Cá entre nós, quem nunca sentiu frustração alguma vez na vida?

Independente do significado que a frustração tenha em sua vida, uma coisa é certa: saber lidar com esse sentimento te dará força e ajudará no seu processo de autoconhecimento.

No entanto, saber como lidar com a frustração pode ser um desafio e tanto. Por isso, trouxemos a mensagem que a psicologia tem para te dar a fim que você possa não só lidar com isso, mas principalmente superar o sofrimento da frustração.

Então aperte os cintos e prepare-se para entender melhor a frustração e como você pode lidar com ela!

O que é se sentir frustrado?

Antes de entender como funciona e quais são as principais causas da frustração, é importante clarificar o que significa frustração.

O significado de frustração varia de acordo com cada escola da psicologia. 

Por exemplo, frustração para a psicanálise significa que algum ponto do funcionamento mental não está sendo satisfeito, ou seja, há um tipo de castração, de quebra daquilo que possibilitaria a plena satisfação psíquica.

Por outro lado, de acordo com a psicologia humanista, idealizada pelo psicólogo Abraham Maslow, a frustração (seja ela amorosa, profissional ou qualquer outra) deriva da falta de preenchimento de uma das partes da pirâmide que estrutura a vida.

Maslow define cinco categorias de necessidades humanas que constroem essa pirâmide são (da base para o topo): 

  • Fisiológicas – ligadas às questões físicas como alimentação, atividade sexual, funcionamento equilibrado do organismo);
  • Segurança – encontrar estabilidade profissional, nos estudos, nos relacionamentos, na parte moral e dos valores;
  • Afeto – ter amigos, família e amores que te amparam nos momentos difíceis e compartilham das alegrias da vida com você;
  • Estima – tem relação com a sua autoestima, a maneira como os outros te veem e também como você enxerga as pessoas ao seu redor
  • Autorrealização – está ligada às conquistas materiais, físicas e morais que envolvem criatividade, solução de problemas e dissolução dos preconceitos.

Por último, para a vertente da psicologia chamada de logoterapia, idealizada pelo psiquiatra autríaco Viktor Frankl, a frustração surge quando um dos 3 pilares que dão sentido à vida estão ausentes ou danificados. São eles:

  • 1) Amar a uma pessoa
  • 2) Servir a um ideal
  • 3) Aceitar o sofrimento inevitável da vida

É claro que o processo de tratamento da psicologia articula uma série de vertentes de forma individualizada para que cada paciente possa lidar e superar a frustração amorosa.

O que é frustração: exemplos

Agora que você já sabe o que é a frustração na teoria da psicologia, é importante detectar como a frustração pode se manifestar em várias circunstâncias da vida.

Cada momento da nossa história é diferente um do outro, porque não somos as mesmas pessoas (afinal, tudo flui) e nem as circunstâncias são as mesmas.

Por exemplo, uma criança, ao perceber que a mãe não está com ela ou que está atrasando para buscá-la no colégio, pode sentir uma imensa frustração por conta da ausência materna naquele instante.

Além disso, na vida adulta, uma pessoa pode sentir frustração profissional por não ter obtido a vaga de emprego que gostaria após uma longa e difícil entrevista de seleção.

E não para por aí, na terceira idade, ao se deparar com uma doença (sobretudo física) uma pessoa pode se sentir frustrada por perder a disposição e energia que anteriormente possuía. 

Exemplos de frustração 

Aqui está uma tabela que mostra como o sentimento da frustração pode aparecer nos mais variados contextos da vida:

