Tomo mundo já ouviu falar em workshop, certo? Porém, nem todos sabem para que serve e principalmente, como aplicá-lo. O fato é que, essa é uma ferramenta muito eficiente e eficaz para que o negócio alavanque e alcance cada vez mais resultados.

Mas, para isso, a empresa não pode aceitar que seus colaboradores e clientes fiquem na zona de conforto. Por isso, é fundamental estimular a aprendizagem, incentivando-os a conhecer novas possibilidades, além de contribuir seu conhecimento, o que de certa forma, é um investimento,

Neste texto, vamos entender mais sobre o que é um workshop, como ele pode ser organizado e os benefícios que ele pode trazer para as empresas e seus colaboradores. Além disso, abordaremos diferentes tipos de workshops e como eles podem ser usados para ajudar as empresas a atingir seus objetivos estratégicos.

O que é um workshop?

O workshop nada mais é que um tipo de evento que combina teoria e prática. São eventos que reúnem profissionais para discutir e explorar tópicos específicos de interesse em um ambiente colaborativo. 

Por se tratar de um método mais específico, ele geralmente é intermediado por um especialista da área em que se deseja adquirir conhecimento teórico e prático.

É um evento mais dinâmico, diferente por exemplo das palestras. No workshop é possível ter a participação direta do público, através de debates, desenvolvimento de atividades e principalmente, a troca de experiências. 

Essa é uma alternativa diferente e interessante de adquirir conhecimento em um determinado assunto e conseguir colocá-lo em prática. Um exemplo onde eles são aplicados no meio corporativo, é quando a empresa precisa capacitar seus colaboradores para trabalhar com uma ferramenta mais específica, como um sistema.

Qual a diferença entre workshop e curso?

Embora tanto o workshop quanto os cursos sejam formas de capacitação para os colaboradores, existem algumas diferenças importantes. A principal diferença entre workshop e curso é o formato e a metodologia utilizada.

Os cursos geralmente tem uma grade e cronograma bem estruturados, podendo ter duração de meses ou anos. Também tem nessa estrutura, o objetivo de fornecer habilidades ou conhecimentos mais específicos e definidos.

Já os workshops tendem a ser mais flexíveis, interativos e na grande maioria das vezes acontece em apenas um ou poucos dias. No workshop, o principal intuito é adquirir conhecimento teórico e prático com mais rapidez, focados em solucionar problemas em grupo e desenvolver habilidades específicas.

Quais são as vantagens e desvantagens de um workshop?

O workshop é um tipo de evento ótimo para desenvolver novas habilidades e engajar seus colaboradores em algo novo. Mas, é claro que, assim como qualquer forma de ensino, o workshop possui suas vantagens e desvantagens. Vamos entender um pouco mais sobre isso:

Vantagens:

  • Aprendizado facilitado: nessa modalidade, o profissional que ministra o evento tem como objetivo compartilhar seu conhecimento de forma prática e dinâmica;
  • Lições em grupo e networking: os workshops geralmente incentivam o trabalho em grupo e o compartilhamento de conhecimento com os demais colegas. Isso além de gerar integração e aprendizado também facilita o networking;
  • Prática e interação: essa modalidade de ensino tem foco na mão na massa. Por ser feito em períodos mais curtos, os colaboradores são incentivados a interagir mais e focar na resolução de problemas.

Desvantagens:

  • Conteúdos mais rasos: por ter uma duração mais curta, muitas vezes os conteúdos acabam sendo trabalhados de forma mais superficial;
  • Custos: workshops podem ser mais caros do que cursos tradicionais, especialmente se a empresa busca por um profissional renomado na área ou precisa de uma instalação diferenciada para sua realização.

Para que serve um workshop?

O workshop serve para que um indivíduo adquira conhecimento de forma mais rápida, tanto na teoria como na prática, sobre aquele determinado assunto. Eles são projetados para ajudar os colaboradores a desenvolverem habilidades específicas, trabalharem na resolução de problemas e a engajarem juntos em um ambiente colaborativo.

