Uma crise financeira pode afetar diretamente o comportamento das pessoas, tanto dentro das empresas como fora delas. Insegurança, angústia e tensão são sentimentos que frequentemente acompanham indivíduos no trabalho em momentos de instabilidade financeira.
Além da mudança no clima das empresas, o relacionamento entre funcionários também pode sofrer alterações. Os motivos geralmente são mais cobranças sobre performance individual, cumprimento de metas ou criatividade a favor de novos negócios. Essa transformação pode ser provocada por maior competitividade entre as pessoas ou mesmo pelo abuso em função da alta taxa de desemprego. É nessas horas que os maus chefes costumam se destacar.
Não são incomuns relatos de comportamentos abusivos quando as circunstâncias do mercado não são favoráveis. Outro exemplo é quando as taxas de desemprego batem recorde histórico, como agora. De acordo com o IBGE, 13,5 milhões de pessoas estão desempregadas no Brasil, com o maior índice desde 2012.
O impacto de uma liderança ruim
Sabendo que a pessoa fará de tudo para manter-se no trabalho, o mau chefe toma atitudes que não tomaria antes. Pedir tarefas extras ou se dirigir de forma agressiva são algumas das ações. Nessas horas, o melhor a fazer é ter uma conversa honesta e sincera sobre as atitudes que podem causar desconforto.
Mas, se parece impossível resolver a questão, talvez seja a hora de procurar um profissional para conversar a respeito e te ajudar a tomar o melhor caminho para sua carreira. A altura de crise pode ser um momento de reflexão.
O modelo de chefe “frio e centralizador” onde o funcionário é submisso, de produção linear e rotineira, nunca foi realmente eficaz. Ele devasta as relações de trabalho e não se sustenta a médio e longo prazos.
O papel da psicologia na crise financeira (e no trabalho em geral)
“Um profissional saudável, que se sente bem no seu ambiente de trabalho, produz muito mais do que aquele que não se sente bem. Mas aquando de uma crise financeira ou ambiente pouco saudável, pode ocasionar resultados contrários.” diz a psicóloga Daniele Nazari do Zenklub. A psicologia busca auxiliar o indivíduo na recuperação do equilíbrio, não só na área profissional mas em todas as áreas da sua vida, inclusive financeira.
Zenklub e saúde mental na sua empresa
O Zenklub é uma plataforma online que disponibiliza psicólogos para atendimento online por videochamada. Mais do que a praticidade do apoio tecnológico, o Zenklub possibilita a escolha do psicólogo pela linha de atuação e pelas áreas nas quais ele tem mais experiência: mindfulness, depressão, pânico, estresse, ansiedade, fobias etc.
Para promover qualidade de vida entre seus colaboradores, é fundamental incentivar tanto saúde física como mental. As empresas já adotam benefícios corporativos que contribuem para a saúde física, como convênio com hospitais e academias. Agora, está na hora de dar o próximo passo com Zenklub. Vem conhecer mais sobre o serviço; temos o plano certo para sua empresa.