A satisfação no trabalho é o que a grande maioria dos profissionais buscam hoje em dia. Mas, podemos dizer que essa satisfação não depende apenas de um único fator, e sim de uma junção de fatores como um bom ambiente de trabalho e o reconhecimento.

Com a evolução e as mudanças que o mercado vem sofrendo, cada vez mais as empresas estão focadas nas pessoas, e não apenas em atingir as metas e trazer resultados que focam em números. Com isso, os colaboradores passam a ser mais ouvidos e vistos como um importante pilar para os resultados finais da empresa. 

Vamos entender melhor qual a importância e influência que a satisfação no trabalho tem no dia a dia de uma empresa, no clima organizacional e, é claro, nos números de uma empresa.

O que é satisfação no trabalho?

Podemos dizer que a satisfação no trabalho está diretamente ligada aos níveis de felicidade e motivação do colaborador, além de também ter relação com suas atribuições diárias. É uma receita simples, se um colaborador está plenamente satisfeito com seu trabalho os resultados tendem a ser mais positivos. 

Essa satisfação é particular de cada profissional, e cada um possui um ponto de vista sobre o que lhe motiva para trabalhar e entregar o melhor de si todos os dias.

Mesmo com as mudanças que o mercado vem sofrendo e com os diferentes perfis de profissionais que vêm se inserindo todos os dias no mercado, ainda existem gestores e empresas que acreditam que o salário é fator para trazer a satisfação no trabalho. Mas, hoje é possível entender que embora ele seja levado em consideração, a remuneração não é o único fator importante.

Por isso, é importante entender o que os profissionais que atuam na empresa buscam, trabalhar para suprir suas necessidades e adotar uma gestão mais focada nas pessoas. 

Por que a satisfação no trabalho é importante?

Um profissional que trabalha em um ambiente no qual ele se sente confortável e satisfeito, o ajuda a entregar o melhor de si na execução de suas tarefas.

É importante destacar que a satisfação no trabalho é considerada um fator de bem estar individual geral, além disso, também pode ser utilizada como um indicador para apontar os motivos pelos quais os profissionais decidem se desligar de uma empresa ou procurar outras posições no mercado.

Observando pela perspectiva da empresa, proporcionar satisfação no ambiente de trabalho para seus colaboradores faz com que eles tenham um melhor desempenho e, por consequência, geram mais resultados positivos para a empresa, diminuindo também os erros.

Já olhando pelo lado do colaborador, a satisfação no trabalho está relacionada a vários fatores, como ganhar um bom salário, ter estabilidade, plano de carreira, afinal, todos desejam crescer profissionalmente e receber novas responsabilidades e desafios.

Como isso afeta o dia a dia nas organizações?

Como mencionamos acima, a empresa que busca proporcionar um ambiente de trabalho satisfatório para seus colaboradores, acabam gerando um time mais engajado e mais produtivo, trazendo resultados positivos e minimizando os erros.

Além disso, é possível dizer que esses mesmos colaboradores ficam mais motivados a conseguir cargos melhores dentro da empresa. 

Mas, quando falamos de uma situação contrária, onde a empresa não proporciona um ambiente satisfatório aos seus colaboradores os resultados tendem a não serem tão positivos assim.

Colaboradores insatisfeitos e um ambiente de trabalho ruim, faz com que os profissionais não tenham seu melhor desempenho e os erros acabam se tornando mais frequentes. Além disso, aumenta o turnover daquela empresa e afeta também a marca empregadora e o employer branding.

Por isso, é importante que as empresas passem a investir e proporcionar um ambiente de trabalho mais satisfatório para seus colaboradores, afinal as principais vantagens são:

  • Aumenta a produtividade;
  • Diminui os erros;
  • Aumento de performance;
  • Seu lucro irá aumentar;
  • Seus funcionários se tornam mais leais;
  • Diminui a rotatividade de profissionais.

Quais fatores influenciam a satisfação no trabalho?

Como pudemos ver até aqui, a satisfação no trabalho está relacionada a diversos fatores e não apenas ao salário como muitos ainda pensam. É claro que o salário é um fato que influencia muito, mas outros fatores também estão relacionados, como por exemplo:

Valorização

Todo profissional quando inicia sua carreira no mercado deseja entrar em uma empresa onde sabe que será valorizado pelo seu conhecimento, esforço e dedicação, mas nem sempre isso acontece.

