O relacionamento a dois passa por muitas fases boas, mas também existem as fases ruins. Por isso, lidar com a frustração no casamento é sempre um grande desafio para os casais.

A frustração é um sentimento relacionado à quebra de expectativa, que pode mexer com a nossa autoestima e confiança, por isso, nos sentimos mal, até mesmo inseguros. Apesar de ser um sentimento comum, a frustração quando muito frequente pode atrapalhar vários aspectos da nossa vida, inclusive a vida amorosa.

Por isso, aprenda a reconhecer sinais de frustração no casamento e conheça algumas dicas de como lidar com essa situação.

O que é um casamento frustrado?

Um casamento frustrado é um forte sinal de que as coisas não andam como deveriam. Além disso, esse tipo de relação pode não ser saudável para nenhuma das partes.

É comum que haja brigas em qualquer tipo de relacionamento, mas quando há um grande desencontro entre as expectativas e a realidade isso pode se tornar um casamento com muita frustração amorosa.

Sinais de frustração no casamento

É fundamental que o casal consiga reconhecer quando o relacionamento não vai bem. Por isso, conheça alguns sinais de frustração no casamento:

  • Brigas constantes
  • Monotonia
  • Irritabilidade
  • Falta de paciência
  • Desinteresse
  • Falta de diálogo
  • Distanciamento
  • Falta de respeito

Como lidar com a frustração no casamento

Para que o relacionamento seja baseado em respeito e amor é preciso superar a crise e esse sentimento de frustração. Aqui vão algumas dicas de como lidar com a frustração no casamento:

Estabeleça um diálogo

É muito importante que as duas partes estejam dispostas a conversar. Ou seja, é preciso que ambos tenham espaço para falar sobre suas angústias e também queiram escutar o parceiro.

Tenha empatia

Essa dica também deve ser praticada pelos dois envolvidos no relacionamento. Tenha empatia e busque entender as queixas do seu parceiro. Vidas corridas, estresse fora e dentro de casa e frustração profissional podem ser gatilhos para as brigas. Por isso, busque entender a fase e momento de vida do seu parceiro.

Alinhe suas expectativas

Muitas vezes, acabamos nos frustrando por desenvolver expectativas que vão além do alcance do outro. Converse com seu parceiro sobre o que você espera do relacionamento, dessa maneira a sinceridade pode ajudar no caminho de uma boa relação.

Foque em você

A ideia é que nós não precisamos depender de uma outra para ser feliz. Ou seja, trabalhando o amor próprio e autoconfiança tiramos o holofote do outro e passamos a suprir nossas próprias expectativas.

Quais são as principais frustrações que um relacionamento pode trazer?

Viver em um relacionamento frustrado é prejudicial para ambas as partes. Frustrações tendem a gerar insegurança, brigas e outros sentimentos.

Quando a frustração é um sentimento constante e não é trabalhado dentro do relacionamento, problemas maiores podem começar a aparecer. Isso acontece ainda mais quando a frustração parte de uma situação traumática, como por exemplo traição no casamento.

Em casos como esse, o sentimento de tristeza passa a ser mais persistente. Além disso, existe um grande sofrimento emocional que pode acabar levando a transtornos como ansiedade e depressão.

Casamento vazio e sentimento de solidão

O vazio emocional e o sentimento de solidão afetam a vida de muitos casais e pode ser um processo de sofrimento. Mas, não se esqueça que você não está sozinho nessa.

Busque o apoio de amigos, familiares e profissionais capacitados que podem te ajudar a passar por essa fase da melhor maneira possível.

Caso essa situação seja um pouco mais complicada, procure você também a apoio psicológico, ele poderá te mostrar como se compreender melhor diante das adversidades e da novidade da situação.

O Zenklub é a maior rede vídeo-consultas com especialistas em bem-estar emocional, onde você tem acesso a mais de 4000 especialistas a qualquer hora, de qualquer lugar.