O plano de carreira em Y se difere dos caminhos mais tradicionais da evolução de carreira, dos quais apontam para cargos de liderança e gerência. 

Nos planos de carreira mais tradicionais, se o profissional desejasse um aumento de salário ou até mesmo uma promoção, ele se via obrigado a assumir um cargo de liderança, mesmo não sendo seu desejo naquele momento.

Com o passar dos anos e a constante evolução que o mundo profissional vem sofrendo, surgiu o plano de carreira em Y, cujo objetivo foi proporcionar a valorização de especialistas técnicos. Esses, são os profissionais que buscam a especialização em assuntos mais específicos.

A seguir, vamos entender melhor como funciona e quais os benefícios que o plano de carreira em Y  proporciona para o profissional.

A importância de planos de carreira bem definidos

O plano de carreira é um conjunto de metas, objetivos e ações que fazem com que o profissional tenha destaque. A maneira para direcionar o profissional no crescimento da profissão que ele exerce, permitindo o alcance de cargos de maior relevância.

O plano de carreira tanto pode ser proporcionado pela empresa, como pode ser traçado pelo profissional. Dessa forma, o profissional pode traçar metas e objetivos que não estejam ligados apenas a uma única organização.

Porém, para que tudo funcione da melhor forma, é necessário que o profissional tenha foco e disciplina, pois é algo a ser realizado a longo prazo. 

Entretanto, para o profissional alcançar o sucesso desejado, é necessário que ele tenha em mente onde ele deseja chegar e qual a importância e o significado de uma transição de carreira para ele. A partir daí é possível descobrir o caminho que será percorrido.

Já dentro da organização, o intuito do plano de carreira é conhecer os funcionários e desenvolvê-los internamente. Além disso, é uma forma de manter o interesse dos colaboradores por um período maior de tempo, trazendo não apenas o sucesso profissional, mas também proporcionando sucesso para a empresa.

O que é carreira em Y?

A carreira em Y é o método que amplia as opções de escolha para qual caminho o profissional deseja seguir. 

É comum que nem todo profissional que se destaca em suas atividades, tenha interesse em ocupar um cargo de liderança ou gerência.

A carreira em Y dá mais autonomia e permite que esse profissional possa escolher se ele realmente deseja seguir para um cargo de liderança ou gerência, ou se ele busca se especializar na área desejada. 

Foi criada com qual propósito?

O plano de carreira em Y surgiu para valorizar aquele profissional que deseja seguir o caminho de formação técnica. Ou seja, para aquele profissional que busca se aprofundar e especializar em sua área de atuação.

Principais características

É importante deixar claro que a carreira em Y está associada à inovação, desafios, competitividade, entre outras características dentro do ambiente de trabalho. Abaixo vamos listar algumas características do plano de carreira em Y.

  • Aplicação de conhecimento: o colaborador utiliza ao máximo seu conhecimento e habilidade, buscando sempre se especializar.
  • Inovação: constante atualização de competências.
  • Criatividade: fundamental para a demonstração de talento, quanto mais criatividade, maior a opção de melhorias para a empresa.
  • Resolução de problemas: é preciso ter sabedoria para resolver da melhor maneira possível os problemas.
  • Desafios: não perder o foco no objetivo que deseja alcançar.

Como é estruturado o desenho de carreira em Y?

A estrutura da carreira em Y começa na base, a partir do primeiro passo que o profissional dá para iniciar sua carreira.

  • Aprendiz
  • Estagiário
  • Trainee

E assim, vai evoluindo gradativamente.

  • Auxiliar
  • Operacional
  • Assistente
  • Analista

A partir deste ponto, o profissional precisa optar por qual caminho deseja seguir com sua carreira profissional, o  especialista ou o generalista.

O especialista:

  • Consultor
  • Especialista
  • Mestre, Doutor
  • Conselheiro

O generalista:

  • Coordenador, Supervisor
  • Gerente
  • Diretor
  • Presidente

Quais as diferenças entre plano de carreira em Y e W?

Quando o assunto é plano de carreira, estamos falando do trajeto percorrido pelo profissional, para alcançar a posição desejada.

Se tratando de plano de carreira Y e W, podemos afirmar que há uma grande diferença entre eles. Mas, vale lembrar que o objetivo de ambos é entender como o profissional se coloca no mercado de trabalho. 

