Uma das definições breves de Saúde Mental, nos fala sobre a importância de equilibrar o nosso mundo interno e o mundo externo, as demandas e exigências de cada um.

Qualquer emoção pode se tornar negativa ou positiva para nós ou para quem está à nossa volta.

A vivência com equilíbrio e coerência dessas emoções, nos fortalece, cria um celeiro de conexões positivas. Vamos assim solidificando um alicerce para uma caminhada mais leve e abundante, com paz e clareza. 

É muito importante, portanto, construirmos registros e circuitos cerebrais de emoções positivas que superem as negativas. Fazer o balanço. Isso proporcionará o tão almejado equilíbrio. 

Os excessos, faltas e repressões por sua vez dessas mesmas emoções, fortalece os circuitos negativos.

Para construímos esse caminho, algumas atitudes e hábitos são fundamentais. Confira abaixo:

  • Respire

No calor das emoções, quando uma situação te desequilibra, não reaja de imediato. Nesse estado, não raciocinamos bem e tomar boas decisões fica quase impossível. Lembre-se! São pouquíssimas situações do nosso dia a dia que não permitem que nos acalmemos antes de tomar qualquer decisão. 

Para isso, pratique respiração consciente. Feche seus olhos concentrando-se no ponto entre as suas sobrancelhas, inspire e expire, até sentir que se acalmou. Tente identificar o gatilho que disparou o desequilíbrio.

  • Caminhe, pratique sua atividade física favorita, ouça música

Nem sempre o que estamos sentindo nesses momentos representa o que há de mais verdadeiro em nós. Dê um tempo.

  • Peça ajuda

Sempre que não estiver dando conta, peça ajuda. Investir em um processo terapêutico é libertador. Além disso, terá a chance de conhecer seus circuitos neurais positivos e negativos, podendo fortalecer os positivos com mais consciência e intenção.

  • Pratique a gratidão 

Apenas os ideais mais elevados como alegria, empatia, amor, bondade fortalecerão seus circuitos positivos. É imprescindível buscarmos vivenciá-los.

  • Medite

Os já conhecidos e tão divulgados benefícios da meditação são um caminho doce para a temperança.

Eu posso te ajudar

Eu posso te ajudar a entender os seus sentimentos e emoções. Você pode conversar comigo sobre transtornos, ansiedade, autoconhecimento, depressão, trabalho e habilidades sociais.