Qual a medida do sucesso (e como saber isso sem feedbacks)
Dentre as principais características dos profissionais millennials (pessoas nascidas entre os anos 1980 e 2000) estão o imediatismo e a insegurança em relação a si mesmos. Inseguros, trabalham mais do que deveriam, querem crescer de forma rápida, são ávidos pelos resultados dos anos investidos em educação e especialização e precisam de constantes feedbacks.
Saber se estão progredindo e, mais ainda, como estão progredindo, é condição sine qua non para que decidam se devem ou não continuar investindo naquele cargo e naquela empresa. Mas como nem sempre os feedbacks acontecem, a pergunta que aparece nesses casos é: como se desenvolver sem um retorno claro e frequente do trabalho desenvolvido?
Autoconhecimento e assertividade podem ser a resposta para essa questão. Se conhecer melhor, saber quais são os pontos fracos e os pontos a melhorar indicam como se desenvolver em todas as áreas da vida, inclusive a profissional. Ter maturidade para saber que caminhos e decisões tomar é algo que vem com a prática. “Como qualquer coisa na vida, fazer escolhas não é algo tão simples assim, mas um dos pontos de partida para a ‘melhor’ escolha é o autoconhecimento, respeito a si mesmo aos seus próprios limites e possibilidades” diz o psicólogo e especialista em gestão de pessoas Bruno Carneiro, que atende em consultas por vídeochamada no Zenklub.
A sexta edição do estudo Millennial Survey, realizado pela Deloitte com cerca de 8 mil pessoas da geração Y em 30 países, incluindo o Brasil, mostrou que o cenário econômico mundial vem provocando uma mudança nesses profissionais. De acordo com a pesquisa, eles estão menos propensos a deixar os empregos e preocupados com a incerteza decorrente de conflitos.
Diante disso, saber medir o sucesso profissional é cada vez mais importante, e fazer isso independente de feedbacks é tão possível quanto necessário. Se conhecer, identificar os limites e desenvolver as principais habilidades são o caminho. “Conseguir expressar nossas emoções, fazer pedidos aos outros, discutir a relação e falar com o chefe são todas situações que demandam assertividade. Essa habilidade pode ser uma excelente aliada na qualidade de vida e no alcance de nossos objetivos”, diz em artigo a psicóloga Evelyn Bortolin, que atende por vídeochamada no Zenklub.
Zenklub e a promoção da saúde mental
O Zenklub é uma plataforma online que disponibiliza psicólogos para atendimento online por vídeochamada. Mais do que a praticidade do apoio tecnológico, o Zenklub possibilita a escolha do psicólogo pela linha de atuação e pelas áreas nas quais ele tem mais experiência: mindfulness, depressão, pânico, estresse, ansiedade, fobias etc.
É fato que, para motivar seus colaboradores, é importante incentivar tanto saúde física como mental. As empresas já adotam benefícios corporativos que contribuem para a saúde física, como convênio saúde ou Gympass. Agora, está na hora de dar o próximo passo com Zenklub. Vem conhecer mais sobre o serviço; temos o plano certo para sua empresa.