O que é avaliação 180 graus e como usar na sua empresa
Uma empresa é composta de diversos colaboradores que trabalham em conjunto para um mesmo objetivo final. Como são vários funcionários, cada um possui uma forma de trabalhar e performances diferentes, e é importante que todos estejam alinhados com o que a empresa espera de cada um. Por isso, há uma importância de que a empresa avalie seus colaboradores para se certificar de que tudo corre de acordo com o que é esperado.
O feedback ajuda tanto o próprio funcionário, que passa a entender no que ele pode melhorar, quanto a própria empresa, que fortalece sua comunicação interna e fica mais fácil para o RH conseguir entender o que deve ser feito para que os times sejam mais produtivos.
Avaliação de desempenho ajuda a empresa em um todo e consegue direcionar melhor os caminhos para um futuro crescimento. A avaliação 180 graus pode fornecer todos esses dados para sua empresa e te direcionar para como usá-los da melhor maneira. Hoje iremos te mostrar o que é essa avaliação, sua importância e os principais desafios a serem enfrentados.
O que é avaliação 180 graus?
A avaliação 180 graus é uma avaliação de desempenho realizada entre o gestor e seu colaborador. Nessa avaliação, o funcionário é analisado pelo seu gestor em relação ao seu comportamento e desempenho, e pode contar com questões como produtividade, sua relação com a equipe, pontualidade, produtividade e qualidade de seu trabalho.
O gestor também pode solicitar uma autoavaliação de seus funcionários, onde eles próprios se avaliam. Essa autoavaliação também pode ser feita através de um formulário, que contará com perguntas mais específicas, onde os colaboradores irão avaliar sua própria performance dentro da empresa.
Esse tipo de avaliação é uma das mais usadas entre as empresas, porque é de fácil entendimento e ajuda muito na cultura empresarial. Ela ajuda os gestores a entenderem o que pode ser melhorado, qual funcionário precisa de maior apoio, o potencial de sua equipe, e ajuda a direcionar as melhores estratégias para cada um.
Qual a importância da avaliação de desempenho?
Cada pessoa dentro de uma empresa possui pontos fortes e fracos diferentes. Isso também inclui uma performance diferente, produtividade diferente. Uma avaliação de desempenho permite que o gestor entenda como cada funcionário está dentro do ambiente organizacional, e como manejar melhor a produtividade de cada um.
Uma avaliação de desempenho ajuda, por exemplo, a identificar se há uma necessidade de treinamento para algum funcionário, ou se eles estão apresentando bons resultados. Também ajuda a identificar funcionários de destaque, que são extremamente produtivos e merecem alguma recompensa.
Quando um funcionário se auto avalia, ele passa a pensar em que pontos ele pode melhorar, o que ele tem de destaque e deve investir. Feedbacks são extremamente importantes para entender pontos fortes e pontos que devem ser melhorados, além de incentivar os funcionários a buscarem melhorias para si mesmos e para a empresa.
Uma avaliação de desempenho alinha a performance de seus colaboradores com o que a empresa espera. É importante que haja um acompanhamento para que os funcionários possam entender onde melhorar e ajudar os gestores a mediarem essa melhoria conforme o exigido pela empresa.
Quais as vantagens da avaliação 180 graus?
Agora que você já sabe o que é uma avaliação de 180 graus e a sua importância para empresa, iremos te dar as vantagens de aplicar esse método e como ele irá melhorar os resultados de cada time.
Informações precisas do colaborador
Às vezes pode ser que a empresa tenha algumas falhas, que os resultados não estão saindo como o planejado. No entanto, para que isso seja mudado, a empresa precisa identificar onde esses erros estão e como melhorá-los.
Com essa avaliação, o gestor consegue identificar com objetividade e clareza se os seus funcionários estão alinhados com o que a empresa espera de cada um. Essa avaliação permite que o gestor perceba se o funcionário precisa de maior atenção e de um treinamento se necessário, ou se está se destacando e precisa de uma recompensa.
O gestor também pode comparar sua avaliação e a autoavaliação de seu funcionário, conseguindo tirar conclusões mais precisas e objetivas sobre cada um. Essa troca de informações irá permitir que os colaboradores identifiquem suas próprias falhas e seus pontos fortes, ganhando incentivo para melhorar a si mesmos.
Ter uma visão mais clara sobre cada funcionário irá permitir que o gestor alinhe com seu time alguns pontos que devem ser reforçados dentro da empresa, e permite que sejam evitadas crises maiores que podem ser resolvidas com conversas.
