Você está acima do peso e não consegue emagrecer? Já tentou diversas dietas e acha que nada funciona? Pensa na cirurgia bariátrica como uma das alternativas para atingir seu objetivo?

Na verdade, diferente do que muitos pensam, a cirurgia bariátrica não é uma ‘saída fácil’. Essa opção de tratamento é uma ferramenta que os pacientes usam para perder peso, mas ajustes de estilo de vida que englobam comportamento, dieta, atividade física e mudanças psicológicas são necessários para a manutenção de uma qualidade de vida saudável.

Uma dica que posso dar é que a perda de peso contínua depende, principalmente, de uma abordagem proativa, determinação e dedicação. Está disposto(a)? A cirurgia bariátrica é uma abordagem reconhecida e aceita tanto para a perda de peso como no caso das comorbidades que ocorrem como resultado da obesidade grave, no entanto, nem todas as pessoas obesas se qualificarão para a cirurgia bariátrica.

Quais os critérios para realização da cirurgia bariátrica?

Existem certos critérios que uma pessoa deve cumprir para ser candidato ao procedimento:

  • O Índice de massa corporal (IMC), que nada mais é do que um número calculado com base na altura e peso de uma pessoa, deve ser maior do que 40 para ser considerada obesidade grave;
  • No caso do IMC estar entre 35-40 e a pessoa apresentar condições significativas relacionadas à obesidade como, diabetes tipo 2, pressão arterial elevada, apneia do sono ou colesterol elevado;
  • Quando não há nenhuma causa endócrina de obesidade;
  • Se o risco operacional da cirurgia for aceitável;
  • A pessoa deve entender sobre a cirurgia e estar ciente dos riscos;
  • Ausência de problema de drogas ou álcool;
  • As condições psicológicas devem ser favoráveis;
  • Deve haver histórico de falha nas tentativas de perda de peso (dietas, outras opções de perda de peso).

Onde o contato com o psicólogo acontece?

Logo, se você se tornar candidato à cirurgia bariátrica, provavelmente será encaminhado para avaliação e consulta com um psicólogo. Embora isso pareça estranho de início, tal procedimento tornou-se parte rotineira da preparação para a cirurgia e contribui para o sucesso pós intervenção.

Não se preocupe! A avaliação psicológica pode te ajudar na identificação dos seus pontos fortes, na compreensão completa dos efeitos da cirurgia e também na percepção da importância de um relacionamento conjugal de suporte. Também auxilia nas áreas que você pode precisar de apoio após a cirurgia, como uma possível depressão ou mudanças de humor, falta de apoio familiar ou no caso de desencadear a alimentação emocional passada e isso fazer com que volte a engordar.

O principal objetivo do psicólogo não é encontrar problemas e conflitos que possam ter levado você a se tornar obeso, nem mesmo te excluir da candidatura à cirurgia. O que se busca são maneiras de ajudá-lo a prevenir doenças e promover a saúde no futuro, identificando gatilhos, crenças e padrões de comportamento que podem te prejudicar na busca de seu objetivo.

Como é feita a avaliação?

A avaliação inclui entrevista, conversa, testes psicológicos e outros questionários. Serão necessários alguns encontros para que o psicólogo identifique seu histórico familiar e social, sua rotina, motivações, padrões alimentares e comportamentais, seu comprometimento, suas emoções e expectativas e aí, então, montar um laudo afirmando que você está apto emocionalmente para a cirurgia bariátrica.

É importante que você compreenda que a cirurgia bariátrica não é uma solução rápida e sem esforço. Alterações de estilo de vida são necessárias para evitar complicações e para obter perda de peso. O psicólogo fará parte da sua rede de segurança tanto antes como durante e após a cirurgia. Já que chegou até aqui, seja responsável e cumpra todas as exigências, você só tem a ganhar com isso. Na verdade, você vai perder sim, você perderá peso!

Você deve estar pensando. Como farei isso? Achei que era rápido o tempo entre a consulta médica e a cirurgia. Não tenho tempo, não tenho como ir em busca de um psicólogo. A boa notícia é que você pode fazer online aqui no ZenKlub. Terei um grande prazer em ajudá-lo na busca deste sonho.

Este artigo foi útil?

4.21

Você já votou neste post

Publicado por:

Zenklub

Publicado por:

Zenklub