Os benefícios corporativos são componentes essenciais das estratégias de recursos humanos adotadas pelas empresas modernas para atrair e reter talentos qualificados. 

Esses benefícios vão além do salário e englobam uma série de vantagens oferecidas aos colaboradores, com o objetivo de promover sua satisfação, bem-estar e produtividade. 

Enquanto alguns benefícios são garantidos por lei, visando a proteção e amparo dos trabalhadores, outros são oferecidos pelas empresas como uma forma de atrair e reter talentos, criando um ambiente de trabalho mais atrativo e satisfatório.

Neste texto, exploraremos em detalhes o conceito de benefícios corporativos, destacando os diferentes tipos existentes no mundo corporativo atual. Desde planos de saúde e previdência até programas de bem-estar e flexibilidade no trabalho, veremos como essas medidas se tornaram fundamentais para o sucesso das organizações e o bem-estar dos funcionários.

maximize os resultados com zenklub

Qual a importância em oferecer benefícios para os funcionários?

Oferecer benefícios para os funcionários é uma prática de extrema importância, tendo em vista uma série de razões que vão além do simples cumprimento de obrigações legais. 

Essas vantagens desempenham um papel crucial no bem-estar no trabalho e na satisfação dos colaboradores, refletindo positivamente no desempenho e nos resultados globais da empresa

Em um mercado de trabalho altamente competitivo, os benefícios se tornaram uma ferramenta indispensável para atrair e reter talentos qualificados, fortalecendo a equipe com profissionais engajados e comprometidos. 

Além disso, tais vantagens motivam os funcionários, conferindo-lhes o sentimento de valorização e reconhecimento, o que aumenta sua dedicação ao trabalho e impulsiona a produtividade. 

Ao proporcionar planos de saúde e programas de bem-estar, a empresa investe na saúde física e mental de seus colaboradores, reduzindo o absenteísmo e aprimorando a qualidade de vida no ambiente de trabalho. Com essa prática, há uma significativa diminuição do turnover, evitando gastos extras com a busca e treinamento de novos profissionais. 

Adicionalmente, a oferta de benefícios contribui para construir uma imagem positiva da empresa, que se destaca como um local que valoriza seus colaboradores e, consequentemente, atrai clientes, parceiros e investidores. 

Portanto, oferecer benefícios é uma estratégia inteligente e abrangente que promove um ambiente saudável, estimulante e produtivo, alavancando o crescimento e o sucesso da organização a longo prazo.

Quais os principais tipos de benefícios? 

Os principais tipos de benefícios oferecidos pelas empresas podem ser divididos em duas categorias: benefícios obrigatórios, que são estabelecidos por lei e devem ser fornecidos aos colaboradores, e benefícios não obrigatórios, que são oferecidos de forma discricionária pela empresa como parte de sua estratégia de recursos humanos. 

Vamos explorar cada uma dessas categorias:

Benefícios obrigatórios 

Dentro da modalidade CLT, alguns benefícios para funcionários são obrigatórios pela legislação trabalhista. Isso visa garantir o acesso básico a benefícios que ajudam o colaborador no seu dia a dia. 

Os benefícios obrigatórios são aqueles determinados por lei e devem ser concedidos a todos os trabalhadores, sem exceção. Esses benefícios são estabelecidos com o objetivo de proteger os direitos e garantir as condições mínimas de trabalho e bem-estar dos funcionários. 

Benefícios não obrigatórios 

Os benefícios não obrigatórios, também conhecidos como benefícios voluntários ou adicionais, não são exigidos por lei, sendo concedidos pela empresa de forma discricionária. Eles são utilizados como estratégia para atrair e reter talentos, melhorar a satisfação dos funcionários e criar um ambiente de trabalho mais agradável. 

Esses benefícios não obrigatórios podem variar de empresa para empresa, e a escolha de quais oferecer depende das políticas de recursos humanos, do perfil dos funcionários e da cultura organizacional. 

Nesse quesito as empresas ganham destaque ao demonstrar interesse através do foco na saúde do colaborador ou com programas de saúde mental nas empresas por exemplo.

A combinação de benefícios obrigatórios e não obrigatórios pode impactar significativamente a satisfação e a motivação dos colaboradores, resultando em uma equipe mais engajada e produtiva.

Quais as principais vantagens dos benefícios para as empresas

As empresas que oferecem benefícios aos seus colaboradores podem desfrutar de diversas vantagens que contribuem para o sucesso e o crescimento sustentável do negócio. Algumas das principais vantagens dos benefícios para as empresas incluem:

Maior atratividade da empresa

Oferecer um pacote de benefícios atrativo torna a empresa mais competitiva no mercado de trabalho, atraindo talentos qualificados e diferenciando-a das demais organizações. Isso facilita o processo de recrutamento e seleção, permitindo que a empresa escolha entre os melhores candidatos disponíveis.

