A indústria financeira engloba produtos e serviços que estão intrinsecamente ligados a necessidades humanas fundamentais, como recursos financeiros, remuneração e segurança. No entanto, essa saúde financeira pode ser tanto uma causa quanto uma consequência da saúde mental.

É crucial entender como está o bem-estar psicológico dos indivíduos responsáveis por essas áreas tão importantes na vida das pessoas. Como podemos ajudar esses colaboradores a manterem o ritmo de eficiência e inovação em um cenário que está em constante mudança?

O Zenklub, líder em saúde emocional corporativa, compreende as necessidades e desejos dos trabalhadores do setor financeiro. Empresas renomadas como XP Investimentos, Livelo e Creditas já transformaram a experiência de bem-estar de seus colaboradores conosco.

Uma análise abrangente do bem-estar no setor financeiro

O relatório “Saúde mental e bem-estar do trabalhador brasileiro” apresenta dados relevantes sobre o estado geral do bem-estar dos profissionais atuantes no setor financeiro.

De acordo com o Índice de Bem-estar Corporativo (IBC Zenklub), que classifica o bem-estar dos trabalhadores em 12 diferentes setores, o setor financeiro ocupa a 5ª posição. No entanto, ainda há espaço para melhorias, pois a pontuação alcançada foi de 67,2 pontos, enquanto que o valor ideal é de 78 pontos ou mais.

Abaixo, um gráfico que mostra o desempenho do indicador ao longo do ano de 2022, evidenciando uma retração de 8 pontos.

Gráfico de evolução do indicador de bem-estar no setor financeiro

O Índice de Bem-Estar no setor financeiro

As facetas do IBC em que o setor financeiro mais se destacou positivamente, ocupando o 3º lugar no ranking, foram: 

Desconexão do trabalho

Pontuação média de 36 pontos. 

Para que um ambiente de trabalho seja saudável, é fundamental que os colaboradores tenham a oportunidade de se desconectar do trabalho e que as pausas e descansos sejam respeitados.

Aspectos como horários adequados impactam diretamente no bem-estar dos colaboradores, permitindo que eles possam descansar e ter tempo para momentos de qualidade de vida.

Por outro lado, problemas na jornada e ambiente de trabalho podem prejudicar esse bem-estar, como quando as demandas de trabalho chegam em horários inapropriados ou quando os colaboradores são acionados fora da sua jornada de trabalho estipulada e acordada.

Quanto maior for o índice de um ambiente de trabalho saudável, melhor será o índice de bem-estar dos colaboradores.

Conflitos e situações abusivas

Pontuação média de 18,9 pontos.

A humilhação sofrida pelos colaboradores no local de trabalho pode ser considerada uma situação abusiva. Isso pode se manifestar de diversas formas, como um acesso de raiva sem contexto e desproporcional em grupo, uma ameaça ou qualquer tipo de constrangimento verbal, seja em público ou não.

Alguns exemplos que ilustram uma situação abusiva no trabalho incluem ser alvo de palavras ou comportamentos grosseiros, bem como sofrer humilhação no ambiente de trabalho.

Quanto menor for o índice de conflitos e situações abusivas, melhor será o indicador de bem-estar dos colaboradores.

Relacionamento com o líder

Pontuação média de 76,3 pontos.

Os relacionamentos entre líderes desempenham um papel fundamental no bem-estar dos funcionários no ambiente de trabalho. Quando esses relacionamentos são marcados pela cooperação, confiança e justiça, a dinâmica interpessoal é mais efetiva.

Por outro lado, relacionamentos difíceis podem deixar o ambiente estressante e comprometido, enquanto situações de desconfiança podem levar a confusão de papéis, má comunicação e baixa satisfação.

Um índice mais elevado de relacionamento com os líderes está associado a um índice de bem-estar melhor para os funcionários.

Já os principais desafios foram ilustrados pelas seguintes facetas: 

Exaustão

Pontuação média de 60 pontos (8º lugar) .

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Burnout é causado pelo estresse crônico e recorrente no ambiente de trabalho. Em 2019, a OMS incluiu o Burnout na Classificação Internacional de Doenças – CID, que entrou em vigor a partir de janeiro de 2022.

Diante desse contexto, é essencial monitorar as causas e riscos do Burnout no gerenciamento da saúde e segurança do trabalho. Alguns exemplos que ajudam a ilustrar uma situação de Burnout incluem a sensação de esgotamento ou exaustão de energia, o aumento da distância mental em relação ao trabalho e sentimentos de negativismo relacionados a ele, bem como a redução da eficácia profissional.

Quanto menor for o índice de exaustão, melhor será o índice de bem-estar no ambiente de trabalho.

Autonomia e participação

Pontuação média de 75,2 pontos (7º lugar).

Um ambiente de trabalho que adota práticas que empoderam os colaboradores a terem mais autonomia em sua rotina é fundamental para o bem-estar dos profissionais. Isso envolve desdobrar atividades e solucionar problemas de forma colaborativa, adotando a autogestão como forma de organização empresarial, em que as tomadas de decisões não são feitas por uma única pessoa, mas sim pelo time como um todo.

