Inteligência emocional e a contribuição para o o seu desenvolvimento
Provavelmente você já ouviu falar em inteligência emocional, afinal esse termo vem se tornando cada vez mais evidente nos últimos anos. Sua contribuição não está apenas no avanço pessoal da pessoa, mas também no profissional.
A maioria dos profissionais que possuem ótimo desempenho e atingem grandes posições dentro de uma organização, se destacam também por um nível de inteligência emocional alto, afinal, é com essa habilidade que eles conseguem lidar com diferentes questões dentro do ambiente de trabalho.
Devemos adiantar que não existe uma fórmula mágica para desenvolver essa habilidade, é preciso ler muito sobre e colocar em prática aos poucos o que for aprendendo. Sendo assim, abaixo vamos te contar o que você precisa saber sobre esse termo e algumas dicas de como desenvolvê-lo.
O que é inteligência emocional?
De forma objetiva, inteligência emocional é a capacidade que um indivíduo possui de reconhecer e lidar com suas emoções com mais facilidade, assim, as utilizando em benefício próprio.
Além disso, possibilita a pessoa compreender os sentimentos de quem está a sua volta e com muita inteligência lidar com elas.
Um exemplo muito claro e simples sobre essa habilidade é quando uma pessoa está muito nervosa, mas mesmo assim consegue finalizar uma tarefa que exige muita atenção e concentração, com excelência.
Ou seja, a pessoa tem a capacidade de controlar seus sentimentos, seus impulsos e se concentrar na atividade que precisa desenvolver, lidando com emoções para alcançar o melhor resultado possível.
O conceito dessa habilidade se popularizou com a publicação do livro “Inteligência Emocional” de Daniel Goleman. Com base no conceito definido pelos pesquisadores Peter Salovey e John Mayer em 1990, o escritor acrescentou às habilidades cognitivas os atributos de personalidade.
Entre esses atributos de personalidade estão a capacidade de controlar seus próprios impulsos, de motivar a si mesmo, confiar em quem está a sua volta, sentir empatia, saber compreender os sentimentos do próximo, entre outros.
Assim, criando o que ele chamou de modelo misto, que está dividido em cinco domínios, nos quais iremos conhecer melhor nos próximos tópicos.
Quais são os pilares da inteligência emocional?
Conforme mencionamos acima, de acordo com Daniel Goleman em seu livro Inteligência Emocional, essa habilidade só é alcançada quando o indivíduo tem a capacidade de equilibrar o emocional e o racional.
Neste livro, Goleman listou os cinco principais pilares da inteligência emocional que uma pessoa precisa ter, se deseja desenvolver essa habilidade. Esses pilares são:
- Conhecer suas próprias emoções;
- Controlar suas emoções;
- Automotivação;
- Empatia;
- Saber relacionar-se interpessoalmente.
Por que a inteligência emocional é importante?
Como já pudemos ver, a inteligência emocional pode trazer para a pessoa excelentes benefícios, sejam eles em relações interpessoais e principalmente para obter o sucesso profissional.
Uma vez que essa pessoa consegue ter o controle sobre suas emoções também possuem mais autogestão sobre sua vida e independente do sentimento que esteja presente em si naquele exato momento, ela consegue separá-lo de suas ações.
Todo esse domínio contribui para que essa pessoa alcance seus objetivos traçados e a realização plena é mais fácil de ser alcançada. Além disso, é uma ferramenta poderosa para lidar melhor com as pessoas à sua volta.
Quais os benefícios do desenvolvimento da inteligência emocional?
Agora que conseguimos entender o que é a inteligência emocional e sua importância, pudemos compreender que não é uma habilidade muito fácil de ser desenvolvida e por isso, exige muita dedicação.
Para ajudar as pessoas a se motivarem para desenvolver a inteligência emocional, abaixo listamos os benefícios que ela pode proporcionar tanto na vida pessoal quanto na profissional.
Inteligência Emocional na vida pessoal
Conheça os benefícios que a inteligência emocional pode proporcionar para a vida pessoal. Vale destacar que esses são apenas alguns dos vários benefícios que existem.
- Relacionamentos duradouros;
- Diminui riscos de depressão;
- Equilíbrio;
- Bem-estar;
- Autoconhecimento;
- Satisfação com a vida em modo geral;
- Capacidade para encarar e resolver problemas do dia a dia;
- Contribui para diminuir a ansiedade.
