Mapeamento de competências: o que é, como fazer e quais os benefícios?
O mapeamento de competências pode ser o maior aliado de uma empresa, pois a ajuda a encontrar profissionais qualificados para desempenhar corretamente as atividades necessárias em cada setor.
Com esta medida, é possível entender quais são os conhecimentos, habilidades e atitudes do colaborador e como elas podem agregar para o crescimento da companhia. Com o alinhamento feito, é provável que a produtividade melhore substancialmente.
O que é o mapeamento de competências?
O levantamento traça as competências organizacionais que a empresa precisa desenvolver para alcançar metas e objetivos. Após essa etapa, todos os cargos são mapeados, além das funções que precisam ser cumpridas para chegar no propósito desejado.
Com isso, é possível que o gerente adote práticas para desenvolver os funcionários para as competências, através de treinamentos adaptados às necessidades.
Qual o objetivo?
O mapeamento de competências cria e estrutura padrões para que os colaboradores de uma empresa possam se desenvolver à medida em que atendem as necessidades e metas da empresa. Com a estrutura montada e desenvolvida, ambos saem beneficiados.
Diferença entre habilidades e competências
Habilidade é quando uma pessoa consegue colocar um conhecimento em prática no dia a dia. Por exemplo: alguém que consegue realizar cálculos de forma rápida ou desenhe bem.
Competência, por sua vez, é quando a pessoa nunca desenhou, mas ela pode aprender. Ou seja, é uma característica que é desenvolvida por meio de treinamentos ou experiências.
Benefícios do mapeamento e mensuração de competências
O mapa de competências traz vantagens à empresa e ao colaborador. A seguir, o Zenklub mostra quais são os principais benefícios.
- Criar Avaliações de Desempenho precisas;
- saber os conhecimentos do colaborador para o cargo;
- analisar os gaps de competências dos colaboradores;
- melhorar o processo de sucessão dos colaboradores;
- recrutar e selecionar candidatos de forma mais eficiente.
Etapas do mapeamento de competências
O mapeamento e mensuração de competências pode ser realizado através da avaliação dos conhecimentos (cursos, formação acadêmica e experiência profissional), habilidades (capacidade de colocar em prática) e atitudes do colaborador (a ação). Veja a seguir as etapas.
1. Defina as competências buscadas pela empresa
Primeiramente, alinhe os objetivos da companhia para que sejam definidos os tipos de competências que devem ser desenvolvidas.
O processo deve ser feito pelo departamento de recursos humanos, já que o recrutamento e seleção, avaliação periódica, política de remuneração e desenvolvimento de pessoas serão afetados pelos resultados.
2. Elabore um plano de capacitação
Ao criar o plano de capacitação, é preciso avaliar o impacto das ações, sendo custos ou interferência nas atividades rotineiras.
É importante contar com instrumentos que avaliem o desempenho dos colaboradores antes e após as ações, estabelecendo um período para avaliação de resultados.
Leia mais:
Modelos de questionário mapeamento de competências
- Questionário de avaliação 360 graus dos colaboradores
Este modelo permite especificar se os participantes gostariam de analisar o desempenho dos demais funcionários.
- Vantagens dos colaboradores
Realização de 6 questões sobre os aspectos negativos e positivos sobre refeições, espaço e vantagens gerais existentes na empresa.
- Avaliação de desempenho de colaboradores:
Gestores avaliam os membros da equipe com um questionário que possui 10 questões para pesquisa e avaliação, levando em conta a ética de trabalho, atitude e conhecimentos, por exemplo.
- Verificar a satisfação com o trabalho
Aqui, é a vez dos colaboradores avaliarem a empresa em um questionário de 14 questões, levando em conta a satisfação no ambiente corporativo. Podem ser feitas perguntas sobre salário, níveis de estresse e o papel da liderança.
Importância do teste de perfil comportamental
O perfil comportamental é importante para entender melhor as habilidades do colaborador e como ele pode acrescentar na empresa. Toda pessoa tem um perfil importante, ele só precisa ser bem explorado.
Com o teste, é possível conhecer os profissionais e criar equipes de trabalho produtivas e efetivas, trazendo um melhor resultado para a empresa.
Papel do RH na gestão de competências
O RH tem como papel organizar e desenvolver projetos para contribuir na gestão dos funcionários de forma estratégica, sendo a ponte entre funcionário e líder.
Assim, o Recursos Humanos precisa elaborar políticas e práticas para identificar e desenvolver as competências de cada colaborador, trazendo benefícios tanto para a empresa, como na vida profissional de cada um.
Conclusão
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Referências
https://blog.impulseup.com/mapeamento-de-competencias/
https://blog.solides.com.br/como-fazer-mapeamento-de-competencias/
https://aiesec.org.br/aprenda-aqui-como-fazer-mapeamento-de-competencias-dos-funcionarios/
https://www.twygoead.com/site/blog/mapeamento-de-competencias/