O mentoring é um processo que contribui para a capacitação e desenvolvimento de um profissional. Compartilhar experiências e conhecimentos, hoje tornou-se uma das estratégias mais eficientes e que vem proporcionando excelentes resultados.

O mentoring pode ocorrer tanto individual como em grupo, e esse processo possui modalidades nas quais é possível avaliar e entender qual se encaixa melhor e vai de acordo com as necessidades da empresa e do profissional. 

Com isso, abaixo vamos entender melhor do que se trata esse processo, como ele funciona e quais seus benefícios. 

O que é mentoring?

Mentoring é quando uma pessoa com mais experiência ou com um conhecimento e habilidades específicas compartilha seus conhecimentos e experiências com outro profissional que quer desenvolver essas habilidades.

O mentor orienta e aconselha seu mentorado que está ingressando no mercado de trabalho, mudando de ramo ou empresa. Essa mentoria pode ser realizada tanto individualmente quanto em grupo.

Ou seja, o mentor que é uma pessoa mais experiente, irá ajudar o mentee ou mentorado, que é uma pessoa com vontade de aprender e que está iniciando no mercado de trabalho, ensinando e compartilhando suas experiências e conhecimento.

Qual a diferença entre Coaching e Mentoring?

Tanto coaching quanto mentoring são consultorias prestadas que buscam o desenvolvimento profissional de uma pessoa.

O coaching saiu das quadras de esportes para o ambiente corporativo e com o passar dos anos foram surgindo diferentes segmentos como, life coaching, coaching de carreira, líder coach, coaching executivo e também coaching de equipe.

Da mesma forma que o coaching, o mentoring também conta com diferentes tipos de segmentos como, mentoring por pares, mentoring de grupo, mentoring reverso, cross-mentoring, mentoring formal e também mentoring informal.

Com isso, abaixo vamos entender melhor qual a diferença entre coaching e mentoring.

Coaching

Vamos começar pelo coaching, que de forma objetiva é um processo de desenvolvimento de competências, que podem ocorrer a curto, médio ou longo prazo. Se trata do relacionamento entre o coach que conduz o processo, e o coachee, que é a pessoa que será conduzida.

A busca pelo coach geralmente acontece quando o coachee almeja alcançar metas relacionadas ao desenvolvimento profissional. Porém, para que esse processo se desenvolva, é necessário que ambas as partes estejam dispostas e envolvidas na ação.

Para que esse processo aconteça com excelência e proporcione bons resultados, o coach utiliza ferramentas e técnicas que auxiliam no crescimento profissional do cliente.

Ou seja, no coaching um profissional externo é contratado para conduzir o processo. Esse profissional, não diz ao coachee o que ele precisa fazer, mas sim, orienta o processo de autoconhecimento para que o profissional alcance seu objetivo.

Mentoring

Já o mentoring, se trata de um processo de troca de conhecimento entre profissionais para alcançar os objetivos desejados. 

A posição do mentor é ocupada por um profissional mais velho que possui mais experiência, onde ele compartilha técnicas e situações já vividas e de seu conhecimento, com um profissional mais jovem que deseja aprender mais sobre um determinado assunto.

Porém, como já mencionado acima, hoje existe uma modalidade de mentoring reversa, da qual muitas empresas oferecem a seus colaboradores. Essa modalidade consiste em profissionais mais jovens ajudando colegas mais velhos a lidarem com as mudanças principalmente tecnológicas.

Vale destacar que, para um profissional atuar como mentor, é necessário que ele conheça suas competências e habilidades, além de saber pontuar quais foram suas conquistas e também seus fracassos.

Além de que, não existe um tempo exato para uma mentoria, tudo dependerá dos objetivos e do orçamento que o profissional que contratará o serviço, terá disponível.

Quais os benefícios de mentoring?

Saber aproveitar e utilizar o processo de mentoring, pode proporcionar resultados excelentes para quem busca esse serviço. Abaixo, iremos entender e conhecer alguns benefícios que o mentoring proporciona.

Desenvolvimento dos colaboradores

O mentoring é realizado de acordo com a demanda da empresa ou com a necessidade que o profissional identifica ter. 

Uma vez que é identificado essas lacunas, o mentor entra em ação para corrigi-las e instruir da maneira correta o profissional, colaborando para o desenvolvimento dos colaboradores envolvidos nesse processo. 

Esse processo de troca pode desenvolver não apenas as habilidades dos colaboradores, mas também melhorar e fortalecer a comunicação interna e o compartilhamento de informação.

Planos de curto, médio e longo prazo

Embora haja um retorno rápido de desempenho para quem busca a mentoria, esse processo é pensado a curto, médio e longo prazo. Porém, vale ressaltar que, é necessário considerar como essa ação irá se desenvolver com o passar do tempo.

Adequado para qualquer tipo de negócio

Agora que já sabemos o que é e como funciona o mentoring, se torna óbvio que esse processo pode ser aplicado a qualquer tipo de negócio ou a qualquer segmento profissional. Mas é claro, para que isso aconteça é preciso que o profissional tenha o conhecimento adequado para cada necessidade.

Todo e qualquer tipo de negócio pode se beneficiar de ferramentas como o mentoring e o braving, que servem para compartilhar conhecimento e também estabelecer uma maior confiança entre os colaboradores.

