Colocar o autoconhecimento na prática traz benefícios que não se limitam à sua vida pessoal. Quem se conhece bem vai melhor no trabalho e constrói uma carreira mais sólida. Se você está atrás de uma promoção, ou não está feliz com o seu cargo atual, mas não sabe o que fazer, talvez seja hora de tentar se conhecer mais.

Quando você sabe de suas limitações e seus pontos fortes, fica muito mais fácil se desenvolver na vida. Isso afeta diretamente sua carreira profissional, já que se conhecendo melhor você já sabe o que fazer para estar satisfeito, sabe como superar seus limites e como explorar seus pontos fortes e suas competências profissionais.

Saber se olhar, se entender e se respeitar permite desenvolver uma vida no trabalho que combina mais com quem você realmente é. E no que se refere ao seu dia a dia, o autoconhecimento traz mais humanidade e melhora seus relacionamentos – em outras palavras, fortalece o seu networking.

Afinal, o que é autoconhecimento? 

O autoconhecimento é o conhecimento de uma pessoa sobre si mesma. Seus gostos, seus pontos fortes e fracos, seus sentimentos e emoções. Conhecer a si mesmo permite que você saiba o que é melhor para sua vida, evitando situações de estresse.

Quando você conhece suas emoções é muito mais fácil lidar com elas. Você passa a ser uma pessoa mais auto confiança, que tem dimensão de seus talentos, e consegue tomar decisões mais assertivas. 

Pessoas que se conhecem conseguem lidar melhor com situações inesperadas, como a perda de um emprego ou um ambiente de trabalho mais instável. Isso porque o autoconhecimento trabalha também o controle emocional sobre seus sentimentos, evitando situações de ansiedade, descontrole e explosões de raiva.

No autoconhecimento profissional, seu conhecimento é sobre suas habilidades profissionais. Ele irá te ajudar a entender quais seus gostos, suas habilidades e o que te diferencia de outros profissionais. Isso irá evitar ansiedade no trabalho, e evitar que você se atrapalhe no caminho para alcançar seus objetivos.

Como se autoconhecer? 

Para que você consiga ter êxito em sua vida e em sua carreira, é importante saber mais sobre si mesmo. Mas, afinal, como praticar o autoconhecimento e avançar na sua carreira? 

Iremos te dar algumas dicas que podem te ajudar a conhecer mais a si mesmo e, assim, criar um plano de ação que vai te destacar na sua carreira. 

1) Se questione

Procure questionar suas escolhas e características de sua personalidade. O questionamento nos tira da rotina e podemos perceber coisas sobre nós mesmos que eram óbvias e não conseguimos enxergar. 

Pense sobre o motivo de você não gostar disso ou daquilo. Questione-se sobre o sucesso e sobre o que realmente significa para você. Pense sobre suas metas e seus objetivos, ficará muito mais fácil se desenvolver profissionalmente se você souber para onde quer ir. 

Comece fazendo as seguintes perguntas a si mesmo:

  • O que é sucesso para mim?
  • Quais as minhas maiores habilidades?
  • O que me faz feliz?
  • Como eu lido com os obstáculos e como eu gostaria de lidar?
  • O que posso melhorar em mim mesmo?

O questionamento irá te fazer parar para pensar sobre suas escolhas, e você irá acabar percebendo algumas atitudes ou traços de sua personalidade que podem ser melhorados.

2) Identifique seus pontos fortes e fracos

Ter pontos positivos e negativos em sua personalidade faz parte de quem você é. Não deixe que o orgulho se sobreponha e enfrente suas limitações. Quando você é aberto consigo mesmo e aceita que têm defeitos, fica muito mais fácil dar o primeiro passo e agir no que deve ser melhorado.

Faça uma análise sincera de si mesmo. Todos temos defeitos, e o primeiro passo é entender eles para que você possa melhorá-los. Além disso, quando você tem consciência de suas habilidades, sua autoconfiança se torna muito maior, e você passa a saber qual o seu valor na empresa em que você trabalha.

Alcançar o sucesso depende muito de superar seus limites e explorar suas habilidades. Seja sincero consigo mesmo.

3) Saiba quando dizer não

Muitas vezes temos medo de que as pessoas não gostem da gente ou fiquem chateadas. No entanto, você deve respeitar suas vontades. Não deixe que essa vontade de ser aceito passe por cima de quem você é. Respeite suas vontades e mantenha seus valores sempre em mente

4) Trace planos para sua carreira

Reserve um momento para si, para pensar sobre seus objetivos profissionais. Com eles em mente, você conseguirá entender quais os caminhos possíveis para atingir suas metas. Pergunte a si mesmo quais seus sonhos, e ficará mais fácil saber para onde ir.

5) Faça Terapia

A terapia irá te ajudar no processo de autoconhecimento, a partir de reflexões sobre si mesmo. Muitas pessoas acham que terapia é só para pessoas que têm transtornos psicológicos, mas é muito mais do que isso.

A psicoterapia irá te ajudar a entender porque você age de determinada forma para cada situação, e te incentivará a questionar seus valores. Você passando a perceber o que te desperta sentimentos negativos, será mais fácil contornar essas situações.

A terapia irá te auxiliar na busca pelo melhor controle de suas emoções e você conseguirá identificar o que te faz mal, e como lidar melhor com si mesmo, alinhando seus valores às suas atitudes.

Qual a importância do autoconhecimento para uma carreira profissional? 