Frustração profissionalInsatisfação com o trabalho (cargo, função, remuneração ou ambiente organizacional);Não ter obtido o emprego desejado;Ter dedicado longos anos de estudo e não suprir as expectativas dentro da carreira;Falta de completude laboral, ou seja, ausência de satisfação com o serviço ofertado.
Frustração acadêmicaNão cursar uma graduação ou pós que faça sentido para a pessoa;Medo de mudar ou abandonar a universidade para seguir outros planos (por exemplo, empreender);Sentimento de angústia por reconhecer que a decisão do curso foi escolhida por pressões externas.
Frustração amorosaDerivada de uma traição;Frustração em perceber incompatibilidade de valores inegociáveis;Quebra das expectativas definidas no matrimônio, gerando frustração no casamento;Brigas e conflitos frequentes entre o casal, rompendo o ideal de paz e harmonia preconizado pelo amor.
Frustração emocionalAcontece quando criamos expectativas sobre alguém e elas não são atendidas.
Por exemplo, ao perceber que pessoas que você considerava amigos não estavam dispostas a auxiliar pode gerar frustração emocional.
Frustração na maternidadeA maternidade é um dos períodos ao mesmo tempo mais encantadores e desafiadores do contexto de vida de uma mulher.
Assim, a frustração na maternidade envolve:
Dificuldades de cuidar e administrar todas as tarefas do cuidado do filho;Abandono do pai no momento em que o suporte paterno seria essencial;Transtornos ligados ao puerpério (baby blues, depressão pós-parto);Influências externas invasivas (opiniões sobre a educação, forma de cuidar e o que fazer com filhos);Necessidades básicas para atender às demandas do filho (moradia digna, alimentação, segurança).
Frustração moralÉ comum que os pais criem expectativas em relação aos valores e moralidade dos filhos.
No entanto, ao perceber que a decisão deles é diferente das esperadas, pode-se sentir um tipo de frustração ligada à moral.
Frustração identitáriaAssunto de vital importância, pois, infelizmente questões de gênero são ainda consideradas tabus em muitos locais.
É importante que cada pessoa busque auxílio psicológico para entender quem ela é, evitando frustrações ligadas à identidade sexual.

Como lidar com o sentimento de frustração?

Ok, agora você já sabe o que é e em quais circunstâncias a frustração pode aparecer.

Mas a pergunta que vem à tona é: como lidar com o sentimento de frustração e superar tudo isso?

Pois bem, aqui estão 4 passos que você pode seguir para te ajudar nesse processo.

1. Inserir-se na realidade

Por mais que seja tentador ficar pensando nas inúmeras possibilidades que poderiam ter acontecido e, por tabela, não acontecer aquela frustração, o mais importante é que se busque estar presente no aqui e agora.

Quando você procura viver o presente, é possível dar um novo significado a todo esse sentimento que provém da frustração.

Assim, você poderá superar tudo isso e ficar mais forte por meio desse processo.

2. Faça um balanço

Seja em caso de uma frustração amorosa, profissional ou até mesmo emocional, é importante que se analise a situação com cautela para que esse sentimento não venha a se repetir novamente e que você possa aprender com ele.

Nesse sentido, é interessante procurar ajuda de um profissional da saúde mental para te orientar e estruturar seus pensamentos a fim de tirar conclusões racionais e aprimorar seu comportamento.

Por exemplo, pode ser que a frustração dentro de um casamento ajude a encontrar uma outra pessoa e viver uma relação mais saudável e solidificada no amor com uma outra pessoa.

3. Estabelecer objetivos

A frustração é um sentimento perigoso, pois pode fazer com que você deixe de acreditar em você.

Para evitar isso, estabelecer objetivos claros e factíveis te ajudará a fortalecer sua autoestima e caminhar no sentido que mais faz sentido para sua vida.

Não deixe de organizar suas metas do ponto de vista temporal, ou seja, definindo-as como metas de curto, médio e longo prazo.

Ao conquistar cada minimeta que você estabelecer para si, tire um tempo para celebrar suas conquistas, pois isso te motivará a continuar caminhando, mesmo diante da frustração.

4. Ouça seu eu interior com carinho

Quantas e quantas vezes não acabamos sendo duros demais com nós mesmos?

Tratar a nós com carinho é um processo importante quando se busca entender como superar a frustração.

Avalie aquilo que está gerando o sentimento de frustração sem julgamentos.

Apenas observe e avalie o que você pode fazer para melhorar tudo isso.

