A inclusão é uma pauta importante para a sociedade. Com isso, o debate sobre uma cultura inclusiva se torna cada vez mais presente nos ambientes corporativos, apesar de ainda ter muito a ser realizado dentro das empresas.
Com os benefícios de uma cultura organizacional inclusiva cada vez mais evidentes, aumenta a preocupação dos líderes em formar uma equipe com mais espaço para pessoas diversas – o que pode construir um time com mais motivação no trabalho e, consequentemente, mais produtivo.
Além disso, essas empresas conseguem vantagens competitivas quando comparadas àquelas que não promovem a inclusão. Essas práticas são necessárias para que, no futuro, não seja preciso políticas afirmativas para garantir a inclusão e a diversidade no mercado de trabalho.
O que é cultura inclusiva?
Afinal, o que é cultura inclusiva na organização? Primeiro, é preciso voltar à raiz do problema: ao selecionar pessoas, muitas empresas deixavam passar talentos por conta da discriminação (seja ela consciente ou não).
Com isso, possíveis colaboradores eram descartados apenas por serem mulheres, negros, LGBTQIA+ e/ou PCDs, por exemplo. Para que isso pare de acontecer, a cultura inclusiva é adotada.
Cultura inclusiva para além da diversidade
No entanto, é importante ter em mente que uma cultura inclusiva é diferente de apenas adotar a diversidade nas empresas.
Isso porque não basta realizar a contratação de uma equipe diversificada, mas sim fazer as adaptações necessárias para promover o potencial dessa equipe, fazendo com que ela se sinta parte de todo o processo, e promover uma cultura organizacional que abraça, de fato, a inclusão.
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Quais as vantagens de uma cultura inclusiva na sua organização?
A inclusão, diferentemente de como algumas empresas ainda pensam, não é uma perda de tempo e muito menos desperdício de recursos.
Uma cultura inclusiva promove um bem-estar para os colaboradores, abre espaço para que novos talentos se insiram no mercado de trabalho e gera maiores resultados para as companhias.
Veja mais benefícios que uma cultura inclusiva pode trazer para uma organização:
- Satisfação no trabalho;
- Produtividade;
- Menor rotatividade;
- Aumento da criatividade e inovação;
- Engajamento dos funcionários;
- Melhora a reputação da empresa;
- Resultados de negócios e lucros mais sólidos;
- Combate à discriminação no local de trabalho.
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Estratégias para implementar uma cultura inclusiva na sua empresa
Existem algumas práticas que contribuem para o desenvolvimento da cultura inclusiva. Primeiramente, entenda quais as adequações que precisam ser feitas no espaço físico, oriente o time para a inclusão dessas pessoas, organize palestras e outras atividades de educação corporativa.
Por exemplo, se a sua empresa deseja contratar pessoas com deficiência (PCDs), veja se o espaço é acessível e se a equipe está preparada para recebê-las. Abaixo, veja mais formas de implementar a cultura inclusiva no ambiente corporativo:
Reconheça as diferenças
Para adotar uma cultura inclusiva é preciso, antes de mais nada, que a empresa reconheça as diferenças. Quando as empresas entendem o que é a diversidade, elas conseguem colaborar para seu crescimento ao mesmo tempo em que criam oportunidades para um mundo mais igualitário.
Recrutamento diverso
As práticas precisam começar desde a criação da vaga, até o momento em que a pessoa é contratada, durante todo seu período de trabalho e também no desligamento da companhia.
Ao anunciar a vaga, certifique-se que a mesma adote uma neutralidade de gênero, sem usar os pronomes “ele” ou “ela”.Em vez disso, opte por “pessoa” para fazer referência.
Além disso, também é importante mostrar a preocupação da empresa com o tema e deixar claro o compromisso de ser um ambiente inclusivo e diverso. No entanto, haja sempre com sinceridade: caso ainda esteja caminhando para uma cultura inclusiva, não minta que a empresa já está inserida na prática.
Transforme a comunicação da empresa
A comunicação é a chefe dos negócios. Por isso, a diversidade na hora de se expressar e de se comunicar deve ser colocada em prática toda vez que se pensar em desenvolver peças de comunicação, sejam elas internas ou externas.
Para uma comunicação inclusiva, é preciso levar em conta diferentes formatos e recursos, a fim de que todas as pessoas possam receber uma informação de forma adequada – e se sintam acolhidas com elas.
Crie canais para denúncias
As empresas também precisam ser um ambiente seguro. Para isso, adapte um canal de denúncia para que as pessoas não se sintam desconfortáveis em denunciar algum tipo de preconceito sofrido no trabalho.