Análise da gestão
Através do feedback ou mesmo da auto avaliação do colaborador, o gestor consegue identificar alguns problemas da própria gestão. Os funcionários podem apresentar alguns dos problemas que eles enfrentam durante o trabalho, que pode ser uma falha da própria organização.
Além disso, se a maioria dos colaboradores apresentam os mesmos questionamentos, ou os mesmos erros, pode ser algum problema de comunicação da própria gestão, e seus funcionários não estão alinhados com os objetivos da empresa.
Por isso é importante que o gestor esteja atento a esses sinais, para que possa também melhorar como líder e manejar os erros que a gestão pode apresentar. Isso serve também para conseguir identificar os pontos fortes. Se a gestão está boa e conseguindo direcionar seu time com êxito.
Identificação de talentos
Com o feedback e sabendo da produtividade e performance de seus funcionários, a gestão conseguirá identificar funcionários que se destacam entre os outros. Identificar os talentos permite que a gestão invista em seus pontos fortes e recompense seus funcionários.
Um funcionário que tem recompensa pelo seu esforço, que é reconhecido, se torna muito mais produtivo e com mais satisfação no trabalho. A qualidade do trabalho aumenta e afeta diretamente a empresa, trazendo mais produtividade e mais qualidade.
Como usar esse tipo de avaliação na sua empresa?
Para que a avaliação seja aplicada, é importante que seus funcionários saibam da importância de participar e serem sinceros consigo mesmo. Por isso, antes que a avaliação seja aplicada, se certifique de que o time entendeu a proposta e estejam dispostos a fazer isso acontecer.
As conversas devem ser francas e objetivas, mas devem deixar os funcionários confortáveis também. É importante que o gestor não pressione seus colaboradores, e que o feedback seja feito de maneira clara e que reforce a importância do desenvolvimento pessoal de cada um.
Se você preferir oferecer um formulário para a autoavaliação, certifique-se de que as perguntas sejam diretas e que forneçam respostas estratégicas, que possam ser realmente utilizadas para melhorias dentro da empresa. Você pode se utilizar de formulários online, que têm tecnologia própria e capacidade para recolher esses resultados.
Agora que as informações foram reunidas, e seus funcionários já sabem o que podem melhorar, chegou a hora de realizar as mudanças necessárias. Com essas informações, agora cabe ao time de RH desenvolver as melhores estratégias para treinar seus profissionais nos pontos que devem ser melhorados. É hora de começar a realizar as mudanças necessárias, para que haja um desenvolvimento pessoal e coletivo.
A empresa também deve manter essa cultura de feedbacks em mente, e realizar a avaliação em períodos curtos de tempo, para que os resultados sejam comparados para identificar se há melhora ou piora ao longo do tempo. Esses resultados são importantes para que a empresa mude as estratégias de gestão conforme necessário.
Quais são as principais dificuldades em aplicar esse tipo de avaliação?
Uma das grandes dificuldades da avaliação 180 graus é que o gestor pode acabar se deixando influenciar por questões pessoais na hora da avaliação e acaba sendo parcial, se deixando levar por favoritismos. Isso acontece, por exemplo, quando o gestor tem algum favorito dentro da empresa, e só tece elogios, não apontando o que pode ser melhorado, prejudicando toda a empresa.
Também pode acontecer do gestor fazer julgamentos antes de ouvir o funcionário, e tomar uma abordagem que seja prejudicial ou injusta. Isso deixará os colaboradores chateados e poderá prejudicar o desempenho na empresa.
Outro desafio é fazer com que todos os funcionários cooperem, já que para que dê certo, é necessário que todos estejam dispostos a participar da avaliação.
Conclusão
Investir em uma avaliação 180 graus garante que a gestão de pessoas seja feita com uma estratégia sólida, o que é muito importante se as empresas querem colocar o bem-estar e satisfação do colaborador em foco, gerando mais motivação, treinamentos adequados, melhora na performance, satisfação e engajamento no dia a dia.
O Zenklub é também uma ferramenta poderosa na gestão de pessoas, porque dá ao RHs e às lideranças da empresa dados comportamentais sobre a cultura e o ambiente de trabalho. Através do ZenManager, a plataforma corporativa do Zenklub, é possível gerir os planos corporativos de forma prática e autônoma e ainda ter acesso a dados de Behaviour Analytics e insights sobre a saúde mental dos colaboradores.
Tudo isso de forma segura, confidencial e, agora, gratuita para você conhecer.
Experimente o ZenManager gratuitamente