Afinal, o que é terapia cognitivo comportamental?
Entre as diversas abordagens terapêuticas, como a Freudiana, Analítica ou Junguiana, está a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC). Essa vertente tem caráter educativo e orientado, pautado em uma abordagem direta e focada no momento atual do paciente.
Baseada na combinação de conceitos do Behaviorismo radical com teorias cognitivas, ela é capaz de trazer resultados expressivos na terapia, com um tempo de tratamento considerado mais curto quando comparado a outras terapias convencionais.
Entenda para que serve a TCC
A Terapia Cognitivo Comportamental é utilizada para auxiliar o paciente em diversas questões pessoais e profissionais. Nela, é possível abordar as dificuldades nos relacionamentos – sejam amorosos ou não, escolhas no trabalho, momentos de luto, dificuldades de aprendizagem e outros.
A TCC acredita que existem pensamentos automáticos, que não passam por uma análise interna, e que são construídos ao decorrer da vida, gerando, por exemplo, angústia e ansiedade, trazendo impactos ao enfrentar os acontecimentos.
Com o processo terapêutico, o profissional irá estimular o paciente a entender como ele interpreta o mundo, já que essa visão é capaz de gerar pensamentos, ideias e comportamentos, também conhecidos como padrões cognitivos.
A TCC pode ser utilizada no tratamento de algumas doenças
A Terapia Cognitivo Comportamental é indicada quando os pensamentos automáticos são negativos, causando angústias e interferências na vida do paciente. A seguir, veja quais são as doenças mais comuns tratadas através da TCC.
Depressão
A depressão não é frescura, falta de fé ou preguiça. Essa doença é um transtorno que acomete mais de 300 milhões de pessoas ao redor do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Esse quadro afeta pessoas de todas as idades, sem nenhuma distinção e não tem uma causa específica mas pode vir de uma combinação de fatores genéticos, biológicos, ambientais e psicológicos.
Ansiedade
Ansiedade é um sentimento ligado à preocupação, nervosismo e medo intenso. Apesar de ser uma reação natural do corpo, a ansiedade pode virar um distúrbio quando passa a atrapalhar nosso dia a dia.
A doença é uma das questões que mais prejudica a qualidade de vida das pessoas nos tempos atuais. O tratamento para ansiedade inclui acompanhamento psiquiátrico e tratamento psicológico.
Faça o teste de ansiedade e descubra o resultado na hora!
Medos e fobias
O medo é uma sensação e reação natural de nós humanos, que atua como nosso aliado, nos sinalizando dos perigos reais. É como um resultado das ameaças à nossa rotina de sobrevivência.
Já a fobia é essa sensação de medo de forma acentuada, excessiva e até desmedida que acontece como uma previsão, ou seja, antes mesmo da situação acontecer, causando graus de ansiedade muito elevados.
Conheça os benefícios da Terapia Cognitivo Comportamental:
Cientificamente comprovada
A fama da TCC entre as abordagens de terapia não é em vão, ela é embasada por evidências científicas e os seus efeitos são comprovados cientificamente. O Dr. Aaron Beck, psicanalista e professor de psiquiatria da Universidade da Pennsylvania, e seus colaboradores, realizaram pesquisas importantes até desenvolverem esse sistema de psicoterapia.
Auxilia no autoconhecimento
Na terapia, o paciente é estimulado a embarcar em uma jornada de autoconhecimento, a fim de que ele tenha entendimento e autonomia em relação às emoções que os pensamentos automáticos geram.
Auxilia no tratamento de pequenos problemas e distúrbios graves
Como dito anteriormente, essa abordagem é indicada para tratar depressão, ansiedade, medos e fobias. Além deles, também auxilia no tratamento de raiva, transtornos alimentares, estresse e traumas. Casos como síndrome do pânico, transtornos da personalidade, abuso de substâncias, esquizofrenia e transtorno bipolar também são indicados.
Modifica a forma de raciocínio e comportamento do paciente
A terapia cognitivo-comportamental tem como intuito modificar a forma de interpretação do paciente e, por consequência, o comportamento que prejudica sua vida e gera problemas.
A terapia cognitivo comportamental é indicada para quem?
A TCC é altamente recomendada para pessoas que apresentam sintomas de depressão, ansiedade, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), síndrome do pânico, fobias e demais situações que possuem como origem comportamentos, pensamentos e emoções.
No geral, não há restrições quando o assunto é a realização da Terapia Cognitivo Comportamental. A pessoa, que esteja passando por qualquer tipo de conflito interno, pode ser:
- Criança
- Adulto
- Idoso
Para cada tipo de paciente, o profissional irá aplicar técnicas diferentes no tratamento. Vale lembrar que a eficácia do tratamento é reflexo da qualidade dessa relação, que deve apresentar colaboração mútua.
Conte com o Zenklub
Empresas e pessoas juntos por uma cultura organizacional mais saudável. Conte com o IBC (Índice de Bem-Estar Corporativo) do Zenklub que oferece ferramentas para crescimento sustentável da sua empresa e outras ferramentas exclusivas para o bem-estar emocional dos seus colaboradores. Entre em contato, estamos te esperando.
Referências
Rui Brandão é médico, com experiência em Portugal, Brasil e Estados Unidos da América, e mestre em Administração pela FGV em São Paulo. Hoje é CEO & Co-fundador do Zenklub, plataforma de saúde emocional e desenvolvimento pessoal que oferece conteúdos, profissionais e ferramentas especializadas para mais de 1.5 milhões de pessoas no Brasil.