Com a evolução do mercado, é possível notar cada vez mais que parte dos profissinais não estão mais contentes em trabalhar em uma empresa conhecida ou multinacional, que pode até oferecer possibilidades de crescimento e benefícios. Esses profissionais estão em busca de novos desafios e empreender está sendo um deles.

Claro que com a evolução do mercado e com a modernidade, empreender já não é uma tarefa tão “simples” assim, se é que algum dia já foi. O fato é que o perfil empreendedor está ganhando cada vez mais espaço e, com isso, o mercado vem crescendo cada vez mais.

Mas afinal, como ser um empreendedor nos dias de hoje? Como mencionamos, não é uma tarefa muito simples, mas é preciso deixar claro que existem muitas formas de empreender. Para que possamos entender melhor sobre esse assunto, abaixo separamos alguns tópicos que irão nos ajudar nesse processo.

O que é ser um empreendedor?

Não existe uma definição exata para o que é ser um empreendedor, e cada um possui seu ponto de vista e definição própria. Mas, ser empreendedor é, de certa forma, um estilo de vida, significa ser um realizador, que coloca em prática novas ideias e está aberto a encarar os riscos.

Porém, é preciso ter o pé no chão e muita inteligência emocional, pois ter o próprio negócio não quer dizer que você vai ter rios de dinheiro do dia para a noite. Como mencionado acima, a pessoa precisa estar ciente de que irá correr riscos e, portanto, é preciso estudar vários pontos para colocar tudo em prática.

Até mesmo o local onde seu negócio será instalado precisa ser muito bem estudado, para que você não seja prejudicado no futuro. Ou seja, empreender é difícil e requer muito estudo, mas com um bom plano de negócios esse sonho pode sair do papel, se tornar realidade e trazer muito sucesso.

Como o empreendedorismo vem mudando a economia do mundo? 

Quando falamos de dados de empreendedorismo, no Brasil de cada dez brasileiros, três possuem sua própria empresa. Diante desses números, é possível destacar que o Brasil é um dos países que mais empreendem no mundo.

O fato é que a economia e o empreendedorismo caminham lado a lado, o que faz com que fortaleça cada vez mais a cadeia produtiva. 

De modo geral, ao atender as demandas do mercado, o empreendedor faz com que a economia circule, aumentando o consumo, o que leva a novos empregos e dessa forma o crescimento do mercado.

Outro ponto que devemos destacar é que a crise econômica deixou inúmeras pessoas desempregadas e por isso, foi necessário que todos se reinventassem para conseguir  sobreviver a esse desafio.

Vale lembrar que o empreendedorismo movimenta a economia de forma significativa, afinal quanto mais empresas ativas, mais empregos são gerados e maior será o consumo, fazendo a economia circular cada vez mais.

O que mudou no mundo corporativo? 

O fato é que hoje em dia entrar em uma empresa, se manter por anos e subir de cargo com o tempo não é a maior inspiração do trabalhador brasileiro. Começou a crescer a ideia de novos desafios e ser seu próprio chefe.

É claro que os tempos mudaram e com ele o meio corporativo evoluiu de forma significativa, entrando novos processos para melhorar a qualidade do trabalho, surgiram novas ferramentas, inclusive a tecnologia que foi a maior evolução que tivemos de alguns anos para cá e possibilitou que muitos processos fossem automatizados.

Além da tecnologia, é preciso também destacar a globalização e a concorrência que também evoluíram de maneira absurda.

Tecnologia

A tecnologia foi responsável por automatizar muitos processos que antigamente eram realizados de forma manual. Ou seja, tudo que era papel, ou quase tudo, virou digital. 

Esse processo de automatização e tecnologia eliminou algumas funções mais manuais, mas também gerou novas oportunidades e empregos para milhares de pessoas, principalmente as que buscaram conhecimento e especialização em tecnologia. 

Globalização 

A globalização é um processo de integração política, econômica e cultural mundial. Com isso é possível compreender que com a globalização, o emprego se tornou de certa forma mais fácil no exterior, o que consequentemente tornou o mercado mais competitivo.

Concorrência

A concorrência também é um fator que devemos destacar e trouxe um leque de oportunidades, fazendo com que as pessoas se mantenham em constante procura e isso é independente se estão empregadas ou desempregadas.

Os profissionais estão cada vez mais à procura de novos desafios e, por esse motivo, mesmo quando estão empregados, estão abertos a novas oportunidades que possam surgir.

Como ser um empreendedor? 

Como pudemos ver até aqui, ser um empreendedor nos dias de hoje não é uma tarefa muito fácil e requer muito foco no objetivo e principalmente, estrutura emocional. Afinal, essa estrutura nos mantém conscientes e preparados para enfrentar os obstáculos que irão surgir durante essa empreitada. 

