Lady Gaga e Príncipe William falam sobre rede de apoio via FaceTime
Foto: ET Online
A campanha Heads Together acaba de ganhar uma forte (ou monstruosa, para os fãs) aliada. A cantora Lady Gaga se uniu ao Príncipe William no última terça-feira (18) em uma conversa sobre saúde mental. Gaga e o duque de Cambridge falaram, via FaceTime (o serviço de vídeo online da Apple), sobre a importância de se encarar naturalmente problemas de saúde mental, como depressão, fadiga e ansiedade.
Ambos reforçaram que a criação de uma rede de apoio com familiares e amigos é uma maneira de começar a combater esse tipo de problema e de, principalmente, acabar com o estigma que ainda é um dos principais impeditivos para a procura de ajuda e tratamento.
Quando questionada sobre como foi para ela falar abertamente sobre sua saúde mental, Lady Gaga deu uma declaração verdadeira. “Me deixou muito nervosa no início. Para mim, acordar de manhã todos os dias e me sentir triste e ir para o palco era algo muito difícil de explicar. Existe muita vergonha acerca dos problemas de saúde mental, você sente que há algo errado com você e na minha vida ainda soava como ‘Olhe todas essas coisas boas e incríveis que eu tenho, eu deveria estar tão feliz’, mas isso é difícil quando você acorda pela manhã e você está tão cansado, tão triste, tão exausto que você mal consegue pensar. Mas depois eu aceitei e comecei a pensar ‘Isso faz parte de mim e tudo bem'”, disse Lady Gaga ao Príncipe William.
A família real tem concentrado esforços para conscientizar a população sobre a importância de se cuidar da saúde mental. A campanha #HeadsTogether foi criada em 2016 por Kate Middleton, o príncipe William e o príncipe Harry com o objetivo de eliminar o estigma que cerca os problemas de saúde mental, como síndrome do pânico, ansiedade, depressão, transtorno obsessivo-compulsivo e transtornos de alimentação. Recentemente eles criaram a hashtag #oktosay, para que pessoas em todo o mundo possam criar uma corrente poderosa de conversa sobre saúde mental.
Liderada pela Royal Foundation e por sete organizações de caridade que prestam apoio e oferecem tratamento para problemas de saúde mental, a campanha visa incluir o debate sobre saúde mental na rotina dos britânicos.
LEIA TAMBÉM
Príncipe William critica silêncio em relação ao suicídio
Conheça cinco celebridades que falaram abertamente sobre saúde mental
Infográfico mostra dados alarmantes sobre depressão no Brasil
Zenklub e a promoção da saúde mental
O Zenklub é uma plataforma online que disponibiliza psicólogos para atendimento online por vídeochamada. Mais do que a praticidade do apoio tecnológico, o Zenklub possibilita a escolha do psicólogo pela linha de atuação e pelas áreas nas quais ele tem mais experiência: mindfulness, depressão, pânico, estresse, ansiedade, fobias etc.
A empresa também desmistifica a ideia de que o psicólogo precisa ser uma pessoa que sabe tudo sobre nós, mas sobre quem não sabemos absolutamente nada e produz conteúdos sobre saúde mental no blog e redes sociais para levar informação a um número cada vez maior de pessoas.