Ele pode ser aplicado, por exemplo, na gestão de pessoas para treinar os funcionários em novas tecnologias ou se adaptarem a novos processos. É muito útil principalmente quando alinhado com os objetivos e planos estratégicos da empresa.

Qual o tempo de duração de um workshop?

O workshop é uma modalidade de ensino que não possui uma duração muito longa, ele geralmente é realizado em um único dia ou em até oito horas, mas também pode ser dividido.

Se o tempo de duração, por exemplo, é de oito horas, ele pode ser dividido em quatro dias, com duração de duas horas cada. Mas, isso é claro, vai de acordo com seu objetivo ou também com as necessidades da empresa.

Quais tipos de workshop podem ser feitos?

Existem muitos tipos diferentes de workshops que podem ser realizados, dependendo dos objetivos e necessidades específicas da empresa e dos participantes.

Para que possamos ter uma noção, abaixo listamos alguns exemplos de workshops que podem ser ministrados:

  • Workshop sobre marketing digital;
  • Workshop sobre como usar o Google Acadêmico
  • Workshop de artesanato;
  • Workshop de culinária;
  • Workshop de primeiros socorros;
  • Workshop de fotografia;
  • Workshop de teatro;

Além desses me mencionamos existem muitos outros. Um ponto fundamental é que ao divulgar o workshop é preciso destacar o nível de conhecimento dos participantes em relação ao tema, para que todos consigam acompanhar.

O workshop faz parte de ações de treinamento que pode ser ministrado tanto para iniciantes, como para intermediários ou avançados no assunto. Por isso, é importante deixar bem detalhado no convite ou na plataforma de divulgação, como será o evento de modo geral e as condições exigidas para participar.

Como fazer uma oficina na empresa?

Planejar esse tipo de evento não é uma tarefa muito simples, mas também não é impossível. E para te ajudar nesse processo, abaixo listamos as etapas que precisam ser desenvolvidas, para que o evento aconteça.

É importante entender que cada etapa exige atenção e cuidado em sua execução, para que os participantes tenham uma excelente experiência. 

Antes de qualquer coisa, faça uma lista de organização do evento, assim, você conseguirá ter noção geral do que precisa ser feito e a equipe que você precisará mobilizar para que tudo aconteça da melhor forma. 

Defina um tema

A primeira etapa, e uma das mais importantes, é a definição do tema e por se tratar de um método de ensino com uma duração menor, é preciso ser bem específico enquanto ao assunto que será abordado.

Selecione o público-alvo

O segundo passo é entender para qual público esse workshop será ministrado, é preciso identificar as necessidade, intenções e também o comportamento dos participantes. Tudo isso para que o conteúdo seja montado da melhor forma.

É claro que você pode abordar o mesmo tema para diversos grupos, mas o que irá definir como será a aprendizagem de cada um é a abordagem que pode ser diferente.

Por exemplo, em um workshop de administração sabemos que a área possui uma gama de segmentos, se você vai aplicar aos estudantes a abordagem será de forma mais ampla, mais abrangente. Mas, se será ministrado a profissionais que já atuam na área, porém em um segmento específico, o assunto poderá ser mais técnico.

Veja se será um evento aberto ou privado

Nessa etapa do processo, é importante definir se o evento será privado ou aberto ao público, mesmo que seja realizado dentro de uma empresa, conversar com os responsáveis pelo local é fundamental. 

Além disso, definir também se terá um limite de participantes, além do horário, data, quais fornecedores serão necessários, valores de ingressos/inscrições e ferramentas que serão necessárias para que o evento aconteça.

Busque convidados e palestrantes

Para que todo e qualquer workshop aconteça, é preciso ter um instrutor. O próprio criador do evento pode assumir esse papel, desde que ele tenha o conhecimento necessário. Um palestrante externo também pode ser contratado.