Inteligência Emocional na vida profissional
Já, os principais benefícios que a inteligência emocional proporciona para a vida profissional são:
- Maior poder de decisão;
- Saber administrar melhor o tempo;
- Contribui para ter uma melhor relação com os colegas de trabalho;
- Capacidade para traçar metas;
- Aumento da produtividade;
- Equilíbrio emocional diante de todo tipo de situação;
- Diminui a ansiedade no trabalho;
- Aumenta o foco para o cumprimento das tarefas;
- Torna a pessoa mais responsável e comprometida.
Os 5 domínios da inteligência emocional
Os domínios da inteligência emocional, nada mais são que os cinco princípios descritos por Daniel Goleman em seu livro Inteligência Emocional, são eles:
Domínio de suas próprias emoções
Que se refere à autoconsciência, a capacidade de reconhecer um sentimento quando ele ocorre e assim conseguir controlá-lo, isso também inclui a autoconfiança para ter mais autonomia sobre sua própria vida.
Saber lidar com suas emoções
Se trata da habilidade que a pessoa tem para lidar da forma correta com seus sentimentos, conseguindo entender, pensar de forma clara e não deixar as emoções negativas te dominarem.
Automotivação
Conseguir manter a motivação mesmo diante dos problemas e obstáculos que surgem, é um dos domínios necessários para a inteligência emocional.
Olhar para os erros e problemas de maneira positiva e tentar encarar como uma lição aprendida, é uma maneira de evitar tomar decisões de forma impulsiva. Assim, a automotivação te ajuda a se reerguer e se manter firme.
Empatia
De maneira simples e objetiva, é a habilidade que a pessoa possui de se colocar no lugar do outro e tentar compreender a emoção e o sentimento que o outro está vivenciando naquele momento.
Desenvolver relacionamento interpessoal
E por fim, o último domínio que Daniel Goleman listou foi o relacionamento interpessoal, que nada mais é que as relações e interações humanas.
Onde as pessoas precisam ter em mente que precisam manter um bom relacionamento umas com as outras, para que o convívio seja mais agradável.
São tantas emoções
De acordo com a psicóloga e especialista na abordagem junguiana Simone Cortez, “Com a vida moderna, corrida, competitiva, e com foco nos resultados, fomos perdendo a capacidade de entrar em contato com as nossas emoções”.
A psicóloga ainda destaca que hoje, as emoções são vistas como fraqueza, principalmente quando falamos do ambiente corporativo.
Diante disso, vale lembrar que o autoconhecimento nos permite entrar em contato com nossas próprias emoções e sentimentos. Isso nos permite conhecê-los melhor, entendê-los e por consequência aprender a lidar com eles.
É importante destacarmos que essas habilidades não são desenvolvidas da noite para o dia, isso exige empenho e concentração da pessoa, além de o acompanhamento de um profissional para orientar, afinal, é algo que será construído aos poucos.
E o futuro?
Com as mudanças que aconteceram nos últimos anos dentro do mundo corporativo, habilidades além das hard skills, como a capacidade de se adaptar, ter flexibilidade, entre outras, ganharam ainda mais destaque e importância para o perfil de um profissional.
Por isso, desenvolver soft skills como a inteligência emocional traz uma evidência muito maior para esse profissional, afinal, saber controlar suas emoções independente de qual for e conseguir desempenhar seu papel com excelência, está se tornando uma habilidade cada vez mais necessária.
Dicas para praticar a Inteligência Emocional
Sabemos que em qualquer ambiente, seja ele no trabalho, na faculdade ou em casa, precisamos lidar com as pessoas e cada uma delas possuem culturas, pensamentos, forma de agir, entre outras características diferentes.
Ou seja, a inteligência emocional pode ser desenvolvida diante dessas ou de outras situações. Porém, para que isso seja praticado é preciso em primeiro lugar ter consciência e vigia a si próprio.
Aprender como identificar seus próprios sentimentos e emoções é o passo principal para começar a desenvolver essa habilidade. Abaixo, vamos dar algumas dicas para que você comece a colocar em prática sua inteligência emocional.
Seja resiliente
Situações difíceis surgem e o mais importante é como a pessoa reage diante delas. Administrar os sentimentos, mesmo que o controle de toda situação não esteja em suas mãos, e saber observar, ser firme, focado e lidar de forma inteligente com os fatos.
Observe e analise seu comportamento
Observe as reações corporais, os pensamentos e sentimentos que foram instigados diante de diferentes situações. Em seguida, pare e analise, tente entender o que foi despertado.