Fidelidade dos colaboradores

Ao fornecer benefícios que promovem o bem-estar e a satisfação dos funcionários, a empresa cria um ambiente propício para a fidelização da equipe. 

Funcionários que se sentem valorizados e cuidados tendem a desenvolver um senso de pertencimento e lealdade à empresa, reduzindo a rotatividade de pessoal e economizando em custos de treinamento e adaptação de novos colaboradores.

Aumento na produtividade

Colaboradores satisfeitos com seus benefícios e reconhecidos pelo empregador são mais propensos a se dedicarem ao trabalho com empenho e entusiasmo. Isso pode resultar em um aumento significativo na produtividade da equipe, melhorando o desempenho geral da empresa.

Queda no absenteísmo

Oferecer benefícios como planos de saúde e programas de bem-estar pode melhorar a saúde e a qualidade de vida dos funcionários. Com um melhor estado de saúde e motivação, é provável que haja uma redução no número de faltas por motivos médicos, diminuindo o absenteísmo e garantindo a continuidade das operações.

Melhora na imagem

Empresas que demonstram preocupação com o bem-estar e a satisfação de seus colaboradores tendem a construir uma imagem positiva perante o público. Essa imagem favorável pode atrair não apenas clientes, mas também parceiros comerciais e investidores, fortalecendo a reputação da empresa no mercado.

Por que a empresa deve contar com boas parcerias para oferecer benefícios corporativos?

Contar com boas parcerias para oferecer benefícios corporativos é fundamental para a empresa, pois traz uma série de vantagens significativas tanto para os funcionários quanto para a organização. 

A diversidade de opções disponíveis por meio dessas parcerias permite que a empresa ofereça um pacote de benefícios variado, atendendo às diferentes necessidades e preferências dos colaboradores de maneira mais abrangente e atraente.

Além disso, ao estabelecer parcerias com fornecedores especializados em benefícios corporativos, a empresa tem acesso à expertise e ao conhecimento aprofundado desses parceiros. 

Isso facilita a escolha dos melhores benefícios de acordo com o perfil da equipe e as demandas do mercado, garantindo que os programas oferecidos sejam adequados e relevantes. 

Por exemplo, o Zenklub oferece uma gama completa de produtos, especializações, profissionais e projetos focados na saúde emocional do seu colaborador. Aproveite e marque uma conversa com nossos consultores sobre esse benefício corporativo.

A busca por inovação e atualização é outra característica dos parceiros especializados. Essas empresas estão sempre atentas a novidades e tendências em benefícios corporativos, permitindo que a empresa acompanhe as melhores práticas do mercado e ofereça benefícios atualizados e alinhados com as necessidades dos funcionários.

Além disso, contar com parceiros que oferecem suporte e atendimento ao cliente dedicado é fundamental para garantir uma experiência positiva para a empresa e seus colaboradores. Isso ajuda a solucionar dúvidas e problemas relacionados aos benefícios, assegurando um melhor aproveitamento dos serviços oferecidos.

Principais benefícios corporativos obrigatórios 

Os benefícios corporativos obrigatórios são essenciais para garantir os direitos dos trabalhadores e proporcionar condições mínimas de trabalho e bem-estar. Vamos entender mais sobre os principais:

Férias remuneradas

Todos os funcionários têm direito a um período de férias remuneradas após completarem um ano de trabalho. O período mínimo de férias varia conforme a legislação de cada país, mas geralmente é de 30 dias.

13º salário 

O 13º salário, também conhecido como gratificação de Natal, é um pagamento adicional equivalente a um salário mensal que os funcionários recebem no final do ano. Ele é obrigatório e tem como objetivo proporcionar uma renda extra no período de festas.

FGTS 

O FGTS é um fundo de poupança ao qual o empregador deve contribuir mensalmente em nome do funcionário. Esse fundo é utilizado como uma espécie de garantia em caso de demissão sem justa causa, fornecendo recursos para o trabalhador em situações específicas.

Vale transporte 

O vale-transporte é um benefício que permite aos funcionários utilizar o transporte público para se deslocar até o local de trabalho com desconto no salário. A empresa é obrigada a fornecer o vale-transporte sempre que solicitado pelo colaborador.

Principais benefícios corporativos não obrigatórios 

Os benefícios não obrigatórios têm como objetivo criar um ambiente de trabalho mais satisfatório e motivador, o que resulta em colaboradores mais engajados, produtivos e comprometidos com a empresa. Vamos entender mais sobre os principais:

Flexibilidade de horário 

A flexibilidade de horário permite que os funcionários tenham maior autonomia para organizar seus horários de trabalho, desde que cumpram as horas totais exigidas. Isso pode ser especialmente vantajoso para colaboradores que precisam conciliar o trabalho com outras responsabilidades pessoais, como estudos, cuidados com a família ou hobbies.