A valorização do profissional é um fator que influencia de forma significativa na satisfação no trabalho. O fato é que, quando isso não acontece, o profissional fica desmotivado e busca outras oportunidades. 

Além disso, seu rendimento no trabalho cai e os retornos satisfatórios para a empresa também tendem a cair. 

Ambiente de trabalho

Trabalhar em local onde o ambiente não é agradável, falta comunicação, existe uma pressão e opressão por parte da chefia desmotiva cada vez mais o profissional.

Ambientes em que o clima não é legal fazem com que o colaborador se iniba e não consiga colocar em prática aquilo que sabe. Além disso, o profissional passa a sentir cada vez mais a necessidade de sair daquela empresa e buscar uma nova oportunidade no mercado e isso acaba aumentando o índice de turnover daquela empresa.

Por esse e outros motivos, o ambiente de trabalho tem total influência quando falamos na satisfação no trabalho. Afinal, todo profissional deseja trabalhar em um local em que o ambiente é saudável e ele se sinta à vontade.

Nesse sentido, o ambiente de trabalho pode ser desenvolvido e monitorado por meio de um programa de saúde mental para empresas, além de contribuir para a satisfação dos colaboradores

Cultura

Defina uma cultura que esteja de acordo com a valorização do seu colaborador e que enxerga ele como uma peça fundamental para o avanço dos negócios. Dessa forma, ele se sentirá valorizado e entregará o seu melhor na execução de suas tarefas. Além disso, é uma forma que a empresa possui de orientar seus colaboradores em relação a suas metas.

Liderança da empresa

Ter uma boa liderança faz toda diferença quando falamos em satisfação no trabalho. O líder é o porta voz da equipe e de certa forma é uma referência de comando para seus liderados. Um bom líder mantém uma boa comunicação com a equipe e garante que todos entendam sua importância.

Por isso, ter um líder que está lado a lado com sua equipe e trabalha em conjunto com todos para fazer com que o dia a dia de trabalho seja mais leve e todos possam confiar nele, influencia muito na satisfação dos profissionais no trabalho.

Pagamento e benefícios

Quando falamos de satisfação no trabalho não podemos deixar de mencionar a questão de pagamento e benefícios. Esses dois fatores possuem total influência. Afinal, salário importa e quanto melhor o salário e os benefícios mais motivados os colaboradores estarão.

Portanto, investir nesses dois fatores também é uma forma de manter os colaboradores motivados e dedicados. Ofereça uma política de benefícios estratégica e pensada na satisfação do seu colaborador.

Desenvolvimento

A empresa que oferece plano de carreira para seus colaboradores tende a colher bons frutos. Afinal, ter um bom plano de carreira e chances de crescer dentro da empresa geram perspectiva de pertencimento e satisfação. Ainda mais quando se trata de uma empresa que valoriza seu colaborador e enxerga ele como peça principal para seu sucesso.

Qual a relação entre clima organizacional e satisfação no trabalho?

O clima organizacional tem total influência sobre a satisfação no trabalho. Embora existam outros fatores que fazem parte para que a formação da opinião do colaborador sobre a empresa onde ele trabalha seja construída, o ambiente de trabalho é um dos mais importantes.

Uma empresa que não dá atenção às questões de comportamento e bem estar de seus colaboradores, pode desenvolver um ambiente tóxico que desmotiva muito seus colaboradores, fazendo com que a rotatividade cresça.

Quando isso acontece, a empresa perde grandes profissionais e sua reputação no mercado só tende a cair. Por isso, é muito importante que a empresa esteja atenta às questões que envolvem o dia a dia de trabalho como competitividade, o bem estar e a saúde física e psicológica de seus colaboradores.

Como medir a satisfação no trabalho?

Primeiro, é preciso estar atento às questões de saúde mental, como ansiedade e burnout. Além disso, observar questões como aumento das reclamações, quantidade de faltas e afastamentos dos colaboradores, aumento de pedidos de demissão e queda da qualidade do trabalho, afinal, o rendimento cai e os erros passam a ser mais frequentes.

Por isso, fazer pesquisas e solicitar feedbacks dos colaboradores é fundamental para que a empresa tenha real noção do que está acontecendo e quais providências precisam ser tomadas para que esse quadro mude.

