Falta de diálogo: É o principal problema de casais e relacionamentos
A falta de diálogo é o principal problema de casais hoje em dia. Atualmente, muitas pessoas parecem não saber mais conversar, tudo é cobrado ou reclamado e a vontade de não querer ouvir o outro predomina. Inclusive, um dos erros mais cometidos é achar possível que o outro adivinhe o queremos sem dizermos nada.
O papel da comunicação na vida de um casal
A falta de comunicação gera brigas, falta de respeito e contribui significativamente para que o relacionamento vá ladeira abaixo. O silêncio é outro ponto de atenção: o ato de escutar sem dizer nada abre precedentes e pode indicar descaso, tédio ou indiferença.
Apesar de vivermos em tempos onde faltam horas no dia, não podemos deixar de ter uma boa conversa com quem mais gostamos. O que acontece a seguir é assuntos que vão se acumulando e ficando mal resolvidos e, aos poucos, entramos em um ciclo vicioso negativo. Quanto menos conversamos, mais distantes vamos ficando e a situação só tende a piorar se continuarmos na inércia do silêncio.
Temos sempre que nos lembrar que a partir do momento que começamos um relacionamento, estamos nos envolvendo com uma pessoa diferente de nós. E apesar de existir muita afinidade, é natural que haja ideias, valores e opiniões diferentes das nossas. Esse é um dos principais pontos que tornam o diálogo tão importante (e interessante).
Sobre o que conversar com o(a) parceiro(a)
Nos relacionar com outra pessoa significa nos adequarmos ao outro sem perder nossa individualidade, e não há melhor forma de se fazer isso do que dialogando. Com o diálogo conquistamos novos aprendizados, como saber ouvir e saber ceder. Os assuntos devem ser todos aqueles que permeiam a vida do casal, como trabalho, questões domésticas, contas ou realidade financeira. Sem esquecer do mais importante: tudo que aflige e tem acontecido de relevante na nossa vida e na do(a) seu(sua) namorado(a), do seu marido ou da sua esposa.
A base do bom diálogo é o respeito. Não adianta conversar e ser constantemente irredutível, não adianta ser sempre o “dono da verdade absoluta”, já que esta postura, cedo ou tarde, apenas desencadeará conflitos.
Se o principal problema de casais é a falta de diálogo, como resolver
Temos que desenvolver a capacidade de dizer tudo o que é necessário e importante, compreendendo o momento e forma correta de fazer isso. Como? Conhecendo bem o seu parceiro e a si próprio, identificando como seremos ouvidos e qual será a melhor hora de falar, por mais complexo que seja o assunto a ser abordado.
Claro que isso requer treino, mas o bom diálogo, a paciência e o respeito são os segredos de muitos relacionamentos duradouros. Parece clichê, mas a frase “case-se com alguém com quem goste de conversar” é a mais pura verdade.
E você, já passou por esta situação no seu atual relacionamento ou em um relacionamento anterior? Conte-nos como o casal se uniu para superar estes problemas nos comentários.
Ps. se você se encontra com alguns problemas no seu relacionamento, mas quer ultrapassar esta fase, um especialista em terapia de casal pode ajudá-lo. O Zenklub é a maior rede online de psicólogos do Brasil, e você pode-se consultar com o seu parceiro (parceira) por vídeo-consulta, sem terem que ir até ao consultório.
É complicado principalmente quando a outra pessoa sempre está certa.
Difícil , estou morrendo por falta de diálogo, tanto eu como meu esposo, vejo cada dia ficar pior😕
Dilma, saiba que você não está sozinha e que procurar apoio emocional não é uma fraqueza, e sim um passo muito importante para iniciar uma jornada de melhora e aprimorar o diálogo.
Aqui está assim também,e ele não quer conversa.
Ele diz que sou difícil e aí com ele se resol vê de outra maneira(na cama).
Ele joga Playstation nas horas vagas,estamos com dois filhos,um de 4 e outro de 5 meses.
As obrigações só e para mim
Já pedi ajuda expliquei tudo.
Mas agora um é impaciente com o outro é um caminho sem volta parece.
A cada dia tenho a certeza de um divórcio.
Muito triste isso.
Se não houver uma conversa não se resolve.
E ele não quer…
Parece até que quer que eu me posicione para dar um fim.
Bom dia , estou muito triste pq quando conheci meu esposo ele era uma outra pessoa pra mim, e depois que nós casamos ele mudou , tipo antes nos conversava muito , ele me entendia , era carinhoso, atencioso, e hoje isso mudou os carinhos são poucos e não posso disse algo que ele já não gosta as vezes me responde com falta de paciência e um pouco de grosseria , mais quando estamos na frente de família ou de amigos ele volta a ser quem erra antes !, Não entendo pq isso
Meu esposo era uma muito paciente e aí de uns tempo pra cá anda meio que sem paciência com migo e minha filha, e eu não tô gostando disso ainda mais pq eu não conhecia ele asim e só está com dois anos que estamos juntos !
Olá, Katieriny. Imagino que não esteja sendo fácil, mas lembre-se que você não está sozinha e que procurar apoio emocional poderá auxiliar no relacionamento e no diálogo. 😉
Qualquer dúvida sobre a nossa plataforma, conte conosco
Estou muito triste com a falta de diálogo do meu esposo ele era atencioso comigo hj não mais tento conversar com ele é fico falando sozinha e o tempo que podíamos conversar um pouco ele fica jogando no celular
Minha tia dizia da questão de casais, que vieram de contextos familiares tão diferentes e eu diria de intelecto diversos! Como nossa mãe tecia críticas a esposa do filho (meu irmão), quando comecei a morar sozinho, ele passou a me ligar com frequência e relatar o dia de trabalho. Numa visita ao apartamento deles a preocupação quanto ao futuro profissional dos filhos! Apesar de sermos irmãos, pareceu que as conversas dele, comigo, incomodaram minha cunhada e ele parou de me telefonar. Não demorou muito para em duas festas de aniversário, ela comentar que ele não a “procurava”, deixando familiares surpresos do momento que ela escolheu para comentar. Atualmente ele usa stendy (me parece que a escrita é assim: “ponte” que supre artéria com dificuldade de circulação) e estão com filho com noiva, morando juntos e mesmo jovem ele tem problema de memória: a de longa duração não se mantém! Aquela questão: ela separou irmãos sem poder ajudar o marido e nem ouvi-lo!
Sou muito insegura com meu parceiro namoramos a 9 meses ele me trata super bem me enche de mimos muito carinhoso se mostra preocupado com meu bem estar até passou a vim mais em minha casa mas vive fazendo comentários em grupo que também estou sabendo que vou visualizar oferecendo contato para mulheres convidando as para se conhecerem ou para sair quando falo pra ele diz que é só ibope que não fica com mais ninguém mas isto me deixa insegura