O que são valores pessoais e como defini-los
Definir quais são seus valores e agir conforme eles nem sempre é uma tarefa muito fácil para algumas pessoas. Porém, é possível afirmar que todos possuem seus valores, embora alguns tenham dificuldades de identificá-los. Mas afinal, o que são os valores pessoais?
Bom, de forma bem simples, são os princípios que irão orientar, guiar e moldar o comportamento de uma pessoa. Quando vivemos de acordo com nossos valores, a sensação de satisfação conosco se torna frequentemente presente.
Além disso, nos mantemos mais focados em fazer aquilo que é realmente importante para nós. Talvez pareça um pouco confuso o que falamos até aqui, afinal os valores são particulares de cada um, mas podem estar alinhados com a empresa. Abaixo, separamos alguns tópicos que irão esclarecer melhor sobre o que são os valores pessoais.
Afinal, o que são valores pessoais?
De maneira objetiva, os valores pessoais se tratam de tudo aquilo que é importante para nós, são os princípios, características que irão orientar, moldar nosso comportamento e guiar nossas decisões.
Um exemplo é quando você valoriza a simpatia, você recebe e trata o próximo sempre com um sorriso no rosto e educação, isso faz parte de quem você é e te faz bem. Porém, quando por algum motivo ou consequência do dia a dia você acaba sendo ríspido com alguém e não recebendo bem essa pessoa, com certeza você se sentirá mal e ficará chateado.
O fato é que todo mundo possui seus valores pessoais e um não é igual ao outro. Ou seja, cada pessoa segue aquilo que acredita e o que te faz bem, o que pode não proporcionar o mesmo sentimento para o outro.
Como os valores pessoais podem impactar a vida das pessoas?
É como mencionamos acima, os valores pessoais são aquilo que julgamos importante para nós e o que irá de certa forma influenciar em nossas decisões, e agir contra eles vai além daquilo que acreditamos e não nos proporcionam bons sentimentos.
Estar agindo de acordo com nossos valores é importante, afinal, te proporcionará um sentimento de satisfação e isso vale tanto na tomada de decisões simples do dia a dia como nas mais complexas que também exigem mais da sua maturidade.
O fato é que, definir seus valores pessoais e vivê-los poderá proporcionar um sentimento de realização. Além disso, fará com que você busque escolher aquilo que faz mais sentido ao seu ponto de vista e lhe fará feliz, ainda que não faça sentido para todo mundo.
Entenda como definir seus principais valores pessoais
Partindo do princípio, o primeiro passo para que uma pessoa possa definir seus valores pessoais, que também vão influenciar no seu lado profissional, é o autoconhecimento. Nesse caso, é saber responder “o que faz você se sentir bem?”.
Bom, a resposta para essa pergunta é o início para que você consiga descobrir seus valores pessoais. Um ponto que é preciso destacar, é que a resposta que estamos buscando para essa pergunta não envolve objetos, mas sim características e comportamentos.
Podemos dizer que algumas pessoas são mais competitivas, outras valorizam a cooperação, e há também quem precisa de desafios. Enfim, cada um se sente confortável e valoriza sentimentos e situações distintas.
Ou seja, passamos a identificar e definir nossos valores pessoais quando aprendemos a identificar o que nos deixa mais contentes, nos causa mais animação ou nos dá mais motivos para realizar uma tarefa do dia a dia com satisfação.
Exemplos de valores pessoais
Como já mencionamos, a questão dos valores pessoais discutidos aqui vão muito além de objetos. Eles são características e comportamentos. Um exemplo é quando a pessoa valoriza a honestidade, sendo assim, ela se sentirá bem ao dizer a verdade.
Caso aconteça o contrário e ela por algum motivo não diga a verdade, um sentimento negativo tomará conta. Nesse caso, ela está indo contra seus valores pessoais.
Assim podemos entender que os sentimentos negativos também são uma forma de guia, para que a pessoa encontre seus valores pessoais.
