Você sabe reconhecer a mãe narcísica? Aliás, sabe o que é isso?

A “mãe narcísica” ou “mãe narcisista” é um traço de personalidade de algumas mães que pode ser considerado uma psicopatologia e afetar a saúde mental dos seus filhos e filhas. ed

Você não sabe dizer não para sua mãe? Sente-se culpado quando atende o que ela solicita? Acredita que poderia fazer melhor e que não é um bom filho ou filha? Sua mãe não te dá espaço? 

Acredito que tenho muitas coisas para te falar.

Características da mãe narcísica

A mãe narcísica ou narcisista costuma ser identificada como uma mãe tóxica, abusiva, aquela que não se responsabiliza por nada e não admite seus erros.

Alguns dos seus comportamentos recorrentes (que podem servir para identificá-la) são:

  • Exalta-se quando alguém não concorda ou questiona algo que ela esteja falando ou fazendo;
  • É inconveniente, se acha dona da verdade;
  • Falta de empatia, não se coloca no seu lugar ou de outras pessoas;
  • Tudo que você quer dizer para ela sobre si, ela acaba manipulando e o assunto acaba sendo sobre ela;
  • Tem predisposição à depressão, alcoolismo e drogas (mas não precisa ser o caso);
  • Se preocupa muito com o que os outros vão pensar, vive de aparências;
  • Nada do que você faz é bom o suficiente.

Lembrando que em psicanalise não definimos o gênero. Uma avó ou um pai, por exemplo, podem exercer papel de uma mãe. Ou seja, uma outra pessoa pode representar esse papel.

Crenças e realidade a questionar

Em nossa construção, os valores religiosos, familiares e da própria sociedade e cultura nos levam a acreditar em padrões que, na verdade, não são padrões.

Com isso, torna-se comum compararmos experiências familiares e alimentarmos crenças e comportamentos que nos mantém em situações abusivas (ao invés de nos libertar.

Para muita gente, a ideia de maternidade ainda está muito associada à imagem da mãe santificada, fazendo uma analogia a Maria, mãe de Deus. Mas na realidade o amor de mãe não chega a absolutamente a todas as mães (e mesmo entre aquelas para as quais ele chega, isso não se dá necessariamente da mesma forma).

Honrar pai e mãe é um mandamento bíblico, mas se é uma questão de honra, até que ponto estes pais foram pais realmente? Não dentro das suas perspectivas de um modelo fantasioso do que seria um pai e uma mãe, porém dentro da realidade e do que é proposto até mesmo perante a lei e enquanto ser humano.

A maternidade e a paternidade deveriam passar menos por ideias intangíveis envolvendo espiritualidade e religião, e mais por questões mais objetivas como o acolhimento e o senso de guiar este ser humano que depende até certos anos de vida desta mãe e deste pai para sua formação enquanto pessoa.

O modo de agir da mãe narcísica

O comportamento das mães narcísicas passa por dois tipos de recursos: a triangulação narcísica e o abuso narcísico.

Triangulação narcísica é o que acontece quando esta mãe envolve outras pessoas (familiares, amigos, professores) em uma narrativa própria. Dessa forma, ela procura exercer manipulação sobre os filhos ou filhas não apenas diretamente, mas também através da influência dessas outras pessoas.

Já o abuso narcísico ou narcisista é um recurso comportamental individual. Ele fala mais sobre a influência direta que essa mãe exerce, manipulando através de mentiras, gaslighting, chantagem emocional e até de eventual sentimento de culpa dos filhos.

Uma mãe aceitável

Um relacionamento saudável entre mãe e filhos passa por reconhecer que não haverá mãe suficientemente perfeita, mas haverá uma mãe aceitável. Ou seja, uma mãe com comportamentos que são saudáveis para seus filhos.

  • Que não te traga dor;
  • Que irá saber conciliar o que é seu com o que é do filho;
  • Que soube, num primeiro momento, abrir mão do seu próprio narcisismo para acolher aquele bebê;
  • Que retorna a cuidar de si sem esquecer dos filhos e sem fazer com que os filhos sintam-se culpados por algo que é dela.

Autora

Sou Simone Bica, psicanalista, jornalista, escritora, artista, nômade e apaixonada pelo ser humano, pelo comportamento humano, saúde mental e acima de tudo feliz de ajudar com meu trabalho psicanalítico.

Agende sua sessão comigo no Zenklub.

Imagem de Freepik