O funcionamento da mente humana é um assunto que desperta a curiosidade em muitas pessoas, e saber se o que acontece na nossa vida também acontece com os outros é um dos principais motivos. “Todo ser humano tem três necessidades básicas que estamos sempre buscando atender: ser amado, ser reconhecido e pertencer”, explica a psicóloga Fernanda Costa, que atende por videochamada no Zenklub.

Uma frase recente do príncipe Harry reflete bem como medimos nossa vida e o que acontece nela a partir das vivências das outras pessoas. Além de mostrar que é um pouco “gente como a gente”, ele expressou em poucas palavras uma verdade atual. “A imagem que [a rede social] passa é que a vida dos outros é sempre perfeita (…) E como as pessoas pensam que a vida dos outros é perfeita, acabam pensando que há alguma coisa errada com elas”, disse o príncipe em vídeo da campanha Heads Together.

Nesse sentido, os filmes e séries acabam cumprindo bem esse papel de desmistificar as tais referências perfeitas, já que, apesar de serem produções ficcionais, refletem o funcionamento e os mistérios da mente humana. Separamos cinco filmes e séries  para você se deliciar com os segredos da humanidade.

Big Little Lies – David E. Kelley – Estados Unidos, 2017
Com produção executiva e atuação de Nicole Kidman e Reese Witherspoon, essa produção da HBO aborda a complexidade das relações humanas mesmo em sua forma mais simples. Da amizade entre mulheres ao dia a dia na escola dos filhos, passando por sororidade, empatia e relações cheias de marcas e significados, essa série vai provocar reflexões sobre a maneira como nos relacionamos e encaramos a vida.

Sherlock – Steven Moffat e Mark Gatiss, 2010
Elementar, meu caro(a). Essa série britânica é uma versão moderna das aventuras de Sherlock Holmes e seu fiel escudeiro, James Watson, originalmente escrita por Arthur Conan Doyle. Disponível na Netflix, que acaba de lançar a 4ª temporada da produção, nessa versão Sherlock é um homem que precisa lidar melhor com as relações de intimidade como amizade e família, além de lidar consigo mesmo, sua vaidade, seus pontos fortes e suas maiores fraquezas.

Her – Spike Jonze – Estados Unidos, 2013
Ambientado em um futuro próximo e totalmente possível, esse drama aborda a relação de Theodore com um sistema operacional (cuja voz é de ninguém menos que Scarlett Johansson). Mais do que se pode presumir pela sinopse, o filme aborda conceitos como solidão, solitude, relacionamentos, autoestima e o julgamento social e foi adicionado em maio na Netflix.

Na natureza selvagem – Sean Penn – Estados Unidos, 2007
Baseado na história real de Christopher McCandless, um garoto que escolhe doar suas economias e viajar sozinho pelo Alasca, o filme mostra como desafiar o status quo pode mudar completamente a maneira como enxergamos e vivemos a vida. Um filme que provoca a reflexão sobre propósito. Disponível na Netflix.

O segredo dos seus olhos – Juan José Campanella – Argentina, 2009
Estrelado por Ricardo Darín, um dos grandes atores do cinema argentino, esse drama policial recebeu o Oscar de melhor filme estrangeiro em 2010 e ganhou um remake estrelado por Julia Roberts.

Se inicialmente o longa narra a investigação de um crime, depois acaba revelando que mesmo os acontecimentos brutais guardam consigo muito das relações humanas. Com direito a um plot twist daqueles, vale o play – e o replay! Disponível na Netflix.

Zenklub e a promoção da saúde mental
O Zenklub é uma plataforma online que disponibiliza psicólogos para atendimento online por vídeochamada. Mais do que a praticidade do apoio tecnológico, o Zenklub possibilita a escolha do psicólogo pela linha de atuação e pelas áreas nas quais ele tem mais experiência: mindfulness, depressão, pânico, estresse, ansiedade, fobias etc.

A empresa também desmistifica a ideia de que o psicólogo precisa ser uma pessoa que sabe tudo sobre nós, mas sobre quem não sabemos absolutamente nada e produz conteúdos sobre saúde mental no blog e redes sociais para levar informação a um número cada vez maior de pessoas.