A procrastinação é um problema que pode atingir qualquer pessoa, causando diversos problemas em seu dia a dia, desde uma simples tarefa do trabalho até projetos de vida. Mas se ela é tão comum, como evitá-la?

Procrastinar quer dizer adiar, deixar para depois, ou, como se diz popularmente, “empurrar com a barriga”.

Origem da palavra

Procrastinar deriva do latim procrastinare: Pro – à frente; Crastinus – para amanhã. Portanto, significa postergar algo que precisa ser feito no presente.

Procrastinação é o mesmo que preguiça?

Muita gente trata essas duas coisas como se fossem a mesma, mas a verdade é que procrastinar é diferente de ter preguiça.

O preguiçoso simplesmente não executa tarefas e atividades que deveria realizar.

O procrastinador faz uma troca no sentido de que, se ele tiver que executar uma tarefa mais complexa, realiza outra de menor complexidade e que muitas vezes não faz sentido para ele.

A procrastinação na ótica da Psicanálise

A procrastinação em Psicanalise é um comportamento que esconde outras nuances que descobriremos em análise, porém vou citar o que pode estar de trás do que para você pode parecer falta de vontade ou até mesmo preguiça.

Ter que estudar para uma prova pode te causar tanto medo de não atingir os resultados que você evita para não encarar a realidade, que pode ser insatisfatória ou frustrante.

Bem como, ao elaborar um projeto para reunião do trabalho, pode vir o medo de ser criticado, julgado e a pressão por atingir exigências próprias e dos outros.

Para o procrastinador torna-se mais fácil realizar tarefas que vão lhe trazer um prazer imediato – o que chamamos em Psicanálise de princípio do prazer a nível inconsciente.

Todavia, trocar algo que te colocaria em ponto de ansiedade, frustração, angústia e desprazer, para algo que traria uma ideia de satisfação rápida, pode ter outras questões envolvidas, como depressão ou TDAH.

Características de um procrastinador

Algumas características de pessoas que procrastinam:

  • Evitar realizar o que precisava ser feito, criando um cenário negativo e dizendo a si mesmo que precisa acalmar-se primeiramente, relaxar e depois realizará o que precisa.
  • Deixar de fazer o que é importante, mas não deixar de jogar videogame ou ir confraternizar com os amigos.
  • Evitar ao máximo realizar o que precisa ser feito, como se fosse dono ou fosse parar o tempo. E depois, desesperadamente, fazer tudo de última hora quando a única saída é fazer ou fazer.

Evitando a procrastinação?

Podemos mencionar algumas alterações na rotina que podem auxiliá-lo. No entanto, como mencionado anteriormente, as causas são mais profundas.

  • Ter um planejador e organizar sua rotina ou até mesmo utilizar ferramentas digitais para isso.
  • Utilizar aplicativos que te permitam gerenciar seu tempo.
  • Estabelecer suas prioridades a curto, médio e longo prazo.

Você se considera um procrastinador? Faça nosso teste de procrastinação.

Sobre a autora

Sou Simone Bica, psicanalista no Zenklub. Tudo que conseguimos acessar é a ponta do iceberg. O que está inconsciente é muito profundo. Meu lugar como profissional não é de julgamento ou críticas. Reconheço a sua dor e juntos iremos trabalhar todas as questões.

Disciplina, foco, uma rotina bem estruturada e manter suas sessões psicanalíticas e terapias vão ajudá-lo a se entender melhor! Mas o processo de vencer a procrastinação de fato às vezes passa por questões profundas que podem ser trabalhadas na terapia.