No entanto, algumas dificuldades podem surgir nessa área, como quando os colaboradores têm receio de opinar em reuniões e expor ideias diferentes ou quando as mudanças não são discutidas durante o processo de decisão, mas apenas notificadas.

Quanto maior for o índice de autonomia e participação dos colaboradores, melhor será o índice de bem-estar no ambiente de trabalho.

Clareza das responsabilidades

Pontuação média: 70 pontos (7º lugar).

A definição clara do escopo e das responsabilidades no trabalho é um aliado importante dentro de uma empresa. Isso ajuda a alinhar as expectativas entre colaboradores e gestores, proporcionando clareza na hora de delegar demandas e garantindo que a pessoa mais preparada execute as tarefas designadas.

A falta de clareza das responsabilidades pode causar problemas, como quando o colaborador não entende quais são suas obrigações, a equipe não é consultada em mudanças necessárias ou o colaborador não consegue entender como as alterações no trabalho serão implementadas na prática.

Quanto maior o índice de clareza das responsabilidades na empresa, melhor será o índice de bem-estar dos funcionários.

As mulheres do setor financeiro

Um nível de estresse e pressão emocional acima da média, o que pode estar contribuindo para o aumento dos sintomas de ansiedade.

Relatos de ansiedade entre as mulheres no setor financeiro.

Já a emoção mais relatada foi a sobrecarga, com 2,5 vezes acima da população geral e que pode ser causada por diversos fatores, como responsabilidades familiares, profissionais e sociais, além de questões de saúde mental, entre outros.

Gráfico mostrando os relatos de emoções das mulheres no setor financeiro.

Esses resultados reforçam a importância de se fornecer apoio e recursos adequados para ajudar as mulheres a lidar com o estresse e a pressão emocional, além de incentivar a busca por ajuda profissional para tratar os sintomas de ansiedade.

É importante também abordar questões mais amplas, como igualdade de gênero e as expectativas sociais e culturais impostas às mulheres, que podem estar contribuindo para essa sobrecarga emocional.

Os homens do setor financeiro

Níveis de ansiedade e exaustão acima da média, o que pode ser atribuído a várias causas, como pressão no trabalho e problemas de relacionamento.

Gráfico de relatos de Burnout entre homens no setor financeiro.

Além disso, a insegurança é a emoção mais registrada entre os homens, com um aumento de 4 vezes em relação à média, o que pode estar relacionado a questões de autoestima, desafios emocionais e expectativas sociais.

Gráfico de relatos de emoções entre homens no setor financeiro.

Esses resultados destacam a importância de se fornecer apoio emocional e recursos adequados para ajudar os homens a lidar com essas questões, especialmente aquelas relacionadas à insegurança.

É fundamental reconhecer que a busca de ajuda profissional não é um sinal de fraqueza, mas sim um passo importante para cuidar da saúde mental e do bem-estar. Também é importante incentivar a discussão aberta sobre saúde mental e emoções entre homens, para ajudar a combater o estigma e a construir uma cultura de apoio emocional para todos.

O IBC Zenklub é uma ferramenta criada em colaboração com psicometristas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que avalia nove aspectos relacionados à saúde do trabalhador, incluindo preocupação constante com o trabalho, desconexão do trabalho, conflitos e situações abusivas, autonomia e participação, exaustão, volume de demanda, relacionamento com o líder, clareza das responsabilidades e relacionamento com os colegas de trabalho.

Case Patria Investiments

Trabalhando em estreita colaboração com o Grupo Patria, desenvolvemos uma abordagem única que visa implementar a saúde emocional como parte da cultura empresarial.

Com foco no pilar de educação, criamos dois programas de educação socioemocional para atender às necessidades específicas do Grupo Patria.

O primeiro programa foi destinado aos jovens do programa de estágio da empresa, com o objetivo de preparar novos líderes de negócio para lidarem com questões relacionadas à saúde mental.

O segundo programa foi elaborado para que as lideranças de RH e Business partners das diferentes empresas do grupo estivessem preparadas para responder a eventuais crises com saúde mental nos times e também prevenir novas situações.

Com nossos esforços, conseguimos atender diretamente empresas como Patria, Platan, Agrivale e GiT, bem como várias outras empresas do grupo indiretamente, como a Entrevias e Petlove. Ao todo, nossos programas atendem cerca de 3.000 colaboradores em diversas indústrias.

Um dos nossos grandes sucessos foi treinar mais de 40 lideranças de RH de cerca de 50 empresas pelo Zenklub, preparando-as para lidar com as questões relacionadas à saúde mental em suas organizações. 

Nós do time Zenklub estamos extremamente satisfeitos em poder contribuir para uma mudança positiva na cultura empresarial e garantir que a saúde emocional seja valorizada tanto quanto a saúde física. Nossa abordagem é altamente personalizável e pode ser adaptada às necessidades específicas de sua organização.

Se você está interessado em criar um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo, entre em contato conosco para saber mais sobre nossos programas e serviços em saúde emocional para empresas.