O que é coaching, para que serve e como ele pode ajudar a alavancar sua vida
O termo Coaching já se popularizou no setor profissional e vem ganhando cada vez mais adeptos que buscam crescimento na carreira. Mas, muito mais do que uma metodologia para você ser melhor no trabalho, o coaching também é uma poderosa ferramenta para a sua vida pessoal, desenvolvendo as suas principais habilidades.
Hoje vamos falar sobre essa técnica e te dar informações suficientes para que você possa entender em qual momento, como, onde, com quem, você deve começar a sua transformação.
O que é coaching?
Coaching é uma metodologia utilizada para desenvolver melhor o potencial que existe em cada um de nós. Essa técnica é pautada em diferentes ciências e práticas que contribuem, tanto para pessoas quanto para empresas, para acelerar o seu desenvolvimento, evolução e a conquistar as suas metas e objetivos.
Durante as sessões, o coach ou o mentor, nomes atribuídos a esse profissional, irá atuar como apoiador externo e que tem como objetivo despertar o seu potencial interno. É, portanto, uma combinação de técnicas para acessar os seus recursos a fim de melhorar o seu desempenho.
As ações irão depender do grau de desafio do coachee, nome dado a quem realiza o coaching. Ou seja, não há uma linha única de atuação que seja igual para todos, tudo é personalizado de acordo com o nível de maturidade de cada um, e a metodologia do trabalho é feita a partir de uma avaliação técnica do especialista.
O coach não tem a função de um psicólogo, mas sim de um treinador ou orientador. Ele entende as necessidades de seu cliente e, através delas, traça metas diárias que devem ser cumpridas pelo coachee. Assim, com conquistas diárias, o coachee passa a mudar seus hábitos para alcançar seus objetivos no menor tempo possível.
O que significa coaching?
Coaching é uma palavra do inglês, que traduzida significa treinamento, logo, o coach seria um treinador. A palavra coaching foi usada inicialmente na era medieval, e se referia ao cocheiro (coacher), que conduzia a carruagem (coche).
O conceito do coaching surgiu em 1830, na universidade de Oxford, e designava pessoas que atuavam como tutores particulares, aqueles que preparavam e ajudavam os alunos para seus exames.
Em 1831, a palavra ganhou espaço no esporte, usada para definir treinadores de atletas, cantores ou até mesmo atores. Apenas em 1950 é que o coaching começou a ser usado na tarefa de gerir pessoas, ganhando espaço e força no mundo dos negócios.
Como a metodologia coaching surgiu?
O “pai” do coaching é o tenista profissional e treinador americano Tim Gallwey, que em 1938, ao observar que mais do que os treinos físicos e táticos, seus atletas precisavam atender questões emocionais, comportamentais e motivacionais, passou a desenvolver uma metodologia que visasse uma postura de pensamento mais positivo e menos autocrítico.
Em 1974, Gallwey lançou o livro The Inner Game of Tennis, que anos depois virou best-seller com 2 milhões de exemplares vendidos, que disserta a respeito desse trabalho realizado com as suas equipes e os seus resultados. Segundo ele, o esporte nos traz dois adversários, o exterior e o interior.
Gallwey pregava que o verdadeiro oponente dos esportistas eram eles mesmos, suas próprias fraquezas e limitações. Com o seu livro ele visava incentivar os esportistas a superarem suas limitações mentais para obter um melhor desempenho. Com sua metodologia, ele despertou o interesse de executivos que acompanhavam o tênis, e passaram a difundir essa técnica para o mundo corporativo.
Tipos de coaching
O coaching é uma das carreiras que mais tem crescido no mundo todo, e pode ser dividida em alguns tipos de coaching. Vamos detalhar melhor os objetivos e os tipos de trabalhos que podem ser desenvolvidos em cada um:
Coaching de vida ou coaching pessoal
Quando queremos evoluir pessoalmente e a busca por um propósito e realização torna-se uma tarefa difícil, é o coaching pessoal quem poderá ajudar. Com ele você foca em seu desenvolvimento humano, compreendendo melhor as diversas áreas da vida, como família, saúde, relacionamento, transição e finanças, com metas mais planejadas e possíveis de superação e conquista.