Essa pessoa pode ser referência no assunto e ser um nome famoso, como também, pode não ser tão conhecido, mas que tenha a bagagem necessária.

Uma alternativa também é convidar alguns profissionais para participar, seja de forma remunerada ou de forma voluntária. Isso irá contribuir para que a experiência dos participantes seja mais completa.

Prepare os equipamentos, o local e o horário

Como mencionamos em um dos tópicos acima, apontar os equipamentos necessários para que o evento aconteça da melhor forma é extremamente importante. Mas, além de separar esses equipamentos, é preciso testá-los e certificar que não haja falhas. 

É claro que imprevistos acontecem e ter um plano B é importante, mas ao planejar com calma quais equipamentos serão usados você precisa buscar reduzir todos os riscos para que eles não venham a acontecer.

Por isso, providencie com antecedência todos esses equipamentos e tenha técnicos que saibam utilizá-los, para que tudo saia conforme o planejado. É importante também, conversar com o palestrante e entender quais desses equipamentos ele precisará.

Como os workshops colaboram pro desenvolvimento dos colaboradores?

Toda empresa deseja ter em seu time de colaboradores profissionais capacitados e experientes. Para isso, é importante também que sejam oferecidos cursos de capacitação, bolsas de estudos ou também workshops. 

Com workshops a empresa consegue atingir seu objetivo quanto ao desenvolvimento de seus funcionários com mais rapidez. Com esse método, os resultados podem ser vistos de forma mais breve.

Além disso, oferecendo esse tipo de benefício aos colaboradores, acaba passando segurança em relação a sua ocupação dentro da empresa, gerando mais satisfação e também contribuindo para um clima organizacional mais agradável. Funcionários que trabalham satisfeitos, reduzem os riscos de erro e trazem resultados mais positivos para a empresa.  

Use os workshops de modo estratégico

Quando divulgamos, por exemplo, aos colaboradores de uma empresa um workshop sobre uma ferramenta que eles utilizam em seu dia a dia de trabalho, é possível que muitos desse profissional nem se interessem, afinal, é algo que eles já conhecem e utilizam.

Por isso, nesse momento a empresa precisa ter uma boa estratégia para engajar seu colaborador, já que é algo positivo, uma vez que o profissional conhecerá com mais riqueza de detalhes essa ferramenta e poderá desenvolver seu trabalho com mais facilidade, agilidade e qualidade.

Deste modo, a empresa pode apontar os benefícios que eles terão ao participar, dando ênfase, por exemplo, no crescimento profissional dentro da empresa, no quanto irá agregar em seu conhecimento e desenvolvimento e na qualidade de seu trabalho. 

Incentivos e engajamento dos colaboradores ajuda em diversos aspectos do dia a dia de um time de gestão de pessoas, como por exemplo na diminuição da taxa de turnover nas empresas.

De modo geral, são ações assim que fazem com que os profissionais se interessem pelos workshops, evidenciando o quão enriquecedor o estudo será para seu desenvolvimento e carreira. E no final, a empresa sairá ganhando, pois o conhecimento adquirido será aplicado na rotina de trabalho.

Como Zenklub pode te ajudar

Ao oferecer workshops, as empresas podem proporcionar uma experiência única para seus colaboradores, incentivando a troca de conhecimentos e a aquisição de novas habilidades. Além de ser uma plataforma de saúde mental, o Zenklub também é uma ferramenta para apoiar o RH nessas e outras iniciativas. 

Com o Zenklub, empresas podem contar com suporte para oferecer diversas opções de workshops, palestras online e treinamentos relacionados ao bem-estar e saúde emocional no trabalho, produtividade e gestão de pessoas.

Tanto colaboradores em geral quanto lideranças podem se beneficiar das soluções oferecidas pela plataforma, que conta com profissionais altamente capacitados e experientes em suas áreas de atuação.