Como lidar com seu filho adolescente sem afastá-lo de você (13 dicas)
Para a maioria dos pais a adolescência é uma fase difícil de lidar com os filhos, que os assusta e os deixa sem saber como devem agir. A adolescência, período cheio de mudanças e atribulações, se inicia entre os 10 anos e termina em torno dos 20 anos.
Esse período também é visto como difícil para os próprios adolescentes, já que há muita oscilação de sentimentos, segurança, autoestima e instabilidade de humor. É normal que os adolescentes oscilem entre comportamentos adultos e infantis, entre o momento de agir com responsabilidade e em outros de modo irresponsável. No entanto, a família deve aprender a se comunicar e a respeitar os outros. Leia nosso artigo sobre a importância da comunicação na relação pais e filhos.
13 dicas de como lidar com seu filho adolescente:
- Dê total atenção quando seu filho quiser conversar e reserve o momento para ele. Não leia, assista TV ou mexa no celular enquanto estiver conversando com ele.
- Ouça com calma e, mesmo que não concorde, não dê lição de moral.
- Fale com ele de modo educado, se você agir de modo agressivo com ele, seu filho achará normal ser assim com outras pessoas.
- Evite fazer julgamentos, você não precisa concordar com ele , mas tente entendê-lo.
- Abra espaço para que seu para que seu filho fale sobre suas ideias , trabalho, sexo, amor e baladas, assim você se saberá o momento de dar ou não credibilidade ao seu filho.
- Ajude-o a acreditar no seu próprio potencial, ressalte as características positivas o incentive ao esporte, artes, música, dança…
- Não insista em conversar na hora da raiva, deixe para conversar quando pais e filhos estiverem mais calmos , aproveite o período para pensar na atitude que irão tomar.
- Não meça forças, os pais devem ser firmes com seus filhos , mas cuidado para que não se perca o respeito.
- Dê bons exemplos, os adolescentes costumam se espelhar e reproduzir comportamentos.
- Seja claro. Adolescentes precisam saber exatamente o que se espera deles e que consequência terão se desobedecerem.
- Seja coerente; se você ignorar um erro de seu filho numa semana e castigá-lo na seguinte por um erro parecido, isso poderá confundi-lo.
- Seja razoável; mostre flexibilidade por conceder a seu filho mais liberdade, conforme ele merecer.
- Preocupe-se com o caráter de seu filho, seu objetivo não é apenas fazer seu filho lhe obedecer , mas ajudá-lo a desenvolver uma consciência saudável.
A comunicação verbal e não-verbal são fundamentais
Dê espaço para que seu filho aprenda por sua própria experiência , seus acertos e erros. À medida que os experimenta, aprenderá a assumir mais responsabilidades, intervindo em casos nos quais o adolescente se propõe a fazer algo perigoso ou ilegal. Descreva para ele as vantagens e desvantagens de seus atos e as consequências que poderão ser geradas .
Para finalizar, tente entendê-lo antes de criticá-lo, trate-o da forma como gostaria de ser tratado, procure conversar sempre que possível e aproveite os momentos de lazer para terem as conversas relaxadas. A amizade é a melhor base para o funcionamento da familiar.
Se tiver com dúvidas e quiser um aconselhamento especializado, agende uma sessão de orientação comigo ou com outro dos nossos especialistas aqui. O Zenklub é a maior rede credenciada de psicólogos online, onde você tem acesso a mais de 100 especialistas por vídeo-consulta.
Gostei muito das orientações, me fez enxergar meus erros. Vou abrir mão do meu orgulho, e voltar a conversar com meu filho de forma diferente.
Elis, muito legal que tenha gostado das orientações e das dicas.