Com o processo de coaching pessoal, mais do que descobrir uma missão para a sua vida, você terá conquistas emocionais e comportamentais importantes, como inteligência emocional e autoconhecimento.
Veja a lista de nichos que o coaching pessoal atende:
- Família;
- Emoções pessoais;
- Relacionamentos amorosos;
- Grávidas;
- Espiritual;
- Para crianças;
- Esportivo;
- Comunicação;
- Alimentar;
- Saúde.
Coaching executivo
O coaching executivo é um processo de gestão de pessoas que tem como foco o desenvolvimento das suas habilidades profissionais para alcançar objetivos e metas de crescimento corporativo. Com essa técnica você será capaz de desenvolver melhor o seu poder de comunicação, raciocínio, socialização, negociação e muitos outros aspectos.
É uma prática comum entre líderes e gestores de empresas de todos os níveis e tamanhos, para que possam criar mais ferramentas para o desenvolvimento de equipes, gestão dos negócios e habilidades de liderança. Para quem ainda não alcançou cargos mais altos ou desejados, o coaching irá ajudar a capacitar e aprimorar esse profissional para que ele conquiste a tão desejada promoção.
O coaching executivo é formado pelos seguintes nichos:
- Carreira;
- Performance;
- Vendas;
- Equipes;
- Liderança;
- Organizacional;
- Empresarial;
- Empreendimento.
Para saber mais sobre como desenvolver a segurança psicológica nas empresas e saber mais sobre liderança para alcançar os melhores resultados em seu negócio, leia o e-book completo elaborado por nossos especialistas disponibilizado abaixo:
Em que momento devo procurar um programa de coaching?
Após entendermos o que significa o coaching e quais os tipos, iremos introduzir alguns dos motivos que você pode buscar uma sessão com um coach. Seja dificuldade em conseguir êxito em suas entrevistas de emprego, como mudar de carreira sem estresse ou vontade de dar um gás na sua vida e recomeçar.
Vamos te apresentar 6 motivos em que você pode buscar a ajuda de um coach profissional. Em geral, a hora certa não existe, mas sim uma predisposição pessoal em fazer diferente e conquistar novas habilidades e ferramentas para alcançar seus objetivos. Se você sente que tem coisas a melhorar e que você acredita que ainda há algo a alcançar que você não conseguiu fazer sozinho, procure um especialista em coaching.
É importante se lembrar que o coaching não é como um terapeuta, e ele não irá te diagnosticar. Além disso, o coach não vai te dar respostas prontas do que deve ser feito e de como solucionar os problemas que você está enfrentando. Ele irá entender suas necessidades e em conjunto com você, procurar soluções rápidas e eficientes.
Mesmo que você não saiba exatamente o que te incomoda, as sessões podem te ajudar a entender melhor sobre o que está te atrapalhando. Vejamos então algumas dúvidas que podem pairar sobre você e que demonstram o momento de procurar um coaching.
1) Você sabe para onde quer ir ou onde quer chegar?
É comum passarmos por fases assim, mas quando essa pergunta se torna recorrente é sinal de que você está meio perdido. O coaching é um método focado no momento presente e nas necessidades do agora, por isso, você irá aumentar a sua capacidade de compreensão, visualizar melhor as suas barreiras e definir as suas prioridades.
O coach te ajudará a entender suas necessidades e melhorar seu autoconhecimento. Quando conseguir entender seus valores, suas crenças, conseguirá traçar objetivos e metas para sua vida. O coaching te ajudará a ter uma visão melhor sobre si mesmo, e assim, você poderá saber qual seu objetivo e de onde você deve partir para alcançá-lo.
2) Você tem se candidatado a vagas diversas, mas sem sucesso?
Conseguir um trabalho que faça sentido é realmente um trabalho árduo e que exige persistência e paciência. Para quem está desempregado, essa busca pode ser longa e provocar baixa autoestima e frustrações.
