Qual é a importância de se resgatar a mulher além da mãe? No turbilhão da maternidade, é fácil se perder no meio às demandas e expectativas que cercam esse papel tão importante na vida de uma mulher. No entanto, é fundamental lembrar que a maternidade é uma parte da vida, e não a única identidade feminina. É possível viver uma maternidade saudável e equilibrada, conciliando as demandas da maternidade com as necessidades e desejos pessoais.

Comece o seu dia com um momento para você

É importante lembrar que, antes de ser mãe, você é uma mulher com necessidades e desejos próprios. Por isso, reserve alguns minutos logo no início do dia para se dedicar a si mesmo.

Pode ser uma meditação, um banho mais longo, uma xícara de café apreciada com calma, ou simplesmente arrumar-se para se sentir mais bonita. Esses pequenos gestos podem fazer toda a diferença para começar o dia com mais energia e disposição.

Equilibre as demandas da maternidade

Para resgatar a mulher que existe dentro de si, é importante buscar o equilíbrio entre as demandas da maternidade e outras áreas da vida. Isso pode incluir delegar tarefas domésticas e de cuidado com os filhos, buscar ajuda e suporte, priorizar atividades que são importantes para a mulher, e respeitar os próprios limites e necessidades.

Quando uma mulher se permite cuidar de si mesma e desenvolver outras áreas da vida, ela pode ser uma mãe mais presente, equilibrada e feliz.

Cuide de si mesma para ser uma boa mãe

Ser uma boa mãe não significa abrir mão da própria identidade e das necessidades pessoais. Pelo contrário, quando a mulher se permite cuidar de si mesma e desenvolver outras áreas da vida, ela pode ser uma mãe mais presente, equilibrada e feliz.

Lembre-se de que você merece se cuidar e se dedicar a si mesmo, assim como aos seus filhos. Resgatar a mulher que existe dentro de si é uma jornada de autoconhecimento e autocuidado, que pode trazer diversos benefícios para a maternidade e para a vida como um todo.

Priorize o seu tempo e energia

Na maternidade, é comum sentir-se sobrecarregada e sem tempo para si mesma. No entanto, é fundamental lembrar que você é responsável por definir as suas prioridades e gerenciar o seu tempo e energia. Isso significa que é preciso aprender a dizer “não” para atividades que não são essenciais, delegar tarefas e pedir ajuda quando necessário, e priorizar as atividades que são importantes para a mulher, seja um hobby, uma atividade física ou um projeto pessoal.

Ao priorizar o seu tempo e energia, você se permite ser uma mãe mais presente e equilibrada, e ainda encontrar tempo para si mesmo.

Reflita sobre as suas expectativas

Muitas vezes, as mulheres carregam consigo expectativas irreais em relação à maternidade, motivadas em ideais românticos e estereótipos sociais. No entanto, é importante lembrar que cada mãe é única, assim como cada criança e cada família. Reflita sobre as suas expectativas em relação à maternidade, e se elas estão definidas com a sua realidade e com as necessidades da sua família.

Ao reconhecer e aceitar as suas limitações e imperfeições como mãe, você se permite ser mais compassiva consigo mesma, e ainda mais presente e amorosa com seus filhos.

Se conecte com outras mulheres

A maternidade pode ser uma jornada solitária e desafiadora, especialmente quando se sente sobrecarregada e ambulatorial. No entanto, é fundamental lembrar que você não está sozinha, e que muitas outras mulheres enfrentam desafios semelhantes.

Encontre formas de se conectar com outras mães e mulheres, seja através de grupos de apoio, redes sociais, ou encontros presenciais. Ao se permitir compartilhar suas experiências e ouvir como de outras mulheres, você pode encontrar apoio, inspiração e conexão.

Permita-se ser vulnerável

Ser mãe pode ser uma jornada de emoções intensas e contraditórias, que vão desde a alegria e o amor incondicional até a sofrer e a exaustão. No entanto, é importante lembrar que sentir-se vulnerável e emocionalmente aberta é uma parte natural da maternidade.

Permita-se ser vulnerável, e compartilhar suas emoções com outras pessoas de confiança, seja o parceiro, um amigo, ou um profissional de saúde. Ao se permitir expressar suas emoções, você se permite ser mais autônomo e presente com você mesmo e com seus filhos.

Celebre suas conquistas

Na maternidade, é fácil se sentir sobrecarregada e esquecer de celebrar as pequenas conquistas do dia a dia. No entanto, é importante lembrar que cada dia traz consigo pequenas vitórias, desde um momento de conexão com o seu filho até a conclusão de uma tarefa difícil.

Celebre suas conquistas, por menores que sejam, e reconheça a sua própria força e resiliência como mãe e como mulher.

Olhe para si mesmo

A primeira etapa para resgatar a mulher dentro de você é olhar para si mesmo. O que você gosta de fazer? O que faz feliz? Quais são seus interesses e paixões? Lembre-se de que é importante cuidar de si mesma e de sua própria felicidade. Quando você se sente feliz e realizado, você está em uma posição melhor para ser uma boa mãe e cuidar de sua família.

Priorize-se

Muitas vezes, como mães, sentimos a pressão de fazer tudo e ser tudo para todos. Mas isso pode ser esgotante e prejudicial. Não há problema em admitir que não pode fazer tudo. Reserve um tempo para si mesmo e priorize o que é realmente importante. Aprenda a dizer “não” quando necessário. Isso não significa que você é egoísta ou má mãe. Pelo contrário, significa que você está cuidando de si mesmo para poder ser a melhor mãe possível.

Aprenda a dizer “sim” para você mesma

Muitas mães sentem culpa ao fazer algo apenas para si mesmas. Mas é importante lembrar que não há nada de errado em cuidar de si mesmo. Aprenda a dizer “sim” para si mesmo e faça coisas que a deixem feliz e realizada. Isso pode ser algo tão simples como tomar um banho mais longo, ler um livro ou sair para jantar com as amigas.

Tire um tempo para você

Encontre tempo para si mesmo todos os dias, mesmo que seja apenas por alguns minutos. Reserve um momento para meditar, praticar ioga ou simplesmente sentar-se em silêncio e desfrutar de um momento de tranquilidade. Fazer algo que ajude a relaxar e encontrar paz interior pode ter um impacto positivo em sua vida e ajudá-la a se sentir mais equilibrada e centrada.

Seja gentil consigo mesma

Como mães, muitas vezes somos nossas próprias críticas mais duras. Mas é importante lembrar que ninguém é perfeito e que você está fazendo o melhor que pode. Não seja tão dura consigo mesma. Trate-se com gentileza e compaixão. Aprenda a se tolerar por seus erros e se concentre nas coisas positivas que está fazendo como mãe e como mulher.

Conclusão

Resgatar a mulher que existe dentro de si na maternidade é uma jornada ansiosa, mas extremamente grata. Ao se permitir cuidar de si mesma e desenvolver outras áreas da vida, a mulher pode ser uma mãe mais presente, equilibrada e feliz.

Lembre-se de que você é uma mulher além de mãe, e merece dedicar tempo e atenção a si mesma. Comece hoje mesmo a resgatar a sua identidade feminina, e sinta a diferença na sua vida e na relação com seus filhos.

Autora

Elaine Resende é Psicóloga Perinatal e pode te atender através do Zenklub, inclusive através do seu benefício corporativo.

Posso te ajudar nesse resgate a mulher além de mãe que existe em você.

Elaine Resende

Agende sua sessão