As promessas de ano novo fazem parte da tradição. Assim como a superstição de pular sete ondas, usar roupa branca, roupa íntima amarela e por aí vai. Entre tantos gestos típicos da data, está também a listinha com o que esperamos e queremos fazer neste ano que se inicia.

Todo fim de ano é a mesma coisa: vem a nostalgia do que vivemos, repensamos a vida, fazemos planos e promessas para o ano que está com o pé na porta. Na grande maioria das vezes, são os mesmos desejos, vez ou outra com alguma meta nova. Mas a essência é a mesma: cumprir o que não conseguimos no ano que está terminando.

Mudança nas promessas de ano novo

Mas dessa vez será diferente, até porque foi um ano atípico. A pandemia da COVID-19 afetou o mundo inteiro. Tivemos que nos reinventar, nos adaptar e refazer as metas. Por conta disso, é justo que a lista de promessas de ano novo seja maior.

O importante é manter o sentimento de esperança, de novas possibilidades, de recomeço que o réveillon nos traz. Certamente, haverá um pedido em comum: saúde. Ou seja, é consenso a esperança de que 2021 transborde saúde e nos permita viver tudo o que sonhamos e que não foi possível em 2020 devido ao impacto do novo coronavírus. Dessa forma, se inspire ao fazer as promessas de ano novo, acredite na sua capacidade e tente ao máximo cumprir o que você prometeu para o seu novo ciclo.

Quando dizemos que as promessas de ano novo são tradição de réveillon não é só porque é um gesto bonito e de conforto. Mas sim porque quase sempre esquecemos o que prometemos e assim, essas promessas são refeitas a cada ano que passa. Pensando nisso, separamos uma lista das promessas de ano novo mais comuns. Veja se você se encaixa em alguma delas e se conseguiu concretizá-las.

Já sabe como vai comemorar as festas de final de ano na pandemia? Fizemos um texto com dicas para um ano novo em casa.

Promessas de ano novo mais comuns

Promessa de ano novo campeã: emagrecer

Clássica. Mas como ignorar aquela sobremesa deliciosa?

Fazer atividade física regularmente

O desejo por uma vida saudável é unânime. No entanto, a correria do dia a dia muitas vezes deixa essa promessa de escanteio.

Economizar dinheiro

O sonho de todo mundo. O problema é conseguir colocar em prática.

Ficar menos estressado

E quem não quer ficar menos estressado? Mas conseguir isso com o trânsito, trabalho, preocupações em casa e com a família, desfrutando de pouco tempo livre, é realmente difícil. Mas não desista! O estresse é extremamente prejudicial.

Cuidar mais da saúde

Sem dúvidas essa é uma promessa que não deveria ser esquecida, mas é muito comum as pessoas adiarem uma consulta de rotina e só procurarem um médico quando a coisa fica feia.

Se alimentar melhor

Ao fazer isso, você consegue cumprir duas promessas: emagrecer e cuidar mais da saúde. Então o que está esperando para começar e não deixar essa promessa cair na lista das esquecidas?

Dormir melhor

Uma boa noite de sono é revigorante. Além de despertar a sensação de bem estar, o seu organismo agradece.

Viajar mais

Nem pense em deixar essa promessa de lado. Depois desse ano difícil, você merece se divertir e conhecer o mundo assim que for seguro.

Ler mais

Devido ao cotidiano corrido, a gente tende a focar nas obrigações e esquecer dos prazeres da vida. Mas não deixe de ler. Afinal, é uma ótima forma de espairecer e ainda estimula o cérebro.

Você consegue cumprir as promessas de ano novo?

Essas são algumas promessas recorrentes, que as pessoas sempre fazem ao chegar o fim do ano, mas geralmente não conseguem cumpri-las. Seja por priorizar outras coisas, ou por algum acontecimento eventual ou simplesmente esquecê-las mesmo.

Leia também nosso post sobre por que nunca cumprimos nossas resoluções de ano novo.

No entanto, com tudo o que aconteceu esse ano, algumas promessas viraram meme. Afinal, a frase “é melhor rir do que chorar” nunca foi tão bem colocada na situação que estamos vivendo. Para descontrair um pouco, separamos algumas promessas de ano novo engraçadas que estão sendo compartilhadas na internet.

Promessas de ano novo engraçadas

Ah, o que seria da vida sem bom humor? Então, que tal se inspirar nessas frases promessas de ano novo para acrescentar leveza aos planos?

  • “Em 2022 darei um jeito na minha vida, 2021 está muito em cima”
  • “Vou comprar um caminhão. Estão todos dizendo que vai ser um ano de mudanças, vou ficar rico fazendo frete.”
  • “Vou me preocupar com o que comerei entre o Natal e o ano novo, mas não com o que comerei entre o ano novo e o Natal.”
  • “Em 2021 cometerei os mesmos erros de sempre. Já estou acostumada com eles.”
  • “Metas para o ano novo: o que vier é lucro.”
  • Meta para 2021: cumprir as de 2020 que deveriam ter sido cumpridas em 2019.”

Promessas de ano novo: faça valer a pena

De qualquer forma, tente ao máximo cumprir suas promessas, pois elas funcionam como um fator motivador para que o ano que se inicia seja repleto de conquistas e bons feitos. A listinha de promessas de fim de ano vale a pena quando é fruto de uma reflexão e envolve autoconhecimento. 😉

Não adie a sua jornada de autodesenvolvimento e saúde mental. Bem-estar deve ser uma prioridade e é um direito de todos. Encontre um profissional para te ajudar a construir e fortalecer seu melhor você.

Zenklub é a maior rede vídeo-consultas com especialistas em bem-estar emocional, onde você tem acesso a mais de 100 especialistas a qualquer hora, de qualquer lugar.