O que precisamos entender é que a dificuldade pode ser por motivos de um momento ruim do mercado ou nas suas qualificações para atingir seus objetivos, ou ainda porque você não está bem organizado para comunicar sobre a sua competência e excelência como profissional. Um coach pode te orientar em relação a essa prospecção e desenvolver melhor o seu comportamento diante desse cenário.
Muitas vezes a falta de emprego deixa as pessoas desanimadas e sem perspectiva. O coaching irá ajudar a entender os motivos dessa estagnação e como tirar você da zona de conforto, te estimulando a ir atrás de objetivos bem traçados, ajudando na sua evolução e crescimento profissional.
3) Quando você quer mudar de carreira?
Transição de carreira pode ter diversas motivações, como insatisfação na empresa que você trabalha ou no cargo que você ocupa, não compatibilidade com a área de atuação, ou simplesmente porque você quer empreender e precisa de uma pitada de coragem para encarar esse desafio. O coach lhe dará ferramentas para você fazer a sua transição de forma planejada e disciplinada, com foco e menos ansiedade.
O coaching te ajudará a impulsionar sua carreira te ajudando a entender suas habilidades e sua capacidade para ir atrás do que quer. Através do autoconhecimento, você conseguirá entender qual o melhor caminho profissional para si mesmo, e como alcançá-lo sem estresse e com êxito.
4) Você está perdido e sente a necessidade de um recomeço
Talvez você já tenha passado por algum momento em que ficou perdido, que alguma coisa em sua vida não deu certo, ou que algum planejamento seu não foi bem executado.
O coach te ajudará a olhar para novos ângulos. Ele irá traçar novas metas com base nas suas competências e habilidades, além de trazer um foco maior para as suas necessidades. O coach te ajudará a retomar as rédeas da situação e a traçar caminhos para se reencontrar novamente e assumir o controle da sua própria vida.
5) Quando você sente que não consegue se livrar de limitações
Algumas pessoas acabam se prendendo a obstáculos e não conseguem mais olhar para frente e superá-los. O coaching ajuda essas pessoas a superarem crenças que não lhe servem mais.
Você já deve ter ouvido algum coach falar de mindset. O mindset seria a forma como cada pessoa age diante das situações, sua forma de ver o mundo. O coach estimula as pessoas a realizarem mudanças em seu mindset, ou seja, em sua forma de pensar e agir. Com isso, o coachee terá seus comportamentos melhorados para poder alcançar seus objetivos e superar suas limitações.
A mudança no mindset estimula as pessoas a se livrarem de todas as limitações que as impedem de conquistar seus objetivos, e faz com que elas consigam melhorar suas habilidades e concepções.
6)Você tem dificuldades em tomar decisões
Tomar decisões pode transformar totalmente sua vida. Ter medo de escolher entre duas ou mais opções pode ser normal, mas se isso começa a te atrapalhar, ou é um medo muito grande, pode ser que você precise de ajuda de um coach.
O coaching te ajudará a ter dimensão das várias áreas da sua vida, e te ajudará a entender melhor a percepção de seu futuro. Com o autoconhecimento, e você tendo noção de suas habilidades, terá mais assertividade na hora de escolher qual a melhor opção para sua vida.
Tomar decisões é muito importante para um futuro próspero. Sessões de coaching te ajudarão a escolher seu caminho sozinho, com a certeza de sucesso nas várias áreas de sua vida.
Como o coaching pode alavancar sua vida?
Já falamos muito sobre os benefícios do coaching, mas faltou aquela famosa listinha para você ter o gostinho do que você pode conquistar e mudar na sua vida com o coaching de carreira ou coaching de vida.
É importante ressaltar que o coaching é uma série de técnicas que te ajudarão a alcançar seus objetivos, sejam de qualquer natureza, estimulando você a superar seus limites e ir atrás de suas metas com maior eficiência.
1) Defina objetivos
Se você não está confortável com o lugar onde está, é preciso mudar de lugar. Isso serve para a carreira, um relacionamento amoroso ou mesmo para a sua vida pessoal. Para mudar, no entanto, é preciso definir os objetivos: o que você realmente deseja e por que? Sabendo responder a essas perguntas com certeza você vai saber o que fazer.