No plano de carreira Y, o profissional precisa decidir se irá seguir o caminho até se tornar um gestor de uma equipe dentro da empresa, ou, se irá focar no estudo mais técnico, se especializando em seu trabalho.

Porém, o plano de carreira W, permite que o profissional atue de forma técnica e também ocupe um cargo de liderança dentro da empresa.

De maneira objetiva, no plano de carreira W, o profissional precisa ter um pouco da parte técnica e um pouco da parte de liderança, assim proporcionando que ele seja um profissional mais completo.

Para quem o modelo é indicado?

O plano de carreira Y é indicado tanto para aqueles profissionais que desejam seguir uma carreira voltada para a especialização na área desejada, quanto para aquele profissional que procura seguir uma carreira voltada para a gestão de pessoas.

Vantagens e desvantagens da carreira em Y

Sabemos que o plano de carreira em Y possui vantagens e desvantagens, tanto para o profissional quanto para a empresa. A seguir vamos apontar quais são cada uma delas para ambas as partes.

Para o profissional

Vantagens: 

  • Mais oportunidade para a carreira: Técnicos e especialistas são muito valorizados, principalmente quando se trata da área industrial ou de tecnologia, afinal, a opinião desses profissionais é indispensável.
  • Desenvolvimento de novas competências: Para o profissional que escolhe seguir o caminho da especialização, a estrada a ser percorrida é de muito aprendizado e desenvolvimento de habilidades.
  • Desenvolvimento de visão inovadora: O processo criativo envolve sempre o técnico da área envolvida. Ele tem a oportunidade de criar e aperfeiçoar os processos da empresa.
  • Aproveitamento das melhores habilidades do profissional: Todo profissional tem a capacidade de se desenvolver como líder, porém, alguns desses profissionais não se sentem à vontade exercendo essa função. Por isso a carreira Y é fundamental, ela oferece a oportunidade para que eles se desenvolvam e também colabora com seu crescimento.

Desvantagens :

  • Lugar comum: Profissional acomodado que não se permite vivenciar a rotina de um cargo de gestão.
  • Falta de olhar multidisciplinar: O profissional que escolhe seguir o caminho da especialização, em algum momento pode perder a sensibilidade de observar como um todo. Por isso, é importante ter uma visão sistêmica da empresa no momento de buscar soluções alternativas.
  • Resistência a mudanças: Uma característica que será cada vez mais exigida do profissional é a adaptabilidade. Ao se especializar, o profissional precisa se atentar para não ficar resistente a mudanças que poderão surgir.  

Para a empresa

Vantagens:

  • Atração e retenção de talentos: É importante que a empresa mantenha uma boa imagem no mercado, ser conhecida por valorizar seus colaboradores, é a melhor forma de atrair e manter bons profissionais.
  • Aumento da produtividade da equipe: Contar com a colaboração de um profissional especializado, ajuda na tomada de decisões mais assertivas, acelerando e consecutivamente aumentando a produtividade. 
  • Alocação dos colaboradores nos cargos certos: No plano de carreira em Y, os colaboradores possuem total liberdade para escolherem  qual caminho irão seguir. 

E isso é extremamente importante para a empresa, pois assim eles poderão aproveitar muito mais as habilidades de seus profissionais nos departamentos corretos.

  • Abertura para inovação: Com profissionais especializados e que procuram sempre apresentar ideias novas, proporcionam à organização trazer novos produtos e serviços tornando-as cada vez mais competitivas.
  • Melhoria na resolução de problemas: Quando o profissional tem total compromisso e foco nas atividades desenvolvidas, ele consegue se antecipar a possíveis erros que possam vir a acontecer. Além disso, possuem visão para propor alternativas coerentes para prevenir erros e otimizar recursos.

Desvantagens:

  • Profissionais dispostos a ocuparem cargos de gerência: Nem todo profissional se sente à vontade e preparado para ocupar um cargo de liderança ou gerência dentro da organização.
  • Distanciamento entre profissionais: Pode acontecer do colaborador que é especialista se distanciar dos demais colegas de equipe, prejudicando a comunicação e afetando os processos.
  • Problemas na formação de novos gestores: Dificuldade para formar novos gestores capacitados tecnicamente.
  • Desentendimentos: Caso a organização não tenha uma hierarquia bem definida, pode ocorrer atritos entre os gestores e os especialistas.