Para ajudar quem deseja ser um empreendedor e para trazer uma noção para aqueles que possuem curiosidade, abaixo separamos algumas dicas de como se tornar um empreendedor. 

Tenha coragem 

A grande maioria das pessoas possuem o desejo de empreender, porém não seguem adiante com esse desejo por ser um processo incerto. O medo de dar errado acaba tomando conta e esse desejo é deixado de lado.

É compreensível que nos tempo em que vivemos as pessoas se sentem acuadas em trocar o que é certo pelo duvidoso, já que empreender tem seus riscos e demanda que a pessoa estude muito antes de dar o pontapé inicial e colocar tudo em prática.

Por isso, a coragem é fundamental nesse momento. Uma dica que irá ajudar nessa decisão, é realizar pesquisas sobre o seguimento do negócio que deseja montar, o local, o público alvo, quanto deverá investir e também em quanto tempo terá o retorno financeiro.

Organize as finanças 

Empreender tem seus riscos, afinal pode ou não dar certo. Por isso, ter as finanças bem organizadas e estruturadas é fundamental nesse momento, além de ter uma reserva para eventuais emergências.

Organização, principalmente a financeira, é a chave para o sucesso de qualquer negócio, Uma dica é buscar a orientação de um especialista nessa área, para que não tome atitudes precipitadas e acabe entrando em dívidas.

Faça plano de negócio 

Para quem não conhece, o plano de negócios se trata de um documento que descreve os objetivos de um negócio e quais atitudes devem ser tomadas para que esses objetivos sejam alcançados, reduzindo os riscos e incertezas. 

Além disso, através do plano de negócios é possível identificar os erros ainda na teoria, sem precisar pôr em prática atitudes que não vão funcionar bem no seu negócio. Por isso, fazer um plano de negócios antes de colocar a mão na massa é extremamente importante.

Não se acomode

Sabemos que muitas empresas fecharam ou nem saíram do papel simplesmente pelo fato de não acompanharem a evolução do mercado. Por isso, é de suma importância que você empreendedor busque estar em constante evolução, seja aplicando em ferramentas para o desenvolvimento do trabalho ou principalmente, buscando conhecimento para aprimorar o negócio.

Não desista

Sabemos que montar o próprio negócio não é tão simples e que no meio do caminho existirão inúmeros obstáculos. Nesses casos, é importante manter o foco e não deixar que esses problemas façam você desistir.

Encare as dificuldades e os problemas de frente, por mais difíceis e assustadores que eles pareçam. Tenha em mente que depois de todo o transtorno você poderá ver o seu negócio na prática. É como diz o ditado “depois de toda tempestade vem a bonaça”, por isso, não desista.

Por que é importante ter um auxílio psicológico durante a transição de carreira? 

Buscar a satisfação e a realização profissional é algo que muitas pessoas desejam, mas para isso, muitas vezes, é preciso passar por uma transição em sua carreira. Por isso, ter um apoio psicológico nesse momento pode te ajudar a encarar essa fase de mudança com mais tranquilidade.

Buscar ajuda de um profissional nesse momento, permitirá compreender e encontrar um caminho para lidar da melhor forma com as dificuldades e incertezas que irão surgir. Além de ajudar também a identificar as questões que estão barrando essa transição.

É claro que cada pessoa possui um tempo para evoluir e para processar certas situações, é por esse e diversos outros motivos que a ajuda de um psicólogo é extremamente importante.

Além disso, esse profissional irá trabalhar para que você busque o autoconhecimento e entenda seus interesse, paixões e também habilidades, não deixando de lado as suas inseguranças.

Precisamos deixar claro que esse processo não acontece de uma hora para outra. É um trabalho que exige tempo e paciência.

Conclusão 

O mundo corporativo vem se renovando cada vez mais com novas tecnologias e a globalização. A maneira como as pessoas se relacionam com o trabalho também é diferente hoje. Cada vez mais o empreendedorismo vem ganhando espaço. 

Mas empreender não é uma tarefa fácil, demanda muito tempo, esforço, estudo e dedicação. É importante persistir e garantir que seu plano seja sólido e bem estruturado.

Além disso, é preciso ressaltar que o investimento em saúde mental gera bons resultados em pequenas empresas também. Empreendedores podem focar e impulsionar a produtividade, performance, bem-estar e satisfação dos seus colaboradores, gerando resultados mais sólidos e alçando o próximo nível em gerenciamento e liderança. 

O Zenklub também ajuda pequenas e médias empresas a investir em autoconhecimento e na saúde mental, com a ajuda de uma equipe variada de profissionais como psicólogos, terapeutas e coaches que podem facilitar essa jornada e atender diferentes times e colaboradores. 

Investir em autoconhecimento para a criação da sua empresa garante retorno em bem-estar, qualidade de vida e financeiro. Ganhe em performance e impulsione os resultados da sua empresa investindo em gestão de saúde emocional com o Zenklub.

COMECE AGORA.