Mesmo que você ainda não tenha certeza do que quer, ou de onde partir, o coaching vai te ajudar a entender melhor um pouco sobre si mesmo e logo te fará descobrir os caminhos que deseja seguir. Definir objetivos é importante para te ajudar a mudar seus hábitos e encontrar os melhores métodos para alcançar aquilo que deseja. Sem um objetivo na vida, você fica estacionado no mesmo lugar, sem evolução pessoal.
2) Faça planos para curto, médio e longo prazo
Muitas das mudanças que queremos fazer não podem ser conquistadas da noite para o dia, mas é possível estabelecer alguns passos para chegar lá. Quer ser promovido? Para isso você precisa conquistar a confiança do seu chefe, mostrar que tem capacidade técnica e inteligência emocional. Em quanto tempo você consegue tudo isso? Talvez leve mais do que algumas semanas, mas se você dividir seu objetivo nessas etapas, vai sentir que está mais próximo de conquistar o que deseja.
O coaching irá te ajudar a entender quais são suas necessidades e como você pode alcançá-las. Para isso, será feita uma gama de metas e lições diárias que você deverá cumprir. Essas metas são de prazos diferenciados, e vão te estimular a continuar cumprindo todas elas.
É claro que você pode sonhar grande, e ter sonhos que são difíceis de serem alcançados. No entanto, tudo na vida é um processo. Comece estabelecendo metas que serão cumpridas rapidamente, e que irão te incentivar a continuar buscando seus maiores sonhos. Você pode, por exemplo, tentar melhorar seus hábitos, começando por metas que você pode melhorar no dia-a-dia, como uma alimentação mais saudável, praticar exercícios.
3) Determine o prazo para cada objetivo
Ainda usando a promoção acima como exemplo, que tal colocar prazos para cada etapa? Se em um ano você quer um cargo novo, a cada quatro meses você deve estar em uma nova “fase”. Você vai sentir que progrediu e vai ficar mais empenhado em perseguir seus ideais.
Trabalhar com prazos faz com que suas metas sejam cumpridas com precisão. Procure estabelecer prazos que você sabe que podem ser cumpridos. Estabelecer um tempo limite faz com que você consiga se organizar melhor e ir atrás de seus objetivos.
4) Reconheça seus pontos fortes e fracos
Quando você se conhece, sabe exatamente como usar seus pontos fortes a seu favor em todas as situações. E o mesmo acontece com os pontos nos quais você precisa melhorar. Essa etapa faz parte do trabalho de autoconhecimento.
O autoconhecimento te ajudará a explorar suas habilidades e a fazer as melhores escolhas para si mesmo. Quando você reconhece quais seus pontos fortes, você se torna uma pessoa mais consciente, e com noção das próprias habilidades. Você pode também estimular seus pontos mais fracos, trabalhando para melhorá-los, se tornando uma pessoa mais controlada emocionalmente e mais decidida.
5) Descubra quais são os seus limites e desconstrua eles
Crença limitante é uma afirmação que você toma como verdade imutável, mas que na verdade acaba te impedindo de evoluir. Por exemplo: você acha que não pode ter um cargo melhor porque não fez aquela tão sonhada pós-graduação naquela faculdade de prestígio.
Essa é uma crença limitante, já que existem inúmeras formas de você provar o seu valor, mesmo sem esse diploma no currículo. E isso vale para a vida! Descobrir quais são as suas crenças limitantes te ajuda a chegar mais longe do que você pode imaginar.
Quando você conseguir entender melhor suas crenças, e sobre quem você é, conseguirá se livrar de suas próprias limitações. Através do coaching, você entenderá que algumas das crenças que são carregadas com si mesmo ao longo do tempo, só te prendem ao passado e te impedem de sair do lugar e superar seus limites.
Quem pode se tornar um coach?
O coach não exige uma graduação, e não há uma formação específica para ser um profissional. Para aqueles que querem seguir a profissão, há cursos especializados em ser um coach, ou até mesmo pós-graduações, que são oferecidas por instituições que devem ser credenciadas pelo Ministério da Educação.