A inteligência emocional consiste na avaliação das atitudes, sentimentos, sensações e compreensão de como impactam em sua vida.
Não deixe as emoções negativas te dominar, aprenda a trabalhá-las
Embora as emoções negativas sejam algo inevitável, é muito importante que você aprenda a controlá-las e não deixar que elas tomem conta, afinal, essas emoções possuem o poder de nos desestabilizar. Caso você sinta dificuldade com essa tarefa, busque ajuda de um profissional.
Conheça e respeite seus limites
Conforme você evolui no seu autoconhecimento, seus limites serão descobertos e ficarão cada vez mais em evidência para si. Por isso, não encare seus limites como incapacidade ou motivo para sentir vergonha, eles permitem que você possa proteger sua saúde psicológica.
Aprenda a lidar com a pressão
A pressão pode existir de todos os lados, sejam elas vindas da família ou do trabalho. Por isso, é importante que saibamos priorizar e identificar o que é mais importante para não nos perdemos e deixar as situações mal resolvidas.
Tente dominar suas emoções
Trabalhe a concentração em sua respiração, faça meditação e pratique atividades físicas. Essas atitudes irão te ajudar a ter autocontrole e equilíbrio.
Busque se concentrar, parar e pensar para responder qualquer situação e tente não agir por impulso
De acordo com Daniel Goleman, nós seres humanos, somos conduzidos por dois cérebros, o emocional e o presente. Com isso, o primeiro a ser afetado pelos acontecimentos, é o cérebro emocional e em seguida o cérebro presente, que é o responsável pela ação de resposta.
No cérebro emocional, a pessoa reage de forma impulsiva por se deixar levar pela emoção. Já no cérebro presente, a pessoa analisa toda a situação para em seguida tomar a atitude que julga ser a correta.
Então aí vai uma dica, tente não reagir com o emocional, busque pensar antes de tomar qualquer atitude.
Busque ser mais autoconfiante
Reconhecer seus pontos fortes e fracos e buscar modificar o que te incomoda, melhorar aquilo que já está bom, acreditar no seu potencial e em suas habilidades, são ações que deixam mais evidente que você tem a capacidade de lidar com as situações difíceis e superar os obstáculos.
Observe mais o próximo e desenvolva sua empatia
É simples, para você compreender o outro é preciso que você se coloque no lugar dele. Isso irá permitir que você entenda melhor suas atitudes, pense com calma antes de tomá-las e te torna uma pessoa mais compreensiva e tolerante.
Não tenha medo de se expressar e expor seu ponto de vista
Expor o que você está sentindo e expressar sua opinião é extremamente importante para se manter o equilíbrio emocional. Colocar em palavras o que você está sentindo e achando da situação, é a forma mais fácil para solucionar toda e qualquer tipo de questão. O diálogo é seu maior aliado.
Você é capaz
Agora que conhecemos melhor sobre inteligência emocional, é importante ter em mente que você é capaz de desenvolver essa habilidade, independente de qualquer coisa. Além disso, é preciso compreender que não será uma tarefa muito simples, porém, não é impossível.
Busque se informar, ler sobre, entender melhor o que essa habilidade pode te proporcionar e principalmente, busque o auxílio de um psicoterapeuta, ele será fundamental nessa sua jornada.
O psicoterapeuta é o profissional mais indicado para te auxiliar e instruir, além de você ter a possibilidade de se abrir e compartilhar com ele suas questões e sentimentos e emoções.
Conclusão
A inteligência emocional é uma ferramenta muito importante tanto na vida pessoal, quanto na profissional. Lidar bem com diferentes pessoas e situações pode ser a chave para te levar além
O mundo corporativo vem se tornando cada vez mais competitivo e precisa de profissionais capacitados. Por isso, soft skill como a inteligência emocional ajudam a motivar e impulsionar os colaboradores.
Mas, sabemos que alcançar essa maturidade emocional pode ser um grande desafio. Por isso, contar com a ajuda de uma equipe variada de profissionais como psicólogos, terapeutas e coaches pode facilitar essa jornada.
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Referências
Abraham, R. (1999). Emotional intelligence in organizations: A conceptualization. Genetic, Social, and General Psychology, 125, 209-215.
Goleman, D. (1996). Inteligência emocional (M. Santarrita, Trad.). Rio de Janeiro, RJ: Objetiva.