Ficamos muito contentes que tenha te ajudado a ver este relacionamento de outras maneiras. Siga acompanhando as nossas dicas por aqui! 💜
Tenho um filho de 14 anos estou passando pela mesma situação, tá muito difícil essa fase,e pra piorar meu filho não come, e vive no guardo, não conversa com a gente, só vive no celular, não sei mais o fazer,eu e o pai dele já conversamos com ele e nada faz diferença na vida dele, estamos sofrendo muito com essa adolescência
Gostei muito do artigo, venho um tanto preocupada meu filho tem 16 anos nao mostra interesse por nada apenas com celular ,meu Deus! me pergunto: sera que fiz tudo errado ,conversei e converso muito com ele , mas cejono contrario sei que é uma fase dificil mas nao posso ficar acomodada com isso e deixar apenas passar ,tenho medo de sair dessa fase com sequelas da adolescência, fico falando mostrando a ele que precisamos ter um focp ,nao sei se fui muito froxa com ele se dei ,o que nao devia ,se deveria ter sido rihida,ele e muito bom ,nao sai de casa sem a nossa permissão, as vezes me ajuda nas tarefas ,mas nao tem muito intersse com os estudo e eu fico preocupsda com o comodismo dele so com o dendito celular na mao ,hô coisa terrivel essa invenção de celular viu ,kkkk,na realidade as vezes nao sei como lhe dar com meu filho,e tenho medo de fazer errado ,sei que deveriacter dificultado um pouco a vida dele pra ele ser mais lutador ou estou sendo prescipitada em oensar assim, nao sei ,meu DEUS!!!
Dignalva, ficamos muito contente que tenha gostado do artigo!
É um desafio constante estabelecer esse relacionamento, não é mesmo? Procurar apoio emocional e informações é um ótimo caminho para conseguir lidar da melhor forma.
Muito obrigada por nos acompanhar por aqui!
Estou na msm situação, posso noite sem dormir tentando achar uma forma de transformar essa situação! Que Deus possa nos orientar pois está complicado educar os nossos filhos no mundo de hoje e tendo como aliado esse bendito celular!
Meu filho so fica com o celular na mão jogando, não temos papos brincadeiras qd nos saímos ele é quieto não tem assunto,eu pergunto aonde errei quero conversar ele não dar continuidade o assunto,fico me culpando porque sempre trabalhei ele ficou mais com o pai devido ele ficar mais com ele eu acho que ele não gosta de me,não sei o que fazer quero ajuda,dou tudo que ele pede o pai não se preocupa com nada , todas dispensas da casa é minha,me aproximo dele ele sai fico muito triste,e agora está mentindo pra me diz que está assistindo aula e não está.o que devo fazer me ajuda por favor.
Olá, Lucia. Imagino que não seja fácil para você, mas lembre-se que você não está sozinha e que é natural se sentir assim.
Muito legal que tenha lido as nossas dicas por aqui.
Podemos orientar que converse com um especialista, para que possa receber o apoio emocional necessário para lidar melhor com essa situação.
Venho pedi ajuda, estou passando um momento difícil com minha filha, ela tem 14 anos, SEMPRE foi uma ótima filha me ajuda em casa e obdiente. Mas a 10 dias descobri que estava mentindo perdeu a virgindade é estava indo pra lugares sem a minha permissão. Fica o tempo todo no Telefone, um tempo atrás descobri no Celular a madrugada. Dei castigo mas não adiantou. Voltou a fazer novamente. Agora está sem celular a 10 dias. Pelas mentiras. Não sei o que fazer sempre conversei muito com ela. Mas agora descobri que mente o tempo todo. Me ajuda, ela fala que vai embora, chorar enfim estou perdida, penso se não castiga pode ser pior. Me ajudar por favor. Deste já agradeço.
Boa tarde, Ana. Tudo bem?
Imagino que essa situação não esteja sendo fácil para você, mas lembre-se que você não precisa passar por isso sozinha e que encontrar apoio emocional é possível
Eu não sou psicóloga, mas posso orientar que converse com um dos nossos especialistas, para que possa entender melhor como lidar com esta situação.
Qualquer dúvida sobre as nossas sessões, conte com a gente.
Minha filha de 13 anos, quer quê EU permita quê EU deixe ELA fazer as coisas perto de mim….diz quê se não fizer perto de mim, fará longe pois têm duas personalidades….quer quê EU à deixe beber….pois se passar mal, terei o direito de dizer: EU TE avisei……é linda, mas se acha feia….Socorro, o EU faço????
ESTOU pensando em leva-la ao psicólogo!!!!!
