KPI: o que é e como usar no RH
É muito comum que nem todos saibam o que é KPI e para que ele serve. Os KPIs são usados para monitorar e avaliar o desempenho em várias áreas do negócio, como vendas, marketing, atendimento ao cliente, produção, entre outros.
Por estarmos falando de indicadores, definir quais serão utilizados pelo RH não é uma tarefa muito simples, afinal, os profissionais precisam estar muito bem alinhados com os principais objetivos da empresa.
Por isso, é essencial entender como os KPIs funcionam, bem como os diferentes tipos de indicadores que podem ser usados para avaliar o desempenho da organização e como o time de recursos humanos pode aproveitar essa ferramenta.
O que é um KPI?
KPI (Key Performance Indicator), ou Indicador-chave de desempenho em português, é uma ferramenta e indicador utilizado para medir o sucesso ou fracasso no alcance de metas e execução de determinadas tarefas ou projetos.
Através do KPI, é possível ter uma visão analítica dos processos e identificar com mais precisão em quais deles e em que momentos estão ocorrendo falhas, para que com isso, consigam corrigir.
Os KPIs podem ser usados em várias áreas da empresa, como por exemplo vendas, marketing, recursos humanos, finanças e produção, tanto para acompanhar o desempenho, quanto monitorar o progresso até alcançar as metas e objetivos.
Para definir quais indicadores serão utilizados, o RH precisa estar muito bem alinhado aos objetivos da empresa, além disso é importante saber identificar a ferramenta correta para aquele determinado momento. Ao definir o melhor KPI, o profissional responsável precisará realizar a gestão daquele indicador.
Claro que cada empresa e cada setor possui sua rotina e a maneira com que o acompanhamento será realizado pode variar de uma para outra.
Por que usar indicadores de desempenho?
Utilizar esses indicadores de desempenho trazem grandes benefícios para a empresa, afinal eles podem apontar a evolução dos objetivos, ajuda a encontrar as falhas nos processos e colabora no planejamento das ações de correção que serão realizadas.
Por exemplo, os indicadores de produtividade estão intimamente relacionados com o uso de recursos da empresa. Já os indicadores de qualidade podem contribuir identificando a taxa de desperdício de determinado componente.
Não podemos deixar de destacar também os indicadores de capacidade e estratégia que são responsáveis por quantificar a capacidade máxima de determinada atividade e fornecem uma perspectiva futura da empresa, respectivamente.
Os indicadores de desempenho como os KPIs ajudam a manter o foco nas metas e objetivos da empresa, melhorando na tomada de decisões e garantindo o sucesso a longo prazo.
Quais são os tipos de indicadores de desempenho?
Existe uma variedade de indicadores de desempenho que podem ser utilizados na empresa, tanto em setores mais específicos, como o RH, como também em análises mais gerais.
Para ajudar a identificar qual desses indicadores é o ideal para as necessidades da empresa no momento, abaixo separamos alguns deles e vamos apontar em que cada um pode auxiliar.
Indicador de eficiência
Utilizado para identificar o desperdício de recursos, esse indicador pode ser obtido por meio de softwares ou também por meio de profissionais especializados.
Esse indicador é composto pela seguintes variáveis:
- O tempo em que a equipe permanece parada;
- Quantidade de produtos produzidos por hora;
- Relação custo x benefício.
Indicador de produtividade
É importante para definir a relação entre produção, lucro e benefício. Uma avaliação eficiente dos indicadores de produtividade pode contribuir para a identificação de erros críticos e promover espaço para melhorias.
Indicador de capacidade
É utilizado para definir a saturação de atividades dentro de uma empresa. Um exemplo disso é o que informa a capacidade mensal de todas as máquinas de uma empresa. Esse indicador é muito usado para auxiliar na otimização da produção.
Indicador de segurança
A segurança é um fator muito importante tanto para as empresas como para os consumidores, e o indicador de segurança é uma ferramenta importante para a manutenção de um ambiente saudável. Afinal, tratar segurança com prioridade, contribui também para o bem-estar dos colaboradores e aumentar a credibilidade da marca.
Indicadores de vendas
A utilização correta dos indicadores de venda pode ser peça chave na otimização do negócio. Tendo como suas principais vantagens:
- Identifica pontos fortes e fracos de maneira segmentada;
- Abre espaço para melhorias;
- Permite assertividade nos treinamentos;
- Facilita o manejo equilibrado das equipes.
Exemplos de indicadores mais usados nas empresas
Com a evolução da tecnologia, hoje as empresas possuem acesso mais fácil a diversos tipos de indicadores, afinal, estão cada vez mais preocupadas em alcançar bons resultados diante do mercado. Para isso, abaixo listamos alguns dos indicadores mais utilizados.
- Indicador do valor de ticket médio;
- Nível do serviço de entregas;
- Turnover;
- Indicador de performance individual;
- Performance de vendas;
- Indicadores estratégicos;
- ROI (Retorno sobre o investimento);
- Indicadores de performance de marketing;
- EBITDA, indicador que demonstra para a empresa o lucro antes dos juros;
- Indicador de lucratividade;
- Indicador de performance financeira;
- Indicador de eficácia;
- Indicador de performance operacional;
Como definir o KPI correto para a empresa?
