Diante de um cenário de crise econômica, não é incomum que funcionários se esforcem para se manter empregados. Mas não se engane: isso não quer dizer que todos estejam satisfeitos com o trabalho, a rotina e o ambiente profissional.

Um bom líder sabe que contratar novos talentos não é tarefa simples. Por isso, mesmo que a oferta de pessoas querendo um nova posição no mercado de trabalho, é importante sim manter os profissionais já empregados satisfeitos e, por que não? Felizes em seus trabalhos.

Mas como saber se seus colaboradores estão felizes?Uma pesquisa feita com mais de 500 profissionais pela consultoria 4hunter revelou que mais da metade dos entrevistados (55%), estava insatisfeita com o emprego, e já fizemos um post no blog listando os 4 motivos que mais desmotivam os colaboradores.

Agora, vamos te ajudar a medir a felicidade das pessoas que trabalham na empresa e como estimular um ambiente profissional saudável.

Cuidado com o nível de estresse
No ambiente corporativo, todo profissional, vez ou outra, vai ficar estressado. Isso acontece com quem trabalha em cargos de todos os níveis de responsabilidade. “O estresse faz parte da rotina de trabalho, mas há que se separar o estresse bom do estresse ruim. Explico: o bom é chamado eustress, que é o estresse vivenciado por você diante de uma situação produtiva ou em uma circunstância de aprendizagem”, diz o psicólogo Renisson Costa Araújo, que atende em consultas psicológicas online no Zenklub.

Pessoas cansadas demais ou ansiosas não são pessoas produtivas. Cuide para que o ambiente de trabalho seja saudável e equilibrado.

Crie e preserve um ambiente onde as pessoas possam ser criativas
Se você sente que as boas ideias são cada vez mais escassas ou que tudo está se tornando exaustivamente repetido, é hora de rever as relações no ambiente de trabalho. Pessoas felizes são criativas, pedem e dão feedbacks constantemente.

Aprenda a ler a linguagem corporal
Mesmo sem falar, as pessoas comunicam o que sentem e pensam através da linguagem corporal. Bocejos demais, braços cruzados e mau humor constante não são bom indicativo. Quem é feliz acaba demonstrando a felicidade mesmo que de forma não intencional. Saiba reconhecer esses sinais e busque novas formas de encontrar o equilíbrio no ambiente de trabalho. Lideranças horizontais costumam estimular equipes participativas e mais satisfeitas.

Quer mais dicas para saber se sua empresa promove a felicidade profissional nas pessoas? Fale com o Zenklub.

Zenklub e a saúde mental na sua empresa

O Zenklub é uma plataforma online que disponibiliza psicólogos para atendimento online por vídeochamada. Mais do que a praticidade do apoio tecnológico, o Zenklub possibilita a escolha do psicólogo pela linha de atuação e pelas áreas nas quais ele tem mais experiência: mindfulness, depressão, pânico, estresse, ansiedade, fobias etc.

É fato que, para motivar seus colaboradores, é importante incentivar tanto saúde física como mental. As empresas já adotam benefícios corporativos que contribuem para a saúde física, como convênio saúde ou Gympass. Agora, está na hora de dar o próximo passo com Zenklub. Vem conhecer mais sobre o serviço; temos o plano certo para sua empresa.