama, acrescentamos a este cenário questões que mexem também com a autoestima. A possibilidade de se submeter à cirurgia para a retirada parcial ou total da mama (mastectomia) e a queda do cabelo (alopécia) durante a quimioterapia são algumas das situações mais temidas pelas mulheres que vivenciam a doença.
Ninguém precisa lidar com esse turbilhão de emoções sem ajuda. É justamente aí que entra o papel de um especialista em saúde emocional, que vai atuar desde o diagnóstico até a reabilitação.
O trabalho do psicólogo tem o objetivo de oferecer suporte emocional para que a paciente expresse seus sentimentos, compreenda as dificuldades do momento e perceba quais situações a imobilizam emocionalmente, além de empoderá-la para viver da melhor maneira possível o processo de reabilitação. Está passando por esse processo e quer ajuda? Agende uma sessão com um de nossos terapeutas! No site ou app do Zenklub você tem acesso a mais de 150 especialistas, além de testes, exercícios e conteúdos sobre saúde emocional. Tudo online, na hora e de onde você quiser.
Crédito da imagem de abertura: Florian Klauer
Rui Brandão é médico, com experiência em Portugal, Brasil e Estados Unidos da América, e mestre em Administração pela FGV em São Paulo. Hoje é CEO & Co-fundador do Zenklub, plataforma de saúde emocional e desenvolvimento pessoal que oferece conteúdos, profissionais e ferramentas especializadas para mais de 1.5 milhões de pessoas no Brasil.