Em geral, os mais buscados são profissionais que também carregam em seu currículo a formação de psicólogo e áreas afins, já que é um campo que naturalmente estuda e desvenda o comportamento e as emoções humanas. Para ser um coach você deve ter interesse em ajudar as pessoas, e é importante sempre ir atrás de conhecimento novo e experiências que podem te ajudar a auxiliar outras pessoas.
Diferença de Coaching e Mentoring
Para entender melhor a diferença vamos relembrar o conceito de coaching e entender o que é mentoring.
- Coaching: em resumo, o coaching é realizado através de sessões, em que o coach estabelece metas e prazos para seu cliente. Ele ajuda cada pessoa a entender melhor a si mesma, e como ela pode melhorar suas habilidades e seus hábitos para alcançar suas metas. Ele pode ser tanto profissional, como pessoal.
- Mentoring: o mentoring é focado na vida profissional do indivíduo. Os mentores (profissionais do mentoring) são pessoas com experiência na área que o mentorado (cliente) deseja desenvolver. Esse profissional pode ser até da mesma empresa, e ajuda o mentorado a desenvolver sua carreira.
Com os dois conceitos bem mais claros, vamos às diferenças. O coach auxilia o coachee através do autoconhecimento e de como ele pode alavancar sua vida, através de metas e planejamentos. Ele também ajuda o indivíduo através de reflexões e mudanças de hábitos, fazendo com que cada um entenda mais sobre si mesmo. Lembre-se que o coach não tem uma formação exata, e que ele não precisa ter experiência nenhuma na área que o coachee deseja seguir, ele apenas estimula seu cliente em como melhorar a si mesmo.
Já no mentoring o profissional deve ser experiente na área que o cliente quer seguir. Os mentores compartilham com os mais jovens sobre suas vivências, a fim de passar seus conhecimentos com pessoas começando em suas áreas de atuação, e que visam melhorar em sua vida profissional. Esse profissional pode até ser da mesma empresa que o mentorado, e apresenta métodos que podem ser utilizados para o sucesso na carreira.
O mentoring não tem um limite de tempo em que deve ser realizado, como as sessões de coaching que logo são estabelecidas em quantidade. O mentoring irá durar o tempo necessário para a evolução de cada pessoa.
Conclusão
Fazer parte de um processo de coaching é uma poderosa ferramenta para desenvolver melhor o potencial que existe em cada profissional. O coach busca entender as necessidades do profissional e, através do autoconhecimento e de um plano sólido, alcançar o desenvolvimento de carreira.
O time de Recursos Humanos também pode incentivar esse movimento dentro das empresas, fornecendo palestras e cursos com coaches visando a melhora do bem-estar corporativo e performance.
Para isso, podemos utilizar dados comportamentais, buscando entender quais áreas precisam de desenvolvimento e foco na empresa. Com esses dados, é possível estruturar treinamentos personalizados e investir na performance e bem-estar dos seus colaboradores.
O ZenManager é a plataforma do Zenklub para RHs que oferece esses dados comportamentais e de bem-estar de forma inteligente para orientar essa e outras estratégias do RH.
No Zenklub, além de psicólogos de diferentes áreas, você também pode utilizar o seu benefício corporativo para encontrar coaches profissionais que podem te orientar no seu desenvolvimento profissional e jornada, alavancando sua carreira e te levando ainda mais longe.
Investir na evolução dos colaboradores e no bem-estar dentro da sua empresa garante retorno em bem-estar, qualidade de vida e financeiro para todos. Ganhe em performance e impulsione os resultados da sua empresa investindo em gestão de saúde emocional com o Zenklub.
Rui Brandão é médico, com experiência em Portugal, Brasil e Estados Unidos da América, e mestre em Administração pela FGV em São Paulo. Hoje é CEO & Co-fundador do Zenklub, plataforma de saúde emocional e desenvolvimento pessoal que oferece conteúdos, profissionais e ferramentas especializadas para mais de 1.5 milhões de pessoas no Brasil.