Os benefícios das rodas de conversa
Uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano, neste artigo você vai conhecer os benefícios das rodas de conversa.
As rodas oferecem um espaço de presença lado a lado, nunca a frente nem atrás, mas em partilha e comunhão.
Nas minhas conduções dessa incrível dinâmica, sempre tivemos ótimos resultados e feedbacks. Relatos emocionantes dos participantes enchem meu coração e renovam minha convicção na capacidade criativa do ser humano, na sua força interior, no poder do grupo, da compaixão e da empatia.
Desde os primórdios da humanidade que os humanos se sentam em roda para partilhar histórias, tradições, conhecimento e muita sabedoria.
Observamos esse movimento em diversas culturas e contextos. O poder das rodas está registrado em nosso DNA, na nossa mente e nas nossas emoções.
Na atualidade as rodas também são utilizadas como ação de treinamento e desenvolvimento e no mundo corporativo tiveram seu nascimento nos GRUPOS-T.
“Anteriormente a 1947, Kurt Lewin, um famoso psicólogo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, trabalhando com a sua equipe e com estudantes, desenvolveu a ideia de que o treino das capacidades em relações humanas era um importante mas esquecido tipo de educação na sociedade moderna. O primeiro, então chamado T-group (T, significando “training”, treino) foi realizado em Bethel, Maine, em 1947, pouco depois da morte de Lewin. (…) Formou-se uma organização, os “National Training Laboratories”, com escritórios em Washington, e que desde então e durante mais de duas décadas se tem constantemente desenvolvido. A primeira tentativa dos grupos NTL foi no campo industrial, atingindo administradores e diretores.” (ROGERS, 1970, p. 13)
A necessidade das corporações de olhar, cuidar e colaborar para a manutenção da saúde mental de seus colaboradores não é uma questão apenas do nosso tempo, mas tem se tornado, sem dúvida, muito mais realista, eficiente e resolutiva.
Os benefícios das rodas de conversa têm tido um papel muito importante nesse pacote já que a partir dos laços criados nesses encontros, observamos experiências reais de mudança pessoal.
Cada indivíduo acaba por aprimorar sua capacidade de fala e escuta em um ambiente facilitado e seguro. Quanto às suas modalidades, as rodas de conversa podem ser:
Rodas de conversa abertas
Fica livre a participação. Cada integrante pode estar ou não presente na roda
proposta. Essa liberdade pode ser muito convidativa para algumas pessoas.
Rodas de conversa fechadas
É formado um grupo fixo, que se mantém a cada encontro. Nessa modalidade, o grupo tende a amadurecer mais rápido, criar mais intimidade e os laços de confiança são mais consistentes.
Deste modo, os integrantes se tornam cada vez mais capazes de oferecer feedbacks congruentes e resolver os seus conflitos interpessoais de maneira mais funcional.
Rodas de acolhimento e escuta
Com uma condução pouco diretiva, mais aberta a receber relatos espontâneos, facilitador e grupo podem acessar mais rapidamente os seus conteúdos latentes.
As queixas iniciais são livremente investigadas e temos acesso às demandas reais e compartilhadas no aqui e agora. Sua característica é mais terapêutica, conectada com as necessidades de saúde mental e emocional.
Rodas temáticas
São muito utilizadas e costumam ser muito assertivas, uma vez que focam nas necessidades e prioridades já identificadas anteriormente.
Rodas presenciais
Os integrantes têm acesso à totalidade das suas expressões não verbais. Isso não só enriquece a interação como também economiza energia psíquica, já que dispõem de mais informações e precisam investir menos esforço para compreender os movimentos do grupo.
Rodas remotas
Os integrantes podem estar em locais distintos, o que pode facilitar a integração entre departamentos localizados em cidades diferentes.
Vale ressaltar que as rodas de conversa são muito bem-vindas em diversos
contextos: grupos por afinidade ao tema, grupos terapêuticos, escolas,
empresas, artistas, crianças… O que sua criatividade escolher!
Conversar em roda tem um poder de conexão poderoso. É extremamente
curativo e renova nossas esperanças na vida. Afinal a vida é um eterno
reencontro.
Eu posso ajudar
Se você precisa de ajuda ou orientação em questões relacionadas a este tema – ou mesmo em outras, agende um horário comigo através do Zenklub.
É terapeuta, especialista PSYCH-H®, Scalar Heart Connection e Ativista Quântica, com experiências em atendimentos presenciais e online no Brasil e em outros países. Seu trabalho é auxiliar seus clientes através de técnicas contemporâneas e inovadoras a reconhecer seus próprios recursos, competências e habilidades despertando e ativando o autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.