Às vezes você pode acabar se questionando se essa carreira é ideal para você, ou se realmente te faz feliz. É normal que a gente mude de opinião sobre nossas metas e sobre nosso futuro. O autoconhecimento permite que você se situe na sua profissão e entenda se é o melhor para você.

A partir de sua personalidade e suas habilidades é possível criar um direcionamento que faça mais sentido para seus objetivos profissionais. Por exemplo, se você gosta de se relacionar com pessoas e gosta de se movimentar, um ambiente de trabalho que promova flexibilidade e contato com pessoas pode ser melhor para você. 

Com o conhecimento de suas habilidades, promovidas pelo autoconhecimento, você passa a ter mais confiança em si mesmo, evitando estresse e ansiedade no trabalho. Conhecer suas habilidades permite que suas decisões sejam mais assertivas, o que é extremamente importante em um ambiente de trabalho.

Além disso, o autoconhecimento promove a inteligência emocional. Você saberá lidar com conflitos dentro do trabalho sem se estressar. Sabendo ter controle de suas emoções, fica tudo mais tranquilo, e seu ambiente de trabalho se torna muito mais saudável, tanto para você, quanto para seus colegas.

Quais os principais benefícios para sua carreira? 

Como você viu até aqui, o autoconhecimento promove inúmeros benefícios tanto para si mesmo, quanto para o ambiente ao seu redor. Desde saber controlar suas emoções, até estimular todos seus pontos fortes, se tornando mais auto confiante e decidida.

Iremos te apresentar agora, os principais benefícios para sua carreira, e como se autoconhecer pode te ajudar no sucesso profissional e satisfação pessoal.

1) A busca pelo que te faz feliz

Para conseguir ir atrás do que a gente realmente gosta, só tem um jeito: de fato saber o que desperta o nosso interesse. Então, para você trabalhar com o que você ama, não adianta achar que um dia, do nada, o emprego perfeito vai cair no seu colo.

É preciso entender que a carreira dos sonhos é uma construção, à qual você consegue se dedicar mais conforme se conhece com profundidade.

2) Domínio das próprias emoções

Estar no comando das próprias emoções refere-se à autoconsciência, autoconfiança e à capacidade de reconhecer um sentimento quando ele ocorre, procurando a melhor maneira de lidar com ele. 

Ou seja, não estamos falando de autocontrole, mas sim de uma maneira saudável de encarar os nossos sentimentos, especialmente no ambiente de trabalho: onde é comum que haja várias partes envolvidas, com diferentes expectativas e percepções.

3) Lidando com as emoções dos outros

Ninguém é um robô. Todo mundo sente, erra e se manifesta. Assim como todos temos dias melhores e piores. Dessa maneira, conhecer os próprios limites e saber se expressar bem ajuda na hora de lidar com os outros. Unindo autoconhecimento a sensibilidade, é possível melhorar (e muito) as suas relações no trabalho.

4) Automotivação

Quando a gente se conhece, nos cobramos menos a partir de expectativas irreais (e, muitas vezes, opressoras), ao mesmo tempo em que conseguimos nos motivar com mais frequência, nos baseando em perspectivas mais verdadeiras. Saber ser o próprio incentivo, com o intuito de ir atrás do que se deseja, é uma qualidade imprescindível para uma carreira que te fará mais feliz e completo.

5) Skills de liderança

Um bom líder é aquele que sabe se comunicar, delegar, motivar e, também, é aquele que conhece bem suas forças e fraquezas. Só assim, reconhecendo seus pontos positivos e negativos, é possível montar e guiar equipes que complementam as suas próprias competências – sempre de maneira produtiva e construtiva. 

Como a terapia pode te ajudar a ter autoconhecimento? 

Nas sessões de terapia, o psicólogo irá ouvir você relatando os acometimentos de sua vida. Ele terá uma percepção de fora, neutra, de alguém que não te conhece, e irá lhe fazer perguntas sobre seus sentimentos diante de cada situação. A partir disso, você passará a questionar atitudes suas e seus valores, que muitas vezes são automáticos e apenas te prejudicam.

Você passará a questionar seus valores e seus hábitos. O psicólogo irá te ajudar a quebrar ciclos que lhe causam sofrimento, e que você não sabe como mudar. Entender as motivações de suas atitudes te ajuda a lidar com a raíz do problema, e evitar dificuldades futuras.

É importante pensarmos que a falta de autoconhecimento, de saber agir e identificar coisas que te fazem feliz, pode lhe causar muito sofrimento e alguns transtornos psicológicos no futuro. A terapia irá te ajudar a evitar muito mais sofrimento lá na frente, e você saberá lidar melhor com situações que lhe causam problemas. 

Conclusão 

O autoconhecimento está diretamente ligado com o bem-estar, a saúde emocional e também com o seu avanço profissional. Isso porque conseguir identificar suas características, personalidade, vontades e habilidades, te dá autonomia para buscar evolução e se tornar um profissional de destaque. 

A terapia pode ser uma ferramenta poderosa para o autoconhecimento e grande aliada da saúde mental e emocional. Com a democratização da terapia e do foco em saúde mental, cada vez mais pessoas estão buscando ajuda de profissionais especializados como os psicólogos.

Buscar ajuda profissional não deve ser vergonha e a terapia já ajudou e continua ajudando muitas pessoas. O psicólogo é um profissional capacitado que age de acordo com um código de ética visando o melhor atendimento para quem o procura.

Investir em autoconhecimento e na sua saúde mental garante retorno em bem-estar, qualidade de vida e financeiro para todos. Ganhe em performance e impulsione os seus resultados investindo em saúde emocional com o Zenklub.

COMECE AGORA.