Olá, tudo bem? Saiba que é natural passar por isso e que você não está sozinha.
Eu não sou psicóloga, mas posso orientar que procure um especialista que possa te auxiliar a lidar melhor com essas questões com a sua filha 😉
Procurar apoio emocional não é fraqueza
Oiii, sou adolescente tb. Espero que considere meu comentário pelo fato de eu intender sua filha.
Ela está em uma fase que todos seus amigos estão começando a fazer esse tipo de coisa, é normal na adolescencia o adolescente querer ser igual aos amigos. Permita que ela faça esse tipo de coisas perto de você, se você a proibir e ela realmente quiser, nao irá adiantar de nada sua proibiçao, só vai te afastar dela.
Diga a ela que pode beber, mas só perto de você, e coloque limite no quanto de bebida. Exemplo: ”você pode beber apenas uma lata de cerveja, mas só no final de semana”
Isso trará muita confiança a ela, ela vai ver que pode confiar em você, mas deixe claro que você está liberando aos poucos, pois tudo precisa de equílibrio na adolescencia!
Se você deixar sua filha fazer tudo, ela irá se afastar de você, mas nao prenda ela se nao sera pior ainda. Va soltando ela aos poucos, mostre que você confia nela, vai alimentando a confiança da sua filha.
ESPERO TER AJUDADO, BEIJOS!
Que fase terrível essa da adolescência meu filho tem 12 anos não se interessa por nada só jogos e celular brigamos muito todos dias tô perdendo o controle da situação essa semana pedi pra guardar o celular foi xingando e chamado palavrões aí eu pulei perdi a cabeça dei uma surra tentou me enfrentar o que eu faço meu Deus…. procuro um pisologo pra nois dois
Margarete, imagino que não seja fácil lidar com essa situação, mas lembre-se que você não está sozinha e que procurar apoio emocional poderá te auxiliar
Um psicólogo poderá auxiliar com técnicas necessárias para entender essa situação e encontrar novas saídas
Procurar apoio não é uma fraqueza
Se tiver dúvidas sobre a nossa plataforma ou sobre os nossos especialistas, conte conosco.
Estamos vivendo situações parecidas,não sei oque fazer
Nossa! Estou nesta situação, minha filha de 16 anos, só fica no celular, trancada no quarto ,e fica nos jogos, e não quer saber de nada,e só fala chorando e nervosa.
Crio uma neta dês os 3 anos hoje ela está com 13 ano sempre foi uma menina ótima sempre obediente fiquei muito preocupada ela foi pra casa do tio passar um mês lá ela comesou a da o primeiro trabalho comesou a conversa com rapaz bem mais velho e manda vídeo dançando funk e fala que queria conhecer o rapaz e transar com ele meu aqui ela nunca pois senha no celular mais quando chegou na casa do tio ela pois senha o tio está bem chateado com ela e a tia tbm ela nunca fez isso não sei como lida com isso estou muito triste com isso sempre fui uma avó sempre conversei com ela nunca dei um tapa nela sempre com diálogo os tios sempre teve um carrinho e norme com ela de sabe que ela estava fazendo isso mandando figurinhas de sexo pra esse rapaz me ajude queria passar ela numa picicologa pra ver porque sempre foi uma ótima menina.
Regina, tudo bem? Imagino que não esteja sendo fácil, mas lembre-se que o diálogo é muito importante, e que encontrar apoio emocional é possível e pode ser muito benéfico.
Eu não sou psicóloga, mas posso orientar que procurem um dos especialistas da nossa plataforma, que tem as técnicas necessárias para oferecer o apoio emocional da forma mais correta.
Qualquer dúvida sobre a nossa plataforma, conte conosco
Meu filho tem 13 anos ,não fala com ninguém e quando fala responde as pessoas com indiferença ….Na escola fica sozinho não tem amigos , não conversa comigo e quando conversa só lamenta diz que tanto faz viver ou morrer …. mas fica o dia todo no celular ou jogando no computador. .E quando eu tento pedir pra me ajudar ele não faz e fecha a porta do quarto na minha cara…Não sei o que faço a minha vida tá um inferno , até meu casamento tá ficando desgastante por conta dele….