Retenção e descobrimento de talentos

O processo de mentoria também é uma forma de reter e descobrir novos talentos. A mentoria auxilia a extrair e desenvolver mais habilidades nos profissionais que recebem esse serviço. Essas novas habilidades podem ser aproveitadas no desenvolvimento de carreira e para que o RH engaje seus colaboradores a buscar por mais.

Tipos de mentoring

O mentoring é um tipo de consultoria que conta com diferentes modalidades, e dependerá da necessidade do profissional ou da cultura organizacional, para se escolher qual a melhor e qual se encaixa de acordo com o que se está buscando.

Com isso, abaixo iremos apontar quais as modalidades de mentoring existentes e assim, iremos entender melhor como funciona cada uma delas.

Mentoring por pares

Se trata de quando o mentor e o mentorado fazem parte da mesma equipe, geração ou nível hierárquico, onde o objetivo é que ambas as partes compartilhem seus conhecimentos e experiências, assim, complementando o repertório um do outro. 

Obs: esse tipo de mentoring é o mais indicado para lideranças.

Mentoring de grupo

O mentoring em grupo, tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre um determinado tema ou uma técnica, através de parceria entre mentores e um grupo de colaboradores ou profissionais que buscam o mesmo objetivo.

Mentoring reverso

Essa modalidade se trata de quando o mentor é um profissional mais jovem, onde seu principal objetivo é transmitir seu conhecimento sobre questões da modernidade para um colaborador mais velho. O foco é promover a troca de experiências entre as partes.

Cross-mentoring

Se trata de uma mentoria realizada por um profissional de outro setor. Seu intuito é promover a integração entre colegas, além de proporcionar a possibilidade de compartilharem entre si, seus conhecimentos e experiências.

Mentoring informal

Diferente do mentoring formal, que iremos entender melhor logo abaixo, o mentoring informal é quando os colaboradores decidem quem será o mentor, o conteúdo que será abordado na mentoria e a forma como aconteceram os encontros.

Mentoring formal

Já no mentoring forma, a empresa é quem define todo o processo. Quem será o mentor de quem, os temas que serão abordados, quantos encontros irão acontecer e os horários. Além disso, todo o aprendizado deve ser observado e avaliado para ser passado ao RH.  

Como saber se o mentoring pode ajudar sua empresa?

Dentro do mundo empresarial, nos últimos anos mentoring vem ganhando muito destaque, pois, sua prática vem proporcionando muito mais retorno e resultados não apenas para as empresas, mas também para os profissionais.

O mentoring é um método que pode ser investido a qualquer momento e não apenas quando a empresa se encontra diante de questões que a estão prejudicando.

Portanto, mesmo que a empresa esteja obtendo bons resultados, investir no mentoring além de proporcionar aumento no retorno, contribui por exemplo, para aumentar a satisfação do cliente e assim tornar a empresa melhor avaliada no mercado e por consequência atrair novos clientes.

Ou seja, ter um bom planejamento estratégico para entender quais os déficits que precisam ser melhorados ou corrigidos, também é fundamental para ter ciência e entender melhor quais providências precisam ser tomadas.  

Como implementar o mentoring de forma correta?

Agora que já compreendemos como é feito e qual a importância do mentoring tanto para a empresa quanto para o profissional, abaixo, vamos ver o que precisa ser realizado para implementar o processo de mentoring dentro da empresa.

Avaliação de desempenho

É fundamental que antes de adotar o mentoring, seja realizado levantamento de dados para que possam realizar comparações e medir resultados durante o processo e principalmente no final.

Como o principal objetivo é elevar a produtividade do profissional ou da equipe, é aconselhável que seja realizada uma avaliação de desempenho. Isso irá dar um norte de qual será o ponto de partida.

Defina planos e metas

Após a etapa de avaliação de desempenho, o mentor deve estabelecer metas, como por exemplo o que precisa ser feito para aumentar a produtividade do setor ou uma estratégia para elevar a qualidade do atendimento.

Assim, após as avaliações iniciais e com base nas mesmas, o momento é traçar qual será o objetivo para então criar um planejamento estratégico para que consigam alcançá-lo com sucesso.

Acompanhe métricas de sucesso

O registro de dados realizados no início e ao longo do processo, é fundamental para que nessa etapa sejam realizadas comparações e entendido quais os resultados foram atingidos com o processo.

Conclusão

O mundo corporativo vem se tornando cada vez mais competitivo e precisa de profissionais capacitados. Por isso, ferramentas como o mentoring ajudam as empresas a motivarem e impulsionarem seus colaboradores. Com isso, o time de Recursos Humanos precisa estar sempre atento às novidades e inovações de processos. 

Mas, sabemos que garantir a qualidade desses processos e cuidados com os profissionais podem ser um grande desafio. Por isso, contar com a ajuda de uma equipe variada de profissionais como psicólogos, terapeutas e coaches pode facilitar essa jornada. 

Investir em autoconhecimento dentro da sua empresa garante retorno em bem-estar, qualidade de vida e financeiro para todos. Ganhe em performance e impulsione os resultados da sua empresa investindo em gestão de saúde emocional com o Zenklub.

COMECE AGORA.

Referências

BERNHOEFT, R.E.A. Mentoring: abrindo horizontes, superando limites, construindo caminhos. São Paulo: Gente, 2001.

DE SOUSA, D. C.; RIGO, A. S. Mentoria na perspectiva daquele que aprende: o caso de uma empresa multinacional de consultoria.