Tipos de empresas que adotam carreira em Y

Para entendermos um pouco melhor como funciona o plano de carreira em Y, abaixo citamos exemplos usando situações reais dentro de áreas e setores existentes em uma organização.

Tecnologia

Vamos imaginar um cenário onde dentro do setor de TI, o programador esteja mostrando um desempenho acima da média e uma vontade de crescer muito mais dentro da empresa.

O plano de carreira em Y permite que ele escolha entre dois caminhos, o da especialização que vai permitir que ele se torne um especialista em programação ou o caminho generalista, que irá permitir que ele siga o caminho da liderança ou gerência.

Marketing

Dentro do marketing, o profissional que atua como analista de marketing, com o plano de carreira em Y tem a opção de seguir o caminho da especialização, para se tornar um especialista em marketing ou o caminho da gestão, para se tornar um gerente ou possível diretor de marketing.

Financeiro

Agora, considerando que o profissional ocupe o cargo de analista financeiro, com o plano de carreira em Y, ele pode seguir o caminho da especialização, se tornando um especialista financeiro ou seguir o caminho da gestão, se tornando líder de equipe ou gerente financeiro.

Como criar o plano de carreira em Y?

Como mencionado nos tópicos anteriores, o plano de carreira Y dá ao profissional o poder de escolha e decisão para qual caminho ele deseja seguir.

Dentro da organização, cabe ao RH criar um plano de carreira em y para auxiliar e orientar o profissional, oferecendo possibilidades de aperfeiçoamento.

No caso do plano de carreira em Y profissional, o mesmo pode traçar metas e objetivos que precisam ser alcançados para atingir a posição que deseja, mas sempre com muito foco e disciplina tendo em mente o cargo que deseja atingir. 

E como implementar?

Após acompanharmos o que é, como funciona, qual a sua importância, entre outras informações que consideramos ser importante sobre o plano de carreira em Y, agora vamos destacar os processos que precisam ser realizados implementá-lo. 

Mas de antemão, podemos dizer que se trata de um processo complexo, pois envolve mudanças significativas na estrutura da organização e principalmente na vida profissional do colaborador.

Conheça a empresa

O primeiro passo tanto para o profissional quanto para a organização que deseja investir nesse modelo de plano de carreira, é estudar a estrutura da empresa, os processos e a hierarquia, para entender qual o impacto que essa mudança irá causar. 

Analise os cargos

Analisar como os cargos estão sendo distribuídos entre os colaboradores, para entender quais deles e onde aconteceriam as mudanças e quais o profissional precisaria percorrer até alcançar seu objetivo.

Detalhe as novas posições 

É importante reestruturar os cargos novamente, apontando as competências necessárias que o profissional precisa ter para ocupá-los sendo eles generalistas ou especialistas.

Oficialize o plano

É importante documentar todo o processo de implementação do novo plano de carreira e que, no caso das empresas, todos os funcionários sejam comunicados e tenham ciência dessa mudança.

No caso do profissional, é importante que ele tenha ciência que irá passar por mudanças, para que não perca o foco do objetivo final.

Identifique os perfis

É fundamental que o RH da empresa esteja atento ao perfil dos colaboradores e assim conduzi-los da melhor forma.

Mas ainda sim é importante que o profissional tenha em mente o caminho que deseja seguir e faça sua escolha.

Mantenha a comunicação 

Tenha metas e um objetivo já determinado e procure de tempos em tempos analisar o caminho já percorrido, os obstáculos enfrentados e os resultados obtidos, é importante assegurar que ele esteja alinhado à cultura organizacional. Feedbacks são ações importantes.

Conclusão

O mundo corporativo vem se tornando cada vez mais competitivo e metodologias como o plano de carreira em Y ajudam as empresas a motivarem e impulsionarem seus colaboradores. Com isso, o time de Recursos Humanos precisa estar sempre atento às novidades e inovações de processos. 

Mas, sabemos que garantir a qualidade desses processos e cuidados com os profissionais podem ser um grande desafio. Por isso, contar com a ajuda de uma equipe variada de profissionais como psicólogos, terapeutas e coaches pode facilitar essa jornada. 

Investir em autoconhecimento dentro da sua empresa garante retorno em bem-estar, qualidade de vida e financeiro para todos. Ganhe em performance e impulsione os resultados da sua empresa investindo em gestão de saúde emocional com o Zenklub.

COMECE AGORA.