Vamos falar sobre Transtornos Alimentares? Neste artigo, vou apresentar as principais diferenças e similaridades entre “Compulsão Alimentar”, “Bulimia” e “Anorexia”. A partir de agora, responda às perguntas abaixo.
Então, quanto mais respostas “sim”, mais provável que você tenha transtorno de compulsão alimentar.
Compulsão Alimentar é um transtorno caracterizado por episódios recorrentes de compulsão. Então, você ingere grandes quantidades de alimentos (na maioria das vezes de forma muito rápida e só consegue parar quando sente desconforto).
Então, isso vem acompanhado de um sentimento de total perda de controle de si mesmo. Além disso, a pessoa que sofre de compulsão alimentar sente vergonha, angústia e/ou culpa depois do episódio de compulsão.
Além disso, você já deve ter ouvido alguém te dizer: “Se você quer emagrecer, é só fechar a boca.”.
Por isso, para quem tem um transtorno alimentar, não é tão simples assim. Então, por se tratar de um transtorno psíquico, é preciso um acompanhamento psicoterápico. Além disso, muitas vezes, a associação de psicoterapia e um acompanhamento psiquiátrico é muito importante.
Normalmente, (porém, nem sempre) as pessoas que têm compulsão alimentar desencadeiam Bulimia, pois o sentimento de culpa depois de comer faz com que a pessoa queira se livrar daquele incômodo.
A Bulimia Nervosa é um transtorno alimentar no qual uma pessoa oscila entre comer exageradamente, com um sentimento de perda de controle sobre a alimentação, e episódios de vômitos ou uso de laxantes tentando impedir o ganho de peso.
O distúrbio leva as pessoas a estarem sempre preocupadas com a aparência e, principalmente, com o peso.
Então, além dos sintomas citados acima, existem outras manifestações clínicas importantes que devo ressaltar que podem ocorrer com a Bulimia:
Psicológica Cognitiva – alterações cognitivas como generalizações excessivas, aumento das consequências negativas, pensamento dicotômico (tudo ou nada), pensamentos de superstição e sentimentos de ineficácia
Transtornos Psicopatológicos – problemas afetivos, ansiedade, depressão, transtorno com a imagem corporal, baixa capacidade de concentração, alcoolismo, uso de outras drogas, risco de condutas suicidas e de condutas autodestrutivas (se autolesionar, por exemplo)
Social – por fim, na fobia social, a pessoa quer se esconder, se sente envergonhada
A Anorexia é um transtorno alimentar e psicológico que consiste na persistência em manter o peso corporal significativamente abaixo do normal. Além disso, existe uma obsessão com o peso, levando a uma perda de peso muito elevada. Então, esse distúrbio conduz a uma percepção distorcida do próprio corpo, que leva a pessoa a se ver sempre gorda.
Além disso, essa é uma enfermidade com alto índice de mortalidade devido às alterações cardiovasculares e eletrolíticas importantes durante o processo de realimentação do tratamento e, também muitas vezes, por suicídio.
Em 40%, 50% dos casos, temos um bom prognóstico até a recuperação total do paciente. O tratamento deve ser multidisciplinar com psicólogos, psiquiatras, endocrinologistas e nutricionistas.
Por isso, a Bulimia é um transtorno mais comum do que a Anorexia, aparecendo quatro vezes mais do que a Anorexia.
As principais diferenças entre esses transtornos alimentares são:
Então, se você já tem o diagnóstico de um desses transtornos, ou se identificou com algum dos sintomas citados, é importantíssimo que você procure ajuda terapêutica. Por fim, esses transtornos são psíquicos e sérios e devem ser tratados com especialistas.
Eu posso te ajudar a entender os seus sentimentos e preocupações. Você pode conversar comigo sobre transtornos alimentares, ansiedade, autoconhecimento, autoestima e depressão.
Vem comigo nessa jornada rumo ao autoconhecimento!