Responder perguntas como: do que você mais se orgulha? Ou, o que é mais importante para você? Que tipo de história ou comportamento desperta o sentimento de raiva? É uma forma muito eficiente que ajudará a encontrar seus valores.
Para algumas pessoas essa tarefa será muito simples de realizar, mas para outras não será tão simples assim. De qualquer maneira, abaixo separamos uma pequena lista de valores pessoais, que poderá dar um norte nessa descoberta.
- Honestidade
- Compreensão
- Bondade
- Confiabilidade
- Sinceridade
- Compreensão
- Integridade
- Coragem
- Independência
- Criatividade
- Paz
- Determinação
- Simplicidade
- Compreensão
O fato é que, existem muitas outras características que podemos destacar como valores, essa lista é extensa, porém, o pouco que mencionamos é capaz dar mais clareza para a pessoa que sente dificuldades nessa descoberta.
Como saber se você não está seguindo seus valores pessoais?
Passamos a identificar que não estamos seguindo nossos valores pessoais ao praticar o autoconhecimento, buscando entender e identificar os sentimentos relacionados às ações ao nosso redor.
Algumas situações como quando alguém diz ou faz algo que você não concorda, mas você fica quieto e deixa pra lá, se sua vida não está de acordo com o que você gostaria, se as suas vontades entram em conflito com suas necessidades ou até mesmo o que você quer não condiz com o que você precisa fazer.
São esses tipos de situações e muitos outros que apontam que a pessoa não está vivendo de acordo com seus valores. Mas, é preciso dizer que todas essas situações são possíveis de reverter.
Viva de acordo com seus valores pessoais
Ter uma lista de valores pessoais de fato é muito importante, porém, para que as mudanças sejam notadas é preciso que a pessoa viva de acordo com aquilo que ela acredita. É importante que a pessoa passe a observar durante os dias se as coisas que ela faz estão em sintonia com aquilo que ela valoriza.
Uma boa estratégia é utilizar seus valores pessoais para estabelecer metas. Faça uma lista, que será como um norte para que comece a colocar em prática esses valores. Criar o hábito de ler essa lista todos os dias, será uma forma de fixar seus valores em sua memória.
Essa ação fará com que a pessoa tenha sempre em mente qual seu propósito e caso seu foco seja desviado, ela será capaz de retornar novamente aos trilhos com mais facilidade e se manter em direção ao seu propósito.
Conclusão
Os valores pessoais são formados por aquilo que é importante para nós, guiando nossas ações, metas, vontades e relacionamentos pessoais e profissionais. Estar alinhado com eles, traz efeitos positivos para nosso dia a dia, garantindo que nossos sentimentos estão alinhados com nossas ações.
Entender quais são seus valores pessoais nem sempre é uma missão fácil, e muitas pessoas enfrentam dificuldades até descobrirem que, muitas vezes, suas ações não estão alinhadas com seus valores.
Nesses casos, buscar ajuda profissional pode facilitar o processo, causando efeitos positivos em seus relacionamentos, vida pessoal e na vida profissional. O autoconhecimento pode se tornar uma ferramenta poderosa e de qualidade de vida.
Investir em autoconhecimento e na sua saúde mental garante retorno em bem-estar, qualidade de vida e financeiro para todos. Ganhe em performance e impulsione os seus resultados investindo em saúde emocional com o Zenklub.
Referências
PORTO, Juliana Barreiros; TAMAYO, Álvaro. Estrutura dos valores pessoais: a relação entre valores gerais e laborais. Psicologia: teoria e pesquisa, v. 23, p. 63-70, 2007.
FIUZA, Gisela Demo. Políticas de gestão de pessoas, valores pessoais e justiça organizacional. RAM. Revista de Administração Mackenzie, v. 11, p. 55-81, 2010.
Rui Brandão é médico, com experiência em Portugal, Brasil e Estados Unidos da América, e mestre em Administração pela FGV em São Paulo. Hoje é CEO & Co-fundador do Zenklub, plataforma de saúde emocional e desenvolvimento pessoal que oferece conteúdos, profissionais e ferramentas especializadas para mais de 1.5 milhões de pessoas no Brasil.