Ao realizar as pesquisas e entender o que precisa ser mudado dentro da empresa, é preciso colocar em prática essas mudanças. E para medir se essas mudanças adotadas estão trazendo efeitos, é preciso criar e aplicar indicadores de desempenho, para que a empresa tenha a real noção do que está indo bem e do que ainda precisa de mudanças.

Conheça os principais indicadores que podem te ajudar na hora de criar um plano de ação e melhorar a satisfação no trabalho:

Employee Net Promoter Score (eNPS)

Começando pelo eNPS (Employee Net Promoter Score), que se trata de um indicador que aponta como os funcionários se sentem em relação a empresa. Esse indicador é calculado através de uma pesquisa que contém uma única pergunta:

  • Em uma escala de zero a dez, qual a probabilidade de você recomendar a nossa empresa a outros profissionais como um bom lugar para se trabalhar?

Obtendo as respostas, os colaboradores podem ser classificados em três grupos:

  1. Os promotores, que classificam sempre com notas altas, nove ou dez;
  2. Os passivos, que respondem com notas de sete ou oitos. São aqueles colaboradores que não possuem opiniões fortes sobre a empresa;
  3. Os detratores, que respondem com notas entre zero e seis. São aqueles colaboradores que não estão satisfeitos com a empresa.

O ideal é que esse indicador seja utilizado em conjunto com outro indicador como pesquisa de satisfação ou também informações obtidas nas entrevistas de desligamento dos colaboradores.

Pesquisa de satisfação

A pesquisa de satisfação é um dos melhores indicadores para medir a satisfação dos seus colaboradores quanto a empresa de modo geral. Essa pesquisa pode ser dividida por setores ou colocado em um ponto estratégico de fácil acesso a todos os colaboradores. 

É importante se certificar que as perguntas sejam curtas, de múltipla escolha, objetivas, de fácil compreensão e, principalmente, que não seja muito extensa e não tome muito tempo para responder. Esse indicador trará bons resultados e ajudará a empresa a ter real noção dos pontos que precisam ser melhorados e as mudanças que precisam ser realizadas.

Taxas de rotatividade

Esse indicador cabe ao RH da empresa alimentar, não havendo participação direta dos demais colaboradores. Monitorar a taxa de rotatividade de profissionais na empresa é fundamental, afinal um nível alto de turnover é sinal de que algo não está legal e precisa ser mudado, mostrando a insatisfação dos profissionais que por ali passaram.

Portanto, investir em melhorias para manter a retenção de profissionais é importante para a reputação da empresa no mercado e faz com que mesmo sem vagas disponíveis a empresa passe a atrair profissionais competentes e capacitados.

Avaliações de desempenho

Outra maneira muito importante de compreender em quais pontos a empresa precisa melhorar é realizando periodicamente avaliações de desempenho. Elas permitem identificar níveis de estresse dos colaboradores, produtividade e também o clima organizacional. 

Com base nessa avaliação, o RH pode aplicar mudanças e trazer melhorias para que o clima organizacional mude e os resultados positivos cresçam. 

Conclusão

Mensurar e investir na satisfação no trabalho dos seus colaboradores é algo fundamental hoje em dia. Esse índice está diretamente ligado com a diminuição de afastamentos, turnover, rotatividade e melhora de performance e resultados. 

O time de Recursos Humanos pode e deve participar da missão de desenvolver e avaliar os índices de satisfação no trabalho dentro de uma empresa. Para isso, o ideal é utilizar dados comportamentais, acompanhando índices que façam sentido para o cenário atual e, assim, criando um plano de ação personalizado. 

Com esses dados, é possível estruturar pesquisas personalizadas e investir em ações que melhorem a satisfação e bem-estar dos seus colaboradores. O ZenManager é a plataforma do Zenklub para RHs que oferece esses dados comportamentais e de bem-estar de forma inteligente para orientar essa e outras estratégias do RH.

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COMECE AGORA.

Referências

OLIVEIRA, Daniele de; CARVALHO, Roberto José; ROSA, Adriano Carlos Moraes. Clima organizacional: fator de satisfação no trabalho e resultados eficazes na organização. Simpósio de Eficiência em Gestão e Tecnologia, v. 9, 2012.