Pesquisa revela segredo da felicidade
Muitos de nós passam boa parte da vida tentando ser felizes. Mas, afinal, qual é o segredo da felicidade? Uma pesquisa feita na Universidade de Harvard, em Boston, desvendou o mistério e chegou à resposta que muita gente pensava nem sequer existir.
O “Estudo de Harvard sobre o Desenvolvimento Adulto” – provavelmente o mais longo já feito sobre a vida adulta, se propôs a responder qual o segredo da felicidade. Realizado ao longo de 75 anos (você não leu errado), o estudo foi feito com mais de 700 pessoas divididas em dois grupos: estudantes de Harvard e moradores das cidades vizinhas a Boston. Além das pessoas selecionadas, as famílias dos participantes também eram monitoradas por meio de entrevistas realizadas a cada dois anos, exames médicos e experiências de interação com outras pessoas.
O psiquiatra Robert Waldinger, o quarto diretor durante a realização do estudo, teve acesso a dados sobre a verdadeira felicidade e a sensação de satisfação. No TED “Do que é feita uma vida boa?”, Waldinger lança a pergunta Se você hoje fosse investir no seu melhor “eu” futuro, no que você colocaria seu tempo e energia?
A resposta não tem nada a ver com dinheiro, carreira ou status: as relações pessoais. Dentre as pessoas avaliadas no estudo, quem criou laços com outras pessoas viveu mais – e viveu melhor. O afeto compartilhado é o maior sucesso que alguém pode ter. Investir em amigos, família e amores é o melhor que você pode fazer por si mesmo.
Zenklub e a promoção da saúde mental
O Zenklub é uma plataforma online que disponibiliza psicólogos para atendimento online por vídeochamada. Mais do que a praticidade do apoio tecnológico, o Zenklub possibilita a escolha do psicólogo pela linha de atuação e pelas áreas nas quais ele tem mais experiência: mindfulness, depressão, pânico, estresse, ansiedade, fobias etc.
A empresa também desmistifica a ideia de que o psicólogo precisa ser uma pessoa que sabe tudo sobre nós, mas sobre quem não sabemos absolutamente nada e produz conteúdos sobre saúde mental no blog e redes sociais para levar informação a um número cada vez maior de pessoas.