Home Office ou Trabalho Remoto

O home office ou trabalho remoto possibilita que os funcionários desempenhem suas funções de forma remota, fora do ambiente físico do escritório. Essa modalidade de trabalho oferece maior comodidade e flexibilidade para os colaboradores, além de contribuir para a redução de deslocamentos e o estímulo à produtividade.

Vale-Cultura

O vale-cultura é um benefício que subsidia a participação dos funcionários em atividades culturais, como teatro, cinema, shows, exposições e eventos artísticos. Isso incentiva o acesso à cultura e ao entretenimento, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e a qualidade de vida dos colaboradores.

Cursos e Capacitação

Oferecer subsídios ou acesso a cursos e capacitações é uma forma de investir no desenvolvimento profissional dos funcionários. Isso pode incluir workshops, treinamentos, cursos de idiomas ou programas de aprimoramento técnico, ajudando os colaboradores a aperfeiçoarem suas habilidades e competências.

Atividades Físicas

Proporcionar acesso a atividades físicas é uma maneira de promover a saúde e o bem-estar dos funcionários. Pode incluir convênios com academias, aulas de esportes coletivos ou programas de incentivo à prática regular de exercícios.

Saúde Emocional

Programas de apoio psicológico e emocional podem ser oferecidos para auxiliar os funcionários a lidarem com o estresse e as demandas emocionais do ambiente de trabalho. Esses programas podem incluir sessões de terapia, palestras sobre saúde mental dos funcionários e ferramentas de autocuidado.

Folgas Adicionais

Além das férias regulamentares, a empresa pode oferecer folgas adicionais para reconhecer o esforço e o bom desempenho dos funcionários, ou em datas comemorativas especiais como o day off no dia de aniversário.

Programas de Reconhecimento e Incentivos

Programas de reconhecimento e incentivos são iniciativas que premiam e reconhecem os funcionários por seus esforços e resultados excepcionais. Isso pode incluir prêmios, bonificações e reconhecimento público.

Benefícios Flexíveis 

Os benefícios flexíveis permitem que os funcionários escolham os benefícios que melhor se adequem às suas necessidades individuais. Eles podem optar por diferentes pacotes de benefícios, como planos de saúde, vale-refeição, vale-transporte, entre outros, de acordo com suas preferências.

Programas de Mentoria

Oferecer programas de mentoria pode ajudar no desenvolvimento profissional dos colaboradores, proporcionando orientação e aconselhamento para o crescimento de suas carreiras.

Licença Parental Ampliada

A licença parental ampliada oferece aos pais e mães mais tempo para cuidar de seus filhos após o nascimento ou adoção. Isso contribui para o equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Desenvolvimento de Carreira

Investir no desenvolvimento de carreira dos funcionários é uma forma de estimulá-los a alcançar seus objetivos profissionais, por meio de planos de crescimento, treinamentos e oportunidades de avanço na empresa.

Refeitório e Alimentação

Oferecer refeitório ou subsídio para alimentação no local de trabalho proporciona mais comodidade e praticidade para os funcionários durante a jornada de trabalho.

Plano de Previdência Privada

O plano de previdência privada oferece aos funcionários a possibilidade de contribuir para uma previdência complementar, preparando-se para o futuro financeiro.

Bônus e Participação nos Lucros

Oferecer bônus e programas de participação nos lucros pode ser uma forma de recompensar os funcionários pelo desempenho da empresa e envolvê-los nos resultados alcançados.

Conclusão 

Os benefícios corporativos desempenham um papel vital na construção de um ambiente de trabalho saudável, atrativo e motivador. Compreender o significado desses benefícios e suas diferentes categorias é fundamental para as empresas que buscam atrair e reter talentos, impulsionar a produtividade e alcançar um desempenho empresarial sólido. 

Ao criar um conjunto abrangente e bem-estruturado de benefícios, as empresas têm a oportunidade de fortalecer sua imagem, atrair profissionais qualificados, aumentar a satisfação e o engajamento da equipe, e, por consequência, alavancar o sucesso organizacional a curto e longo prazo. 

Nesse sentido, os benefícios corporativos se apresentam como uma estratégia inteligente para garantir o crescimento sustentável e competitivo no cenário empresarial atual. Além disso, é fundamental que o time de Recursos Humanos colete dados de eficiência, influência dos benefícios, resultados e reflexos nos times. 

O ZenManager é a plataforma do Zenklub para RHs que oferece um mapa emocional, com dados comportamentais e de bem-estar de forma inteligente para orientar essa e outras estratégias do RH. Além disso, é possível verificar o engajamento dos seus colaboradores, a satisfação deles com o benefício e auxiliá-los na jornada emocional.