É muito comum que ao longo de anos de trabalho em algum momento tenhamos que lidar com a frustração profissional. Esse é um sentimento natural e geralmente aparece quando temos que lidar com uma quebra de expectativas.

Mas, não se preocupe, é possível superar essa situação com algumas dicas simples. Aprender a lidar com a frustração no trabalho pode te tornar um profissional ainda melhor, além de ser uma habilidade muito bem vista no mercado de trabalho.

O que é frustração profissional?

A frustração é um sentimento relacionado à quebra de expectativa, onde deixamos de alcançar nossos objetivos e, por isso, nos sentimos mal, até mesmo incapazes.

Apesar de ser um sentimento comum, a frustração quando muito frequente pode atrapalhar vários aspectos da nossa vida. Por isso, a frustração profissional precisa ser entendida e trabalhada, já que é no trabalho onde passamos boa parte do nosso dia a dia.

Além de nos deixar para baixo, a frustração pode afetar diretamente nossa motivação, produtividade, performance e níveis de ansiedade.

Motivos da frustração profissional

A frustração profissional pode surgir por diferentes motivos, seja por falta de reconhecimento, ambiente de trabalho ruim ou até mesmo salário. Para que você possa identificar se está frustrado no trabalho conheça alguns dos motivos da frustração profissional:

Salário

Um dos motivos mais comuns que levam a frustração profissional é não estar contente com o retorno financeiro do seu trabalho. Achar que seu esforço não é remunerado como deveria ser pode trazer à tona um sentimento de desvalorização e falta de reconhecimento.

Falta de motivação

Ir ao trabalho todos os dias e realizar sempre as mesmas tarefas pode nos levar a perder a motivação e a vontade. Quando isso acontece, passamos a nos frustrar sempre que pensamos na ideia de ir ao trabalho. Esse é um dos casos onde a frustração profissional passa a te impedir de ter uma boa qualidade de vida, pois o trabalho ocupa uma parte considerável do seu tempo.

Falta de reconhecimento

Para que o ambiente de trabalho seja bom, é necessário que colaboradores e liderança tenham uma boa comunicação. Rituais como por exemplo as sessões de feedback são muito importantes para evitar que o funcionário não se sinta reconhecido. Além de apontar pontos a melhorar, os líderes devem reconhecer o bom trabalho e evolução dos funcionários.

Problemas de relacionamento com o time

É muito difícil passar horas do seu dia convivendo com pessoas com as quais você não se dá bem. A causa pode ser a falta de comunicação, diferenças de posicionamentos ou problemas pessoais.

Ambiente de trabalho ruim

A frustração pode acontecer também quando estamos em um ambiente que nos atrapalha. Seja por falta de equipamentos certos para executar uma tarefa, local de trabalho insalubre ou dificuldade para chegar ao trabalho.

O que fazer quando se identifica uma frustração profissional?

O primeiro passo é avaliar a situação e buscar entender quais são os motivos que estão causando essa frustração profissional. A partir daí você pode criar um plano para te ajudar a superar essa situação.

Alguns dos possíveis motivos podem ser resolvidos com uma melhor comunicação entre colaboradores e empresa. Converse e exponha suas dificuldades para seu líder ou para o time de Recursos Humanos. Uma conversa franca e honesta pode levantar questões e trazer uma resolução mais simples.

No entanto, se a frustração tiver mais haver com falta de propósito, motivação ou até mesmo estar relacionado com questões pessoais, uma boa dica é procurar ajuda de um profissional capacitado, como por exemplo um psicólogo ou coach de carreira.

Saiba que você não precisa passar por esse momento sozinho, a terapia pode ser sua grande aliada e te ajudar a desenvolver mais resiliência no trabalho.

Como a frustração profissional pode afetar na vida?

Como já falamos aqui, o trabalho representa uma parte importante das nossas vidas e do nosso dia a dia. Por isso, estar frustrado no trabalho pode afetar não só sua carreira, mas também sua saúde emocional e seus sentimentos.

Isso pode afetar não somente sua vida profissional, mas pode até mesmo gerar frustração no casamento ou frustração amorosa no geral.

A frustração é um sentimento que, quando acontece com muita frequência e não é trabalhado ou solucionado, pode gerar um sentimento de ansiedade, tristeza e estresse.

Por isso é tão importante falar sobre isso e entender de quais maneiras isso afeta seu dia a dia.

Como lidar com a frustração profissional: 5 dicas

Agora que você já identificou os motivos da sua frustração emocional e entendeu como isso pode ter efeito na sua vida, conheça algumas dicas sobre como lidar com isso:

1. Converse com seus líderes

Se o problema for a falta de reconhecimento ou você gostaria de um salário maior, a comunicação pode ser a saída ideal. Um trabalho bem feito merece reconhecimento e, hoje, empresas e equipes de RH estão mais abertas a falar sobre isso.

2. Busque novas atividades

Caso você não se sinta mais motivado a continuar ou tenha caído no tédio, busque inovar o jeito de realizar suas atividades. Proponha novos projetos e busque fazer coisas que criem um interesse maior.

3. Tenha um propósito

Quando você gosta do que faz e tem um propósito bem definido, você se torna mais confiante no trabalho e consegue superar obstáculos com mais facilidade.

4. Peça feedbacks

Conversar com seus gestores pode abrir sua cabeça e te ajudar a perceber qual fator do seu trabalho pode estar te incomodando. Esteja disposto a ouvir e também a falar quando for preciso.

5. Faça terapia

O autoconhecimento é o primeiro passo para superar desafios como a frustração no trabalho. Dessa maneira, você pode entender quais são seus objetivos, metas e motivações, e colocar tudo isso em prática.

Não adie mais a sua jornada de autodesenvolvimento e saúde mental. Bem-estar deve ser uma prioridade e é um direito de todos. Encontre um profissional para te ajudar a trabalhar o melhor em você.

O Zenklub é a maior rede vídeo-consultas com especialistas em bem-estar emocional, onde você tem acesso a mais de 4000 especialistas a qualquer hora, de qualquer lugar.