Ao detectar que certas coisas simplesmente não estão sob seu controle, busque ter a tranquilidade para não ficar remoendo esses pontos e seguir sua vida da melhor maneira possível.

5. Procure ajuda especializada

Carregar o fardo da frustração na solidão pode ser muito complicado.

Por isso, buscar ajuda de um profissional da saúde mental pode ser a melhor forma de superar a frustração que te aflige.

Assim, com sessões de terapia, as causas da sua frustração se tornarão mais leves à medida que a orientação profissional traz clareza e compreensão sobre o que aconteceu.

É possível não se sentir frustrado? 

De fato, a frustração é um sentimento que acompanha a humanidade desde os primórdios.

Inevitavelmente, para a grande maioria das pessoas, a frustração aparecerá em algum momento da vida.

Até porque em algum momento as coisas aconteceram de uma forma diferente da que se espera.

O que difere uma pessoa da outra é a capacidade que cada uma tem para lidar com as adversidades e não deixar que a frustração abale ou até mesmo suscite algum transtorno mental.

Em alguns casos raros, como por exemplo o transtorno de personalidade antissocial (conhecido popularmente como Psicopatia) a frustração simplesmente não existe, o que favorece a ação de forma integralmente fria e por vezes cruel.

Palavra da especialista

Segundo a psicóloga Catarina Matias, de certa forma, a frustração é um sentimento puramente humano.

Porque, afinal, frustrar-se significa fazer planos, criar expectativas, ter esperança acerca do futuro.

Tudo isso nos torna distintos das demais espécies que existem.

Além disso, não só lidar com a frustração mas também superá-las permite excelentes ganhos no que tange ao autoconhecimento e crescimento pessoal de cada um.

Frases para pensar diante da frustração

Para que você reflita, trouxemos algumas frases que podem te ajudar a lidar com a frustração, independente de qual seja a fonte desse sentimento.

“Aquilo que não mata, fortalece” – Friedrich Nietzsche

Essa famosa frase vai muito além do clichê para lidar com a frustração.

Ela significa que a frustração e qualquer outra dificuldade que por um acaso você enfrente em sua vida pode ser usada como mola propulsora para seu crescimento pessoal.

Aliás, essa frase faz um link muito forte com o conceito de antifragilidade, desenvolvido pelo autor do best-seller “Antifrágil: Coisas que se beneficiam com o caos” que relata como as dores são o combustível para o desenvolvimento.

“O amor perfeito é a mais bela das frustrações, pois está acima do que se pode exprimir.” – Charles Chaplin

É uma frase interessante, pois permite enxergar a frustração não somente por um viés negativo, mas uma reação normal diante dos mistérios da vida.

O amor, um dos sentimentos mais nobres que o ser humano pode sentir, é extremamente complexo e, por não acessarmos simultaneamente todas as suas nuances ele pode vir a causar frustrações.

“A expectativa é proporcional a decepção.” – Geadilson Bezerra

Essa frase toca justamente no que significa frustração.

Embora seja muito difícil não criar expectativas sobre certas questões da vida, identificar esse movimento como a causa base da frustração poderá te ajudar a lidar e até mesmo a superar esse sentimento.

Frustração na psicologia: um terapeuta pode ajudar?

A frustração é um sentimento de especial interesse dentro da psicologia.

Afinal, como vimos, cada vertente psicológica enxerga a frustração de uma determinada forma.

Assim, um psicólogo ou outro profissional da saúde mental está apto para articular esses conhecimentos e oferecer suporte para que cada paciente possa lidar e superar as mais variadas frustrações.

Aqui no Zenklub você encontra mais de 5000 profissionais da saúde mental disponíveis para realizar terapia online.

Aliás, alguns deles são especialistas no conhecimento da psicologia sobre frustrações, o que pode ser especialmente útil caso você precise de auxílio nesse sentido.

Quer saber mais?

Conheça nossos especialistas clicando aqui!

Este artigo foi útil?

2.5

Você já votou neste post

Publicado por:

Zenklub

Publicado por:

Zenklub