A definição do KPI mais indicado para a empresa vai de acordo com suas necessidades e aquilo que ela deseja “controlar” com mais detalhes. O fato é que cada KPI aplicado trará resultados.
Para defini-los primeiro é importante buscar por um relatório que apresente números reais, além disso, identificar e escolher também por KPIs simples e objetivos de fácil entendimento.
Outro ponto importante que deve ser levado em consideração no momento da escolha dos KPIs é filtrar e identificar aqueles que estão mais relacionados e alinhados com o propósito da empresa.
Qual a importância dos KPIs para a empresa?
Os KPIs são importantes para a troca de informações entre os funcionários, de todos os níveis que atuam na empresa. Esses indicadores de performance ajudam principalmente a empresa a medir o desempenho na realização de projetos, identificar melhorias e tomar decisões importantes e relevantes para o negócio.
Além disso, os KPIs são fundamentais para monitorar o progresso das atividades, sendo uma ferramenta positiva para manter os colaboradores motivados e engajados em prol de bons resultados.
De forma geral, os Indicadores-Chave de Performance são importantes para organização e auxiliam na tomada de decisão e monitoramento de uma empresa.
Qual a diferença entre KPIs primários e secundários?
Tanto os KPIs primários quanto os secundários são fundamentais para o desenvolvimento da empresa e proporcionam excelentes resultados.
Os KPIs primários de fato são aqueles que indicam de maneira objetiva se a meta foi ou não alcançada.
Já os KPIs secundários, servem para dar suporte e complementar os KPIs primários. Por exemplo, dando mais detalhes sobre os gastos que a empresa teve para alcançar seu objetivo. Ou seja, são os KPIs que justificam os primários, pois são mais profundos e específicos.
Em resumo, a diferença entre KPIs primários e secundários é que os KPIs primários são os indicadores mais importantes, que medem de forma geral a empresa em relação às suas metas e objetivos estratégicos. Enquanto isso, os KPIs secundários medem o desempenho de atividades e processos específicos, que estão diretamente ligados ao sucesso dos KPIs primários.
Principais erros ao escolher indicadores de desempenho
Como pudemos ver até aqui, a escolha do KPI correto é muito importante e precisa ser analisada com detalhes, afinal, não é nada agradável tentar resolver um determinado problemas e acabar gerando outro.
Mas afinal, o que pode levar uma empresa a escolher o KPI errado? Abaixo apontamos algumas dessas falhas:
- Falta de preparo dos gestores;
- Objetivos definidos de forma errada;
- Falta de feedbacks, ou passados de forma errada;
- Falta de um alinhamento entre os objetivos da empresa e dos colaboradores;
- Falta de avaliações de desempenho.
Principais KPIs para o RH
Ficou claro até aqui que existem KPIs para todos os setores de uma empresa, mas abaixo vamos destacar os principais para o RH.
- Indicador de Turnover;
- Absenteísmo;
- Menor aprendiz;
- Uso de equipamentos;
- Desempenho;
- Treinamento;
- Indicadores de recrutamento e seleção;
- Indicadores de satisfação dos colaboradores (eNPS);
- Indicadores de taxa de promoções;
- Headcount;
- Frequência;
Como os KPIs podem ajudar na gestão da empresa?
Os KPIs são uma ferramenta poderosa na gestão da empresa, já que através deles a empresa consegue entender e acompanhar suas principais métricas e objetivos, o que é fundamental para o desenvolvimento e sucesso do negócio.
Além disso, eles auxiliam na tomada de decisões, eliminam possíveis dúvidas, aumentam o engajamento e envolvimento do funcionário, permitem analisar padrões e principalmente, auxiliam no monitoramento da saúde da empresa.
No mais, os KPIs também podem ajudar a empresa a identificar oportunidades de crescimento e expansão. Ao acompanhar indicadores como a satisfação do cliente, a empresa pode identificar áreas onde pode crescer e expandir seus negócios.
Referências
https://endeavor.org.br/estrategia-e-gestao/indicadores-de-desempenho/
https://www.siteware.com.br/metodologias/quais-sao-indicadores-desempenho/
https://blog.runrun.it/indicadores-de-desempenho/
https://blog.solides.com.br/exemplos-de-indicadores-de-desempenho/
https://www.heflo.com/pt-br/melhoria-processos/indicadores-de-desempenho-kpi/
https://www.gupy.io/blog/indicadores-de-desempenho-organizacional
https://www.euax.com.br/2019/12/indicadores-de-desempenho-de-processos/
https://setting.com.br/blog/gestao-empresarial/o-que-sao-indicadores-avaliacao-desempenho/
https://fieldcontrol.com.br/blog/exemplos-de-indicadores-de-desempenho-nas-empresas/
https://www.venki.com.br/blog/indicadores-de-desempenho-de-processos/