Uma página do Facebook vem ganhando visibilidade nos últimos dias pelos seus desafios de valorização da vida. Com mensagens de incentivo e valorização da vida, a fanpage Baleia Rosa quer inspirar as pessoas a enxergar a vida com outros olhos.

Criada por uma publicitária de 30 anos, foi idealizada para combater a onda de desafios propostos pelo jogo Baleia Azul. Este jogo, como outros antes dele, induz jovens de todo o mundo a cometer suicídio.

“A adolescência em si já é um período difícil. Sintomas como isolamento, irritabilidade, rebeldia, são características típicas da adolescência, mas podem ser indícios de depressão. E é nesse contexto que jovens com sérios conflitos internos ou já depressivos, são atraídos para o Baleia Azul. O jogo induz as pessoas a estados cada vez mais depressivos através de seus desafios, o que os leva facilmente a cumprir sua etapa final: o suicídio”, alerta a psicóloga Juliana Muniz Moreira, que atende por vídeo-consulta no Zenklub.

Criada no dia 13 de abril, a página já conta com mais de 110 mil seguidores. Tem engajado pessoas que, além de compartilhar os desafios, têm cumprido as missões e postado os resultados positivos dessa corrente do bem.

“Nossa missão como pais e cuidadores é estabelecer uma comunicação cada vez mais afetiva com nossos jovens. Temos de buscar reduzir a cada dia, de forma gradativa, a exposição dessas crianças e adolescentes ao mundo virtual. É fazer com que as relações reais sejam mais atrativas que as virtuais. É resgatar o diálogo interessado, o convívio harmonioso, as brincadeiras reais entre familiares dentro do mundo real. Por exemplo uma pescaria ou uma corrida de bicicleta pode resgatar a nós adultos, para então podermos resgatar as nossas crianças.”, reforça Juliana Muniz Moreira.

OUÇA A PLAYLIST POSITIVA CRIADA PELA PÁGINA

videoconsulta com especialistas

Faça o teste clínico de depressão

O reconhecimento e diagnóstico de depressão nem sempre são simples. Se você quer saber se tem depressão, clique no link: questionário de depressão  e faça um questionário de 8 perguntas (duração menos de 1 minuto). O teste é adaptado do teste científico Americano criado pelo Dr. Spitzer e Dr William (PHQ – Patient Health Questionnaire).

Zenklub

Zenklub

Proporcionar um estilo de vida mais saudável e permitir que as pessoas se empoderem da sua saúde emocional e bem-estar é o objetivo do Zenklub. Para além das matérias no blog, no site você pode consultar um psicólogo por vídeo-chamada de onde estiver. São mais de 80 psicólogos a um clique de distância.
Zenklub