Climatério e menopausa não são para iniciantes. Mas você não precisa temer, porque as mudanças são fonte inesgotável de aprendizado!

Para te ajudar a entender melhor todo esse processo convidamos uma das nossas especialistas em saúde mental.

Conversamos com a psicóloga Cláudia Ades para entender melhor os efeitos da menopausa e como a psicoterapia pode ajudar no processo.

Venha conferir!

O que é climatério?

O climatério é um período em que o corpo feminino passa por diversas transformações. 

Diferente do que se pode pensar, climatério e menopausa são coisas diferentes.

Vejamos o que disse a nossa convidada:

CA: O declínio da função ovariana marca o início do climatério, período que antecede a menopausa e que representa a transição do período reprodutivo ao não reprodutivo. Esse processo significa o fechamento de um ciclo e pode despertar, nas mulheres, a sensação de “urgência” em realizar coisas que – por motivos internos ou externos a si mesma – não puderam ser anteriormente vividas.

Como identificar os sintomas do climatério?

Os sintomas do climatério podem variar caso a caso.

No entanto, pode-se presenciar:

  • Alterações vasomotoras (ondas de calor e suores noturnos);
  • Questões metabólicas (diminuição de energia e dos níveis de metabolismo);
  • Alterações sexuais (diminuição da libido, atrofia vaginal);
  • Modificações emocionais.

Nesse viés, segue a fala da psicóloga Cláudia:

CA: A maneira como cada mulher encara a menopausa varia muito. Para algumas, é motivo de conflito e tristeza, não só pelas alterações hormonais causadas, mas por ter sido essa fase considerada, durante muito tempo, não apenas como o fim da fecundidade, mas, também, da feminilidade em si, além de trazer consigo a lembrança do envelhecimento e da morte.Nessa fase, pode aparecer certo “arrependimento” em relação à forma como se viveu, ou a algum fato ou atitude específicos, ou mesmo pensar que se poderia ter “aproveitado melhor” a juventude, ou agido de “melhor maneira” em alguma situação.

Por quais mudanças psicológicas a mulher passa no climatério?

A mente é uma das partes mais afetadas na saúde da mulher no climatério.

Para esclarecer, a nossa especialista diz alguns sintomas emocionais que podem acometer a mulher nesse período:

CA: A mulher mantém, durante toda a vida reprodutiva, fluxo contínuo de estrogênio e progesterona; a perda dos efeitos moduladores desses hormônios durante a menopausa pode levar ao aparecimento de sintomas depressivos, ansiedade generalizada, alterações de humor, irritabilidade, hostilidade, alterações cognitivas (aumento de confusão e esquecimento) e somáticas (dores, especialmente de cabeça, tonturas).

Quais fatores psicossociais adiantam ou agravam o processo de menopausa?

Há alguns pontos que podem interferir na menopausa e no climatério.

Vale a pena ler com atenção as indicações da nossa psicóloga…

CA: Pode-se dizer que a tensão emocional aumenta devido a vários eventos que costumam acontecer na vida da mulher: filhos saindo de casa, problemas conjugais, doenças ou morte dos pais, aposentadoria própria ou do cônjuge (ou de ambos), além da possibilidade do aparecimento de doenças concomitantes. Assim, um maior número de fatores estressantes pode derrubar os recursos psicológicos das mulheres durante a menopausa, levando ao aparecimento dos sintomas acima.

Como a psicologia pode ajudar as mulheres que estão com dificuldades no climatério?

Agora que você já sabe o que é o climatério e quais sintomas podem surgir nessa fase, é importante saber como lidar com isso tudo, certo?

Então, a dica da nossa especialista é procurar ajuda através da psicoterapia.

Veja só:

CA: A psicoterapia pode ser muito benéfica nessa fase da vida, uma vez que dá oportunidade à mulher de falar sobre os impactos que lhe causam os acontecimentos dessa fase de vida e a elaborá-los, além de ajudá-la a focar na direção do que quer para si e a descobrir o melhor caminho para obtê-lo.

Se você está no climatério e quer procurar ajuda, conheça psicólogas prontas para te atender online.