Nos anos 1950, o antropólogo Gregory Bateson publicou a teoria do “duplo vínculo”, cuja hipótese é de que a “vítima”, pessoa que se tornou psicótica, encontra-se em um padrão de comunicação no qual uma mensagem contradiz a outra e a pessoa fica confusa, sem saber que mensagem seguir. Segundo Bateson, essa pode ser a origem da esquizofrenia em crianças.

Roberto Ziemer afirma que nas empresas, esse padrão de comunicação é bastante destrutivo tanto para o desempenho, como para o clima organizacional. O funcionário ouve as duas orientações contraditórias e não sabe o que fazer (por não causar um clima ruim dentro da organização), então fica perdido, sem conseguir compreender o que a empresa realmente espera dele. O autor apresenta diversas situações que exemplificam o “duplo vínculo” nas empresas:

  • Tenha iniciativa, mas não quebre as regras
  • Você deve notificar erros imediatamente, porém erros serão punidos
  • Pense na organização como um todo, mas preocupe-se apenas com sua área
  • Coopere, mas compita

As mensagens do lado esquerdo fazem parte dos valores que a empresa promove para seu público interno e externo. As mensagens do lado direito representam valores implícitos, aqueles que são utilizados para punir ou recompensar.

Apesar de saberem-se os danos causados, é muito difícil mudar esses padrões de comunicação, pois estão arraigados nas pessoas que, mesmo querendo mudar, resistem, pois as mudanças são interpretadas dentro da lógica do “duplo vínculo”, ou seja, acredita-se que os dirigentes falam uma coisa e fazem outra.

É possível modificar esses comportamentos, desde que profissionais qualificados sejam capazes de identificar o “duplo vínculo” com precisão, sejam capazes de demonstrar as consequências negativas e transtornos que esse padrão acarreta, bem como desenvolvam uma estratégia de mudança que possibilite relacionamentos abertos, transparentes, envolvendo todos os participantes da empresa.

Zenklub e a saúde mental na sua empresa

O Zenklub é uma plataforma online que disponibiliza psicólogos para atendimento online por vídeochamada. Mais do que a praticidade do apoio tecnológico, o Zenklub possibilita a escolha do psicólogo pela linha de atuação e pelas áreas nas quais ele tem mais experiência: mindfulness, depressão, pânico, estresse, ansiedade, fobias etc.

Para motivar seus colaboradores, é fundamental incentivar tanto saúde física como mental. As empresas já adotam benefícios corporativos que contribuem para a saúde física, como convênio com hospitais e academias. Agora, está na hora de dar o próximo passo com Zenklub. Vem conhecer mais sobre o serviço; temos o plano certo para sua empresa.