Suzana, imagino que não esteja sendo fácil, mas lembre-se que você não está sozinha. Recomendamos que procure um especialista, como um psicólogo, para poder encontrar formas de entender e lidar com o seu filho. O apoio emocional pode ser muito importante!
Estou passando pela mesma situação com minha filha de 12 anos.
Não sei mais oque fazer.
Tenho um filho de 15 desde que começou essa pandemia ele mudou muito, antes era ativo ia pra igreja fazia caratê, tinha uma namoradinha, era feliz, hoje disse que está com depressão, brigou com o pai por ser muito rígido, vive dentro de casa com celular, só conversa com a gente chorando, não sei o que fazer!😢
Depois que engravidei e tive meu bebê que hoje tem 7 meses meu filho de 12 anos mudou completamente tudo do irmão ele destrói morde ou corta e até dar fim, está ignorante e chora por qualquer besteira e chama atenção dos vizinhos que pensa que ele está sendo espancado e explico pra ele que não faça escândalo chorando assim altas horas da noite se não vão pensar que estou espancando ele , aí que ele chora mesmo deixa minha mãe uma senhora de 70 anos nervosa. Resumindo não sei o que fazer pra acalmar e ele parar de destruir as coisas de casa e do irmão.
Oi tenho um filho hoje com 13 anos que gosta e só fala em gírias e fala muitos palavrões…não sei mais o que fazer pra que ele pare com isso. Já conversei pedi tentei fazer trocas de que enqnto não parace de falar palavrões não poderia jogar vídeo game ficou quase um mês sem jogar ms não parou com os palavrões.
E o pior é ouvir dos outros que não sei educalo que não sou firme e dura que não me importo com esse comportamento dele que eu quem não sei dar limites a ele.
Não sei mais o que fazer…sou viúva do pai deles fazem 12 anos… e crio ele de 13 o irmão de 16 e a irmã de 19 e o único que me da esse trabalho com esses problemas de comportamento e de falar palavrão é ele. Ele tem laudo de tdah desde os 4 anos
O irmão foi diagnosticado aos 15 com autismo leve e a irmã tem ansiedade
Tenho uma filha de 16 na mesma situação, quarto, celular, jogos, e sem foco para estudar, e quando nos falamos e pergunto o que ela quér pro futuro fala chorando, mas nem O quarto dela Ela arruma, acumula restos de lixo,sacos de salgadinhos,pratos de comida, deitada, nem a cama arruma, meu Deus onde errei. Não sei o que fazer.
Minha filha e muito calada parece ter raiva de mim , não sei o que fazer todo tempo parece aborrecida
Estou precisando de ajuda
Boa tarde, tudo benm? Saiba que procurar apoio é muito importante, você não está sozinha!
Se tiver qualquer dúvida sobre as sessões realizadas na nossa plataforma, conte conosco
Tenho uma filha de 13 anos estou passando por uma situação, tão difícil ela e uma ótima menina, mas nessa pandemia ela mudou bastante.
Passava muito tempo no celular, o jeito de se vestir não era o mesmo, ela cortou todo o cabelo sem me perguntar, até que certo dia peguei o celular dela, falei que ficaria sem ele por alguns dias que era preciso.
Fui dar uma olhadinha na redes sociais, whatsapp.
Nossa minha filha tinha tanta amizade pela internet quem eu nem imaginava, mas as conversas me deixaram muito preocupada, até mesma um conversar que vi minha filha falando que gostava de menina 😔.
Foi aí que fui conversar para intender melhor oque estava acontecendo, e ela me falou que era bem isso mesmo.
Fique sem rumo, sem palavras.
Não sei oque fazer o que pensar😔
Olá, tudo bem? Saiba que você não está sozinha e que procurar apoio emocional pode ajudar a conseguir lidar melhor com essa situação que tem vivido com a sua filha. Procurar ajuda não é uma fraqueza, e nos ajuda a entender melhor e aceitar as dificuldades que aparecem. Qualquer dúvida sobre a nossa plataforma, estamos por aqui
Gostei muito .Me esclareceu muitas coisas